PDT e partidos de oposição defendem CPMI para investigar denúncias sobre Lava Jato


PDT Nacional
11/06/2019

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi e o líder do partido na Câmara dos Deputados, André Figueiredo (CE), participaram de uma reunião do fórum de partidos de oposição, realizada nesta terça-feira (11), na sede do PSB, em Brasília, onde decidirão pela instalação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para apurar e investigar as condutas de magistrados e membros do Ministério Público Federal (MPF).

Além do partido anfitrião, a frente é composta pelo PDT, PCdoB,
PT , PSOL, PCB. A reunião teve a participação da REDE, na condição de observador.

Diante da gravidade das denúncias do site The Intercept Brasil, os representantes partidários defenderam uma unitária e ampla mobilização da sociedade em defesa da democracia.

Os partidos também anunciaram o compromisso de atuar no parlamento para a convocação do ministro Sérgio Moro e do procurador Deltan Dallangnol dando-lhes a oportunidade de se explicarem perante a Nação.

Para André Figueiredo, o Congresso não pode fechar os olhos para as informações divulgadas.

“Devemos exigir a devida apuração de tudo que surgiu na impressa, pois traz uma clara percepção de um verdadeiro conluio que põe em cheque a credibilidade e a imparcialidade que o poder judiciário através de todos seus integrantes tem que obrigatoriamente ter”, afirmou o deputado.

Além da instalação de uma CPI, os partidos decidiram exigir o imediato afastamento de Sergio Moro, Deltan Dallagnol e demais procuradores que atuam na força tarefa da Lava Jato, para assegurar o bom andamento das investigações. Os partidos ainda anunciaram a convocação de Sérgio Moro e do procurador Deltan Dallagnol para prestar esclarecimentos à Nação.

Greve Geral

Os partidos manifestaram apoio à realização da Greve Geral do dia 14 de Junho, sexta-feira, contra a Reforma da Previdência e a agenda regressiva do governo Bolsonaro.

Por fim, expressaram solidariedade irrestrita ao jornalista Glenn Greenwald, editor do The Intercept Brazil, com garantias à sua integridade física e de seus familiares.

OAB

Ainda nesta terça-feira, Carlos Lupi, André Figueiredo e os demais presidentes partidários se reuniram com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, na sede da entidade, em Brasília. No encontro, eles apresentaram à entidade a necessidade de esclarecimentos para a população, referentes às denúncias do The Intercept Brazil sobre as conversas do ministro da Justiça Sérgio Moro.

Os presidentes solicitaram que a entidade atue em defesa da democracia e, diante de tão graves denúncias, cobrem das entidades jurídicas competentes a execução de todos os trâmites legais de apuração das denúncias, em prol da manutenção das garantias do Estado Democrático de Direito.