PDT do Maranhão vai se realinhar ao Diretório Nacional
Data: 14 de fevereiro de 2011

O secretário-geral do PDT no Maranhão, Cândido Lima, em entrevista concedida ao Blog do Moreira Neto, fala sobre o realinhamento do partido no estado ao Diretório Nacional.

 

BLOG DO MOREIRA NETO – Dr. Candido Lima, nestas últimas semanas o Senhor tem estado na mídia falando sobre a aliança PDT/PSDB, o que de fato esta acontecendo?

 

CANDIDO LIMA – Caro Moreira Neto, minhas declarações com relação essa aliança PDT/PSDB, foi interpretada um pouco diferente do que de fato falei. Nós fizemos uma aliança com o PSDB/PTC/PDT para disputar o Governo do Estado. E apoiamos, oficialmente a candidatura do ex-Governador Jose Serra a Presidente da República. Nosso Partido a nível nacional apoiou a candidata Dilma Rousseff. Nós aqui tomamos uma posição diferente da direção nacional do PDT. Em eleições anteriores também tivemos algumas divergências com a direção nacional do Partido. Por exemplo: em 2006 o Partido lançou a candidatura do Senador Cristóvão Buarque sem a nossa concordância. Embora muitos companheiros tenham votado no Senador Cristóvão, o Partido aqui no Maranhão não fez campanha para ele. Então ao que eu falei. Falei que o PDT vaia se realinhar com a Direção Nacional, ou seja, seguir suas diretrizes. E essa decisão deva criar dificuldades para continuarmos as alianças com o PSDB. O PDT faz parte do Governo Dilma. O PSDB é oposição ao Governo Dilma, então dificilmente eles concordarão com essa aliança. Os motivos que justificaram nossa divergência em 2010, e a aceitação por parte da Direção Nacional poderão não ser mais aceitos já que o Dr. Jackson Lago não tem mais intenção de concorrer a cargos eletivos nas eleições vindouras. Seu desejo, atualmente é de reorganizar o Partido e prepara-lo para participar nas eleições de 2012.

 

BLOG DO MOREIRA NETO – E esse realinhamento, como vai acontecer?

 

CANDIDO LIMA – Antes da viagem do Dr. Jackson Lago, sugeri a ele esse realinhamento. Pois, assim facilitaria o nosso processo de reorganização, já que a candidata Dilma teve, no segundo turno, quase 80% dos votos do Maranhão. Ele concordou com a nossa sugestão e acertamos que no seu retorno organizaríamos uma reunião com a Direção Nacional do Partido para tratarmos deste assunto.

 

BLOG DO MOREIRA NETO – E com relação as críticas que o Senhor fez ao Prefeito João Castelo?

 

CANDIDO LIMA – Em primeiro lugar eu nunca fui contra que o Prefeito convidasse o PDT para uma conversa partidária para tratarmos da possibilidade de aliança futura e da participação do PDT em seu Governo. Entretanto isso nunca aconteceu, em que pese ter tido oportunidade de fazê-lo, antes mesmo da viagem do Dr. Jackson Lago. E passou a cooptar lideranças importantes do Partido com o objetivo de levar o PDT a apoiá-lo na próxima eleição sem ter um compromisso partidário, mas sim com pessoas do Partido. Felizmente depois de nossas declarações reduziram os comentários e as invertidas na cooptação de nossas lideranças.

 

BLOG DO MOREIRA NETO – Mas recentemente a imprensa tem dito que o Senhor está em silencio pelo fato de ter conseguido um cargo de assessor na Assembleia. O que o Senhor diz disso?

 

CANDIDO LIMA – Primeiro acho que foi uma matéria postada com o objetivo claro de atingir a minha imagem (honra). Posso dizer isso porque não fui procurado antes da matéria ser divulgada para dar a minha versão dos fatos. Já fiz alguns comentários nos blogs que divulgaram essa matéria. Mas quero lhe dizer que não existe mal nenhum em um dirigente partidário assessorar a bancada do seu partido para que tenham um bom desempenho parlamentar. E quero dizer também, que essa assessoria é fruto de um compromisso do Deputado Carlos Amorim com o Dr. Jackson Lago que solicitou a ele minha inclusão nos quadros da sua assessoria. Mas tarde, com a modificação no regimento da Assembleia o PDT passou a ter direito a ter um líder. E a liderança de blocos menores ou Partidos tem direito a quatro assessores. No caso do PDT estas vagas foram distribuídas, uma para cada Deputado. E o Deputado Carlos Amorim indicou o meu nome para ocupar a vaga que lhe cabia, atendendo o compromisso assumido com o Dr. Jackson Lago. Pra falar a verdade ainda não fui, sequer nomeado. Eles tiveram muita pressa para tentar me desqualificar perante a opinião pública. Não esperaram nem sair o ato para poder divulgar.  Inclusive dizendo que tinham comprado meu silencio. Pois é. Eu estou falando e repetido tudo que já disse antes. Fiquei fora do ar uns dias porque é da minha conveniência. Não desejo está na mídia todos os dias falando as mesmas coisas. Estou repetindo isto para você porque acho que devo esclarecer a opinião publica as acusações infundados que estão tentando  imputar a mim.

 

BLOG DO MOREIRA NETO – Disseram também que o Senhor havia feito criticas ao comportamento da bancada na Assembleia. É verdade isso?

 

CANDIDO LIMA – Não é verdade. Se você olhar os jornais e os blogs eu nunca fiz criticas ao comportamento da bancada. E não podia porque eu participei de várias reuniões que contribuíram para a definição desse comportamento. Há propósito, recebi um telefonema da Deputada Graça Paz me agradecendo pelo meu apoio a posição da bancada. Estou de acordo com o posicionamento da bancada de fazer uma oposição responsável. Se você prestar atenção nas matérias que foram divulgadas eles se justificam em uma declaração minha dada ao jornalista Raimundo Garrone. Está lá no blog dele minhas declarações de apoio as atitudes da bancada.

 

BLOG DO MOREIRA NETO – O Senhor gostaria de falar mais alguma coisa?

 

CANDIDO LIMA – Quero dizer que não existe ilegalidade, nem falta de ética em um dirigente partidário assessorar a bancada parlamentar do seu partido. E se o contrato sair como está previsto, vou prestar o meu serviço, sim. E vou falar o que eu quiser quando eu achar conveniente. O que norteia meus procedimentos são os interesses do meu Partido. E pra completar quero dizer que o PDT está trabalhando, com calma para oferecer ao povo de São Luís um nome que tenha condições de propor  ações e solucionar os principais problemas da cidade. Principalmente para as questões que estão acontecendo na área da educação, setor prioritário para o nosso Partido.

Com informações do www.moreiraneto.com


COMPARTILHE NAS REDES



DIRETÓRIO NACIONAL
SAFS - Quadra 02 - Lote 03
(atrás do anexo do Itamaraty)
Plano Piloto - Brasília/DF
CEP: 70042-900
Telefone: (61) 3224-0791
FIQUE INFORMADO
Receba notícias do PDT
SIGA O PDT
© Copyright 2016 PDT - Todos os direitos reservados - PDT Utiliza Wordpress - EXPEDIENTE