PDT de Maringá (PR) segue firme na reestruturação partidária e organização de movimentos de base


Márcia Raquel/PDT do Paraná
13/08/2019

O PDT de Maringá (PR) e região recebeu, na sexta-feira (9), o deputado estadual Goura (PDT). A terceira maior cidade do Paraná é comandada pelo pedetista Ulisses Maia, que aproveitou a agenda do parlamentar na região para discutir novos projetos para Maringá. Goura também participou de uma reunião com o PDT e discutiu a reestruturação do partido na região.

“Nós reafirmamos a nossa parceria com o município, nosso apoio às políticas de mobilidade, a criação de um circuito de cicloturismo e discutimos a realização de uma audiência pública para falar sobre Cultura em Maringá”, relatou Goura.

O deputado, que preside da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais da Assembleia Legislativa do Paraná, também coordenou o Seminário de Políticas Ambientais e visitou obras de mobilidade urbana.

 

Reestruturação

O PDT de Maringá passa por uma reestruturação com vistas ao fortalecimento do partido para as próximas eleições. Nesse sentido, foi criada uma comissão de reestruturação coordenada pelo advogado Cesar Moreno e integrada pelo presidente do PDT Maringá, Cesar França, e pelo coordenador regional, Luiz Arraes.

“Tem uma moçada muito animada e empenhada em organizar e fortalecer o partido”, afirmou Goura ao citar os movimentos de base que também estão se organizando em Maringá. A agenda do deputado na região contou com a organização da pedetista Lourdes do Carmo Oliveira.

Juventude Socialista (JS PDT – Maringá)

Constituída em maio, a comissão provisória da JS é presidida por Isabele Moro e já conseguiu agregar mais de 20 jovens ao projeto de reestruturação e trabalha para aumentar a adesão através de campanhas de mobilização em redes sociais, veículos de comunicação e contato direto com a juventude.

“Queremos agir de forma fiscalizadora no município, cobrando de forma contínua, junto ao nosso diretório, soluções para os problemas da cidade, bem como, auxiliando de forma indireta a gestão de nosso prefeito, levando as demandas que chegam até a nós para a gestão. Servindo também como braço auxiliador para as atividades do Diretório”, explicou Isabele.

A JS também está trabalhando na formação dos membros. Para isso contam com o apoio e metodologia da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP).

“Desenvolvemos uma metodologia de trabalho a partir dos cadernos Reinventando o Brasil, da FLB-AP”. A nossa maior intenção é realizar um trabalho de base dentro de Maringá e região, voltado para educação e o trabalhismo. Queremos formar quadros da juventude que possam disputar as eleições de 2020 e também nas eleições de 2022”, observou Isabele, que também é vice-presidente da JS Paraná e Conselheira Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

PDT Diversidade

O movimento PDT Diversidade também está sendo estruturado em Maringá. Junto com ele, a Ação da Mulher Trabalhador (AMT) e outros movimentos de base começam a ganhar força.

“Temos o apoio da direção municipal e está todo mundo empenhado nessa construção”, afirmou Evelin Cavalini, que coordenada o movimento LGBTI. Evelin é também conselheira nacional dos direitos mulher, conselheira municipal da mulher, coordenadora da UNA LGBT, fundadora do movimento “Nenhuma a menos” em Maringá e colaboradora da Comissão da Diversidade Sexual da OAB-SP.

Várias campanhas estão sendo pensadas pelos movimentos de base. Entre elas destacam-se: conscientização de estudantes universitários para transferência do título de eleitor para Maringá; promoção de um curso de capacitação política especifica para mulheres e ministrado por mulheres; Movimento BR Cidades, um movimento nacional que busca a conscientização dos cidadãos e seu pertencimento à cidade e tem como principais pautas mulheres e a cidade, mobilidade urbana, plano diretor, LGBTI, juventude, direito a cidade e moradia e representatividades políticas.