PDT baiano filia personalidades do Movimento Negro

O PDT Estadual realizou na noite,  de ontem, 20 de novembro, um evento sobre a participação do negro na construção do Brasil. A Palestra foi proferida pelo professor e jornalista Nilton Manoel Nascimento que fez um importante relato sobre a história do Brasil. Nilton destacou a luta dos negros contra a escravidão, de Zumbi a José do Patrocínio.

Lei Áurea

Para o professor Nilton o 13 de maio, tem tanta importância quanto o 20 de novembro para a história do negro brasileiro. Para ele visto sem anacronismo a assinatura desta Lei, que libertou os escravos sem lhes garantir cidadania, foi um marco revolucionário. É preciso entender o poder que tinham os fazendeiros naquela época, pois, significou a mudança de um sistema de governo. Contrariados com a aprovação da Lei os “coronéis” expulsaram D.Pedro II e a sua família do Brasil e Proclamaram a República sem enfrentar qualquer tipo de resistência.

A lei dos dois terços

O professor registrou que somente com o Decreto Lei, conhecido como lei dos terços, assinado por Getúlio Vargas, em 1930, é que houve a abolição de fato. Até então a maioria esmagadora da mão de obra brasileira era de imigrantes europeus. A teoria do embranqueci mento disseminada no Brasil por Nina Rodrigues dava suporte para que os empresários importassem trabalhadores brancos estrangeiros em detrimento dos negros  que eram considerados indolentes e preguiçosos. Getúlio e o trabalhismo puseram fim a esta aberração.

Filiação

Durante o evento que contou com boa participação da militância de Salvador e da Ilha de Itaparica. Da ex secretaria municipal, Maria Alice e de Gileno Cardoso, fundador da SMN/PDT, Gileno Cardoso, houve também a cerimônia de novas filiações partidária de importantes lideranças do movimento negro baiano. Filiaram-se no PDT: o presidente da União dos Negros em Movimento – UNEM, Jornalista Nilton Manuel Nascimento, o vice Roberto Santos Rodrigues e o Jornalista Aguinaldo Joaquim Santana. O presidente do PDT, Alexandre Brust, destacou a importância dos novos filiados para o fortalecimento do movimento negro e do Partido na Bahia, considerado por ele como quadros bastante qualificados cultural e politicamente. Disse ainda que o enfoque da Lei dos dois terços, feita pelo palestrante é um feito importante do Trabalhismo que precisa ser mais divulgado.

A mesa que foi dirigida pelo presidente estadual do PDT Alexandre Brust, contou ainda com a participação da professora Marlilda Barbuda, da presidente da AMT, Marcia Gullias, do presidente do MAPI- BA, Alderico Sena.