PDT define pauta legislativa da Alep e organiza seminário de formação para vereadores


PDT do Paraná
27/08/2019

O PDT Paraná definiu uma pauta prioritária da bancada na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Em reunião ordinária da Executiva Estadual do partido, realizada nessa segunda-feira (26), também foram apresentadas as Secretarias Especiais de Assuntos Jurídicos e de Comunicação, a programação do Seminário Estadual de Vereadores e Vereadoras Trabalhistas, que será realizado em outubro, e analisadas as comissões provisórias municipais apresentadas pelos coordenadores regionais.

O líder da bancada na Alep, deputado Goura, sugeriu três eixos fundamentais a serem defendidos pelos pedetistas, com base nas diretrizes do partido. São eles: a defesa das estatais e dos serviços públicos; a defesa da educação básica e superior, e a defesa dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS ).

O deputado Nelson Luersen, acompanhado do ex-deputado federal Assis do Couto, sugeriu que fosse acrescentada à pauta legislativa a discussão sobre a criação da Estrada-Parque Caminho do Colono.

Secretarias especiais

Seguindo o estatuto partidário, a Executiva Estadual decidiu criar duas secretarias especiais: de Assuntos Jurídicos e de Comunicação. Nesse sentido, os secretários especiais, respectivamente o advogado Leandro Rosa e a jornalista Marcia Raquel de Oliveira, serão os responsáveis pela coordenação das ações partidária em seus respectivos setores em todas as regiões do Estado.

“Estamos adequando a estrutura do partido de acordo com o estatuto. Falta ainda definirmos a Secretaria Especial de Organização e Nucleação”, afirmou o presidente da Executiva, André Menegotto.

Comissões Provisórias Municipais

Seguindo a reestruturação partidária com vistas à organização e fortalecimento do PDT, os coordenadores das regiões Sudoeste, Oeste, Sudeste (Irati), Centro (Ponta Grossa), Centro-sul (Guarapuava), Norte Central (Maringá) e Região Metropolitana apresentaram a composição das comissões provisórias de vários municípios.

O presidente André Menegotto afirmou que o objetivo é priorizar os municípios para que até o final do ano sejam realizadas as convenções municipais e, até março de 2020, a convenção estadual.

Seminário de Vereadores

Através da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini no Paraná e do mandato do vereador Marcos Vieira de Curitiba, o PDT realizará ao I Seminário de Vereadoras e Vereadores do PDT – O trabalhismo e a gestão pública municipal.

De acordo com Vieira, que apresentou o projeto durante a reunião da Executiva, o Seminário será realizado no dia 26 de outubro, no município de Guarapuava, região Central do Estado e que facilita o deslocamento dos participantes das demais regiões.

O objetivo geral do evento é a formação da unidade partidária por meio da integração de lideranças do Estado. De forma específica, o seminário visa promover a reflexão sobre cidade que queremos a partir dos valores trabalhistas e a capacitação para as gestões partidária e pública e para as eleições.

“As câmaras municipais perderam a capacidade de ser um órgão criador de políticas públicas e se resumiram a meros homologadores”, afirmou Nelton Friedrich ao elogiar a realização do Seminário de Formação. Para Friedrich, é necessário que a identidade nacional do PDT seja transportada para os estados e para os municípios.

Assuntos Gerais

Nos assuntos gerais, Assis do Couto chamou a atenção para a mobilização dos caminhoneiros prevista para os dias 2, 3 e 4 de setembro. “Os transportadores estão se organizando porque no dia 4 o STF (Supremo Tribunal Federal) vai julgar a ADI que trata do Piso Mínimo do Frete. “É importante que o PDT acompanhe esse processo e possa se manifestar a respeito do assunto”, afirmou ao lembrar que o projeto que criou a Política Nacional do Piso Mínimo de Frete e a cota de 30% do transporte da Conab para os transportadores autônomos teve como base o projeto de sua autoria.