PDT de São Paulo e FLB -AP lançam curso preparatório para candidatos às eleições de 2020

Osvaldo Maneschy
14/06/2019

“Estamos lançando hoje nova forma de fazer política”, afirmou o presidente da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLP-AP) do estado de São Paulo, economista Nelson Marconi, nessa quinta-feira (13). Na ocasião, foi apresentado, na sede do PDT da capital paulista, a grade curricular do curso preparatório de candidatos para as eleições municipais de 2020 com conteúdo de 22 aulas, seis meses de duração e que já começa em julho próximo.

“O curso de formação política será sempre as segundas, das 19 às 21 horas, com aulas seguidas de debate subdivididas em módulos que abrangerão  temas como o que é política;  história do PDT e do Trabalhismo; a estrutura jurídica da República;  aspectos econômicos do Brasil; desigualdades sociais,  atividades legislativas,  sistema eleitoral e outros”, explicou Marconi.

As inscrições para os interessados estão abertas e se encerram dia 10 de julho, podendo o curso ser presencial – obrigatório para os candidatos do PDT da capital; e online para os candidatos dos municípios do interior (que são mais de 600 em São Paulo). Em ambos os candidatos terão o aprendizado auferido por testes e comprovação de frequência e audiência – para emissão de certificados, no final.

“Há espaço na política para um partido popular de centro-esquerda, temos História, temos estratégia e queremos ajudar a vocês a dominarem temas  que consideramos importantes para a vida e a atuação política”, assinalou Marconi, destacando a necessidade do PDT estar à frente com novas formas de se fazer política.

O curso será aberto a todos os filiados, sendo que parte dele será específica para candidatos que, ao final, terão como trabalho de conclusão de curso que apresentar proposta de exercício do mandato até o mês de abril de 2020, antes das convenções voltadas para candidaturas.

Todas as aulas serão na sede do PDT-SP, na Avenida Brigadeiro Luís Antônio 3938, que também serão transmitidas pela internet. O conteúdo das aulas, sempre com  debate, será disponibilizado na página www.pdtsaopaulo.org.br –  que entrou no ar ontem  – onde também serão feitas as inscrições dos interessados no curso de formação, da capital e do interior.

Após repassar aos presentes o detalhamento do conteúdo das aulas e objetivos específicos dos temas escolhidos; Marconi abriu a palavra aos presentes para dúvidas. E vários candidatos fizeram perguntas.  Ao final, Marconi anunciou também a realização, a partir de julho, de ciclo de palestras sobre grandes temas nacionais.

Antes, no início da reunião, houve rápido ato de abertura coordenado pelo secretário-geral do PDT-SP, Airton Amaral, que formou a mesa e passou a palavra a duas representantes da AMT-SP, a estadual e a municipal, que ressaltaram a importância das mulheres participarem, como candidatas, do pleito municipal do ano que vem.

O secretário do diretório do PDT da capital, Alessandro Rodrigues também destacou a necessidade de lançar chapas com participação de mulheres respeitando a política de cotas.  As ausências do presidente nacional da FLP-AP, Manoel Dias; e do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, foram justificadas.

Alessandro acrescentou, na sua intervenção, que o PDT está aberto a novos filiados e anunciou que na próxima terça-feira, dia 18, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, fará palestra aos militantes sobre o atual momento da vida nacional, na sede do PDT-SP.

Já no  dia 26/6 está programado um encontro de militantes no Bar Tamarineira para palestra de Nelson Marconi sobre os problemas da economia brasileira e, dois dias antes, 24/6, o ex-governador e ex-ministro Ciro Gomes fará palestra na Igreja Brasil para Cristo, em Heliópolis, às 19 horas.