PDT do Paraná movimenta as bases e acelera processo de reestruturação


PDT do Paraná
29/07/2019

O ano de 2019 marca uma nova fase para o PDT do Paraná. Reestruturar e organizar o partido de acordo com as diretrizes que norteiam a ideologia trabalhista é a principal missão. A Executiva Estadual está fazendo um intenso trabalho de reformulação geral dos diretórios municipais com o objetivo de fortalecer a agremiação para as eleições de 2020 e 2022.

“Nessa primeira etapa priorizamos os municípios com mais de 50 mil eleitores, o que representa aproximadamente 60% dos eleitores paranaenses. Para isso, dividimos o estado em 12 coordenações regionais que são responsáveis por esse trabalho de organização, formação política e estruturação dos diretórios e movimentos de base”, explicou o presidente da Executiva Estadual, André Menegotto. Ele ressalta que a orientação é descentralizar e dar mais transparência às decisões e debater com a base partidária todas as questões que envolvam a organização interna, sejam estas administrativas ou ideológicas.

O estímulo à realização de convenções municipais, como a realizada em Curitiba no final de maio e que reconduziu o deputado federal Gustavo Fruet à presidência, também está sendo trabalhado. O objetivo é preparar o partido para a Convenção Estadual. Nesse sentido, vários municípios que apresentavam posições conflitantes já foram reorganizados, a exemplo de Cascavel e Francisco Beltrão. Em Cascavel, o deputado estadual Márcio Pacheco assumiu a direção municipal e em Francisco Beltrão o novo presidente é o ex-deputado federal Assis do Couto.

Em alguns municípios, a exemplo de Curitiba, o PDT já está empenhado na elaboração do plano de governo a ser apresentado à população nas eleições municipais do próximo ano.

“Estamos estudando, discutindo, conversando com a população e com quadros técnicos do partido para construir um plano de governo consistente, com o propósito de resolver os principais problemas enfrentados pela população, sem nos distanciarmos dos valores defendidos pelo trabalhismo”, afirmou o deputado Gustavo Fruet, presidente municipal do PDT.

Movimentos de Base

A reorganização dos Movimentos de Base do PDT no Paraná é uma das prioridades. A Juventude Socialista (JS), sob a presidência de Thaís Fagundes, em consonância com o Movimento Todos com Ciro, que surgiu na campanha de 2018, está se organizando e a cada dia ganha novos adeptos.

O Movimento Cultural Darcy Ribeiro (MCDR) iniciou uma intensa agenda de eventos com o objetivo de fomentar a arte e a cultura na periferia. “E quando a gente fala de arte e cultura na periferia, a gente não fala só de eventos ou de atividades, estamos falando de políticas públicas de cultura. Estamos falando em ocupar alguns espaços, como conselhos municipais e regionais, para que a gente consiga uma voz mais ativa dentro dos espaços do município”, explicou o diretor de teatro, Otto, que coordena do MCDR no Paraná.

No início do segundo semestre foi a vez do Movimento Negro do PDT iniciar um trabalho de reorganização. No dia 05 de julho, o novo presidente, Ivan Camargo, assumiu a presidência do Núcleo de Base Carlos Alberto “Caó” de Oliveira, com o propósito de fortalecer a luta pela igualdade racial e combater qualquer tipo de discriminação ao povo negro.

Da mesma forma, o Movimento Sindical, presidido pelo ex-prefeito de Paranaguá, José Baka Filho, está empenhado na luta pelo fortalecimento dos trabalhadores e trabalhadoras e contra a supressão de direitos, que hoje é o foco principal do governo federal.

De acordo com André Menegotto, o objetivo é resgatar a participação interna e apoiar as ações desenvolvidas pelos Movimentos e Núcleos de Base, transformando-os assim em atores principais desse novo momento do PDT no estado. “Vamos fortalecer e estimular a base partidária, não só os movimentos e núcleos, mas também os órgãos de cooperação como a Fundação Brizola – Alberto Pasqualini e a Universidade aberta Leonel Brizola, responsáveis pela formação política e capacitação dos nossos quadros. Precisamos retomar o diálogo com os movimentos sociais, nos seus diversos segmentos e o que temos de mais avançado para esta tarefa são os nossos Movimentos e Núcleos de Base”, ponderou.

Comunicação

Além da reestruturação dos diretórios e dos movimentos de base, o PDT Paraná está desenvolvendo um planejamento de comunicação com vistas a fortalecer, integrar, divulgar as ações partidárias e estabelecer um canal direto entre as direções municipais, movimentos de base e a direção estadual. “Além da integração partidária, o objetivo é potencializar a comunicação do PDT e torná-la uma ferramenta de transparência e um canal direto de diálogo entre o partido e a sociedade”, afirmou André Menegotto.

PDT no Paraná

O PDT do Paraná conseguiu um bom resultado geral nas eleições de 2018. A legenda obteve 3.63% dos votos para deputado federal, passando dos 43.432 votos conquistados em 2014 para 208.055 em 2018, e elegeu o ex-prefeito de Curitiba Gustavo Fruet. Uma vitória importante para um partido que de desde 2006 não elegia um representante para a Câmara Federal. No parlamento estadual, a bancada do PDT é composta por três dos 54 parlamentares. Nelson Luersen foi reeleito, Goura (ex-vereador por Curitiba) foi eleito para o primeiro mandato no parlamento estadual e Márcio Pacheco, eleito pelo PPL, aderiu ao PDT no primeiro semestre de 2019.