PDT de Mato Grosso defende a cultura como projeto político de desenvolvimento social

Por Ester Marques
24/06/2020

Cultura como projeto político de desenvolvimento social. Esse foi o tema do terceiro encontro do “Ligado no 12”, realizado, nessa terça-feira (23), pelo PDT de Mato Grosso. Desta vez, estiveram presentes o presidente do PDT Cuiabá e maestro, Fabrício Carvalho, o presidente nacional do Movimento Cultural Darcy Ribeiro (MCDR), Roberto Viana e o Doutor em Estudos de Cultura Contemporâneo e mediador do debate, Jan Moura.

O encontro, realizado por webconferência, mobilizou vários militantes, pré-candidatos e gestores educacionais de várias regiões do Brasil, onde debateram as atividades que o PDT tem realizado em conjunto com o MCDR para desenvolver políticas públicas, garantindo o acesso à cultura no Brasil.

Ao iniciar o debate, Roberto Viana falou do descaso que a cultura sofre no atual governo, e ressaltou a importância do MCDR para crescimento e desenvolvimento do País.

“Nós não acreditamos em cidades desenvolvidas, cidades planejadas, cidades emancipadas com políticas públicas eficazes se não tiver dentro de uma plataforma eficaz que se possa discutir a cultura de uma forma horizontal”, afirma Roberto.

Sobre as eleições municipais deste ano, Roberto Viana defendeu a ideia de criação de um plano estratégico para que as cidades ofereçam cultura como forma de combate às desigualdades sociais.

“A cultura é algo que está atreladíssimo ao pensamento estratégico de qualquer cidade, porque não se fala em desenvolvimento sem falar de cultura. Não há uma revolução no mundo se não tiver sido uma revolução também ou prioritariamente cultural”.

O maestro Fabrício Carvalho abordou, em sua fala, a urgência de um governo que amplie e dê condições aos diversos movimentos culturais existentes no Brasil para garantir às crianças, jovens, adultos e idosos o acesso ao conhecimento e a diversidade cultural existentes em cada região brasileira.

“A cultura é transversal, ela facilita o entendimento coletivo do que realmente é importante para sociedade. Nesse momento de pandemia e de vírus chamado Bolsonaro, a cultura é uma estratégia social, uma ferramenta de vida para dar um estarte no pensamento daquelas pessoas que ainda estão sem rumo e entendendo que, não basta estar bom para gente, mas vai estar melhor se tiver bom para todo mundo”, afirmou Carvalho.

Já o Jean Moura ressaltou a importância de ampliar o pensamento em relação a definição da cultura. Para ele, não existe cultura sem a participação de toda sociedade.

“A cultura não está definida apenas aos artistas e ao mundo das artes, mas cultura tem a ver com o que nós somos enquanto pessoas”, afirmou.

O “Ligado no 12” acontece todas as semanas com transmissão ao vivo pelo Facebook e youtube do PDT de Mato Grosso.