PDT cria diretório em Umuarama (PR) e reforça a pré-candidatura de Moacir Silva

Diversas lideranças políticas participaram sábado da convenção do PDT para eleger a primeira diretoria do Diretório Municipal do partido em Umuarama. Representantes de nove partidos estiveram no encontro que foi marcado por manifestações de apoio ao prefeito que poderá disputar a reeleição em outubro próximo.
O PMDB, que busca a vaga de vice na chapa que deverá ser encabeçada pelo prefeito, esteve representado pelo deputado federal Osmar Serraglio. Já o PT, outro partido que também reivindica a vice, não teve representantes no encontro pedetista. Também não participaram integrantes do PSDB, o outro partido que fala em lançar candidatura própria, mas que estaria sendo convidado a participar de uma chapa com os maiores partidos da cidade.
O prefeito Moacir Silva foi eleito para presidir o Diretório Municipal do PDT e o deputado estadual Fernando Scanavaca ficou com a vice. Ontem também foi eleito Deybison Bitencourt Barbosa para presidir a Juventude do Partido e a primeira dama Valdete Zafanelli Amaral Silva, vai presidir o PDT Feminino.
Os partidos representados na convenção do PDT foram o PPS com Aldecyr José Martins, o Caiuá, PT do B por Wagner Antonio Silva, PTB de Gilberto Francisco Cunha, PTN com Roberto Goulart Barbosa, PC do B por Reginaldo Barros, PRB por Sandro da Silva, PR por Hemerson Yokota, PSDC pelo vereador Cacique, além do PMDB.
Na eleição passada, o prefeito Moacir Silva conseguiu fechar uma aliança com 12 partidos. Se levar em conta o pessoal que foi levar apoio à convenção de ontem, é possível verificar que a próxima coligação poderá chegar novamente aos 12 partidos ou até ampliar.
No pronunciamento, Moacir Silva fez um balanço das obras e serviços já realizados e disse que um dos trabalhos para uma segunda gestão, caso seja candidato e eleito, será no sentido de atrair mais moradores para Umuarama. Ele comentou que algumas indústrias deixam de se instalar na cidade por falta de mão de obra. Também agradeceu os servidores do município e os vereadores pela boa relação com a administração.
A seguir uma entrevista especial com o prefeito sobre a pré-candidatura e outros assuntos.

Ilustrado
O prefeito Moacir Silva já decidiu ser candidato à reeleição?
Moacir Silva(MS) – Essa decisão vem se fortalecendo nos últimos meses, já que há manifestações de vários segmentos da sociedade, de lideranças comunitárias e partidárias para que ele busque a reeleição visando dar sequência à administração que vem realizando, que é considerada como uma das melhores da história de Umuarama, pela verdadeira transformação que está acontecendo. No entanto, essa decisão será tomada quando da convenção a ser realizada no momento oportuno conforme regra contida no código eleitoral.

Ilustrado
Na eleição passada, a coligação do PDT teve 12 partidos e agora, quantos terá?
MS – Foi mantido um excelente relacionamento com todos os partidos daquela coligação. Não houve nenhuma restrição à administração, vez que os partidos, de uma ou de outra forma, participam da administração, contribuem no esforço que vem sendo feito desde o início da gestão para promover o desenvolvimento de Umuarama. Não há, no momento, como avaliar quantos partidos estarão numa eventual coligação de apoio ao Moacir Silva, mas vários dos que estiveram do outro lado já manifestaram interesse em participar de uma ampla coligação.

Ilustrado
É sabido que o PT e o PMDB querem a vice, como essa situação será resolvida.
MS – São duas agremiações partidárias com excelente potencial eleitoral que engrandece qualquer candidatura a prefeito. O Moacir está mantendo permanente conversações com as principais lideranças desses e de outros partidos com o objetivo de fazer uma composição que possa abrigar todos os interesses que estejam voltados para dar sequência ao grande projeto de desenvolvimento municipal. A situação será resolvida a seu tempo, com entendimentos que não venham causar nenhum prejuízo maior ao projeto principal que é o de dar continuidade à transformação em curso no município de Umuarama.

Ilustrado
Há conversações com o PSDB para integrar a aliança? Caso ela não ocorra, como fica a relação da Prefeitura com o governador Beto Richa?
MS – Primeiramente é preciso destacar que a relação da administração municipal com o governo do Estado mantém-se em excelente nível. Além da porta que se abre no governo através dos deputados Fernando Scanavaca e Nelson Garcia, o prefeito Moacir Silva mantém um ótimo relacionamento com o governador, com o qual já manteve várias audiências. Essa relação município-estado não deverá ter nenhuma alteração em função de alianças eleitorais. Os governantes pensam nos cidadãos e não nos candidatos. Com relação às conversas com o PSDB, não há o que esconder. Nessa altura do processo eleitoral, todos conversam com todos. O que se busca é a convergência de propostas, ou seja, o objetivo do Moacir é ampliar as condições de continuar fazendo o melhor para Umuarama.

Ilustrado
Na campanha passada, a habitação foi o carro chefe, chegou-se a falar em 3 mil casas, a meta está sendo alcançada?.
MS– Ao final deste ano, entre as moradias entregues, em construção e as que já contam com recursos para a construção, passarão da casa das duas mil. Há de se convir que nunca houve um projeto habitacional dessa grandiosidade em Umuarama, principalmente depois de tantos anos de estagnação dos programas habitacionais dos governos federal, estadual e municipal. A venda de quase 400 terrenos no Conjunto Habitacional Sonho Meu vai começar a formar o Fundo Municipal de Habitação que irá garantir a implantação de novos núcleos residenciais para atender as famílias que buscam pela casa própria. Entraves burocráticos, demora na aprovação de projetos entre outras situações atrasaram o programa habitacional criado por esta administração. Mas, as 3 mil casas anunciadas estarão garantidas, pois agora todo o processo de aprovação de projetos já esta definitivamente delineado.

Ilustrado
A gestão atual investiu também na recuperação do asfalto em Umuarama. E para a próxima eleição já foi definida a prioridade?
MS – Umuarama vive uma fase extraordinária. A iniciativa privada vem desempenhando com brilhantismo seu papel, investindo, inovando, motivando, acreditando no sucesso da cidade. A questão da malha asfática está relacionada, ou melhor, é a base da infraestrutura que sustenta qualquer projeto de desenvolvimento urbano, ao garantir maior segurança e melhores condições de movimentação. A administração já investiu mais de R$ 20 milhões de reais no resgate do asfalto. Ainda encontra-se em estudo o que será apresentado à população como plano de governo que o PDT e seus aliados pretendem executar. Mas, com certeza, a manutenção do projetos como o Caminhos da Cidade, o maior programa de recuperação asfáltica de Umuarama; o de habitação; o programa de industrialização, de formação de mão de obra serão intensificados; a conclusão da reforma e ampliação do aeroporto, tornando-o um verdadeiro terminal aéreo de passageiros do noroeste. Mas a proposta para Umuarama, que está na forja, é muito mais ampla, mais consistente e abrangente, como atenção redobrada aos distritos e zona rural, melhorando a qualidade de vida da população do interior municipal.