PDT-AXÉ amplia atividades pelo país

Wellington Penalva com informações do PDT-AXÉ
05/02/2020

Sem perder tempo, Movimento pedetista continuou suas articulações de fortalecimento nos meses de dezembro e janeiro

O PDT-AXÉ segue, desde dezembro passado, com reuniões de estruturação do Movimento em diversos estados brasileiros. Marcelo Monteiro, presidente nacional do grupo, participou de encontros realizados na Bahia, na Paraíba e no Rio Grande do Sul, em menos de dois meses.

Bahia

Em Salvador foi nomeada a Comissão Regional Provisória do PDT-AXÉ baiano, em reunião conjunta com o Movimento Negro do estado, no dia 19 de dezembro. O encontro foi coordenado por Luiz Eduardo (Negrogun), vice-presidente nacional do Movimento Negro, na sede do Diretório do PDT-BA.

A reunião contou com a presença de Roberto Rodrigues, presidente estadual do Movimento Negro da Bahia, e do pedetista Vovô, liderança do grupo afro Ile Aye. A presidência da Comissão ficou com Valdiria Lopes.

Paraíba

Em João Pessoa, o presidente nacional do PDT-AXÉ, Marcelo Monteiro, se reuniu com lideranças do partido no estado, no último dia 23. A reunião visava promover a articulação e o fortalecimento do Movimento na Paraíba.

Estavam presentes no encontro o deputado federal Damião Feliciano (PDT-PB), a vice-governadora do estado, Lígia Feliciano (PDT-PB), o presidente do Movimento na Paraíba, Eudes Félix, e o presidente do Diretório municipal, Bruno Muniz.

“O PDT da Paraíba deseja sucesso ao PDT-AXÉ e irá se engajar nessa luta que representa um processo de uma sociedade mais justa e inclusiva. […] Esse é o único caminho para a construção de um sistema político mais robusto e uma democracia mais consolidada”, afirmou o Diretório estadual por meio de nota.

Rio Grande do Sul

Em São Leopoldo, aconteceu a Convenção Estadual do PDT-AXÉ, no último dia 27, na sede do Diretório municipal do partido. Na ocasião, foi realizada a cerimônia de posse da Diretoria Executiva Estadual do Movimento.

Durante o encontro, o presidente estadual do PDT-RS, deputado federal Pompeu de Mattos, afirmou: “O PDT AXÉ nasceu na espontaneidade, nasceu do sentimento, da originalidade das nossas religiões, da nossa identidade de matriz africana, para mostrar que nós do Brasil somos laicos”.

Participaram do encontro: o deputado federal Pompeu de Mattos; Ary Vanazzi  (PT-RS), prefeito de São Leopoldo; os vereadores Ary Moura, Fabiano Haubert e Juliano Maciel ; a presidente estadual do PDT-AXÉ Mãe Andréia de Oxum (Andréia Thruller), o vice-presidente do Movimento Negro Estadual, Pai Giovani de Oxalá (Giovani Rodrigues); além de outras autoridades.

A cerimônia contou com apresentações do Grupo Afro Abayomi. A abertura se deu com rezas ritualísticas da equipe Batuque do RS, onde foram entregues rosas vermelhas simbolizando a união do PDT com o povo de Axé.