PDT do interior de São Paulo inicia formulação do Projeto Municipal de Desenvolvimento

PDT - São Paulo
08/08/2019

Na última terça-feira (06), o PDT e a Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP) realizaram, em Araraquara, município de São Paulo o primeiro Seminário Temático para a formulação do Projeto Municipal de Desenvolvimento (PMD). Coordenado pelo Presidente do Diretório Municipal, Pedro Baptistini, a mesa de debate, que apresentou o conceito de “Direito à cidade”, foi composta pelo Professor Doutor Rodrigo Alberto Toledo e o Coordenador da Fundação, Matheus Santos.

Na ocasião, o Professor Toledo também apresentou seu livro “Do projeto ao plano: a corrente urbanística paulista”, recém lançado em Portugal e Espanha, produto de sua pesquisa de pós-doutorado.

Com a participação de filiados, pré-candidatos à vereadores e sociedade em geral, as discussões permaneceram em entender o desenvolvimento urbano e como elaborar uma plataforma programática que articule a importância econômica da ocupação do espaço urbano, respeitando as legislações vigentes como a Constituição Federal e o Estatuto da Cidade, que visam garantir o interesse coletivo, bem como a defesa do meio ambiente.

Ao fim, dezenas de ideias foram formuladas e irão compor o Projeto Municipal de Desenvolvimento, que é o programa político-programático que o PDT de Araraquara vai construir ao longo dos próximos meses e apresentará à cidade nas eleições municipais de 2020.

Para o presidente do PDT no município, Pedro Baptistini o debate foi importante para a compreensão de assuntos de interesse da população. “Nós iremos a fundo em questões que movem os interesses das cidades brasileiras, em particular de Araraquara para que o PDT apresente o Projeto Municipal de Desenvolvimento próximo à realidade da nossa cidade e das necessidades dos araraquarenses”, afirmou.

Ainda segundo Baptistini, outros encontros temáticos serão realizados e todos são abertos à população, entendendo que é “trabalho básico do partido político dialogar com aqueles que pretende representar e só depois apresentar sua ideia de cidade’.