PDT apresenta emenda para retirar pedágio de 100% da reforma da Previdência


PDT na Câmara
07/08/2019

Para a votação dos destaques ao texto da reforma da Previdência, que começaou nesta quarta-feira (7), o PDT apresentou proposta que retira do projeto a exigência de pedágio de 100% do tempo que faltar para aposentadoria quando da entrada em vigor das novas regras.

Com isso, quem já está na ativa hoje terá de cumprir apenas a idade mínima – 57 anos para mulheres e 60 para homens. Se aprovada, a medida valerá tanto para trabalhadores do setor privado quanto para servidores públicos.

O texto-base votado em primeiro turno no dia 12 de julho foi aprovado novamente na noite de ontem pelo plenário. Na primeira votação da reforma, o PDT conseguiu reduzir a idade mínima exigida de professores para aposentadoria. Com a mudança, professores poderão se aposentar com 55 anos e professoras com 52. Pelo texto do governo, as idades seriam de 58 e 55 anos.

No segundo turno de votação de Proposta de Emenda à Constituição (PEC) os parlamentares podem apresentar apenas emendas supressivas, para retirar partes do texto aprovado em primeiro turno.