PDT decide pela neutralidade no segundo turno do Rio

As Executivas Estadual e Municipal do PDT-RJ, junto com os deputados estaduais e vereadores eleitos da cidade do Rio, decidiram na tarde desta terça-feira se posicionarem da seguinte forma sobre o segundo turno das eleições para a cidade do Rio:

No primeiro turno participamos, através da companheira Cidinha Campos – com orgulho e lealdade – da chapa encabeçada pelo deputado federal Pedro Paulo (PMDB). A indicação à vaga de vice-prefeita foi baseada em compromissos assumidos pelo prefeito Eduardo Paes, ainda em 2008 e referendados por Pedro Paulo. Entre os compromissos, a criação da Fábrica de Escolas; a implementação de tempo integral nas escolas municipais e a melhoria da qualidade de vida dos mais pobres.

Em todos estes anos que esteve à frente da Prefeitura do Rio, Eduardo Paes implementou todas as ações compromissadas conosco, tanto na educação, com o projeto Escola do Amanhã – criando mais de 300 escolas em tempo integral – quanto na questão da mobilidade urbana, transformando a cidade do Rio com os BRT’s, diminuindo o tempo de deslocamento de pontos mais afastados, como as Zonas Oeste e Norte, ao Centro e Zona Sul, garantido assim melhor qualidade de vida dos menos favorecidos. Entendemos que o Governo Paes promoveu a maior transformação urbana já experimentada pela cidade desde sua fundação. 

Avaliando os resultados do primeiro turno, onde os dois candidatos que avançaram obtiveram pouco menos de 1/3 dos votos, e analisando a fundo ambas as candidaturas, entendemos que nenhuma delas apresenta, de forma clara, compromissos que caminhem com nossos ideais e com nossa visão de administração ampla que uma cidade do tamanho do Rio almeja.

Diante deste fato, decidimos então manter a NEUTRALIDADE no segundo turno das eleições, deixando que nossos filiados avaliem e votem de acordo com suas convicções. 

Solicitamos aos companheiros, também, que não utilizem bandeiras e símbolos do PDT em nenhuma das duas candidaturas.

Nos colocamos à disposição do próximo Prefeito para, incondicionalmente, apoiarmos a continuidade dos projetos de ensino em tempo integral, como os idealizados por Brizola e Darcy Ribeiro, e a priorização de projetos sociais voltados para as camadas mais fragilizadas da sociedade carioca.

 

 Rio de Janeiro, 04 de outubro de 2016

 

Carlos Lupi

 

Presidente Municipal do PDT