Parlamentares venezuelanos virão ao Brasil para debater adesão ao Mercosul


A convite do presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, Vieira da Cunha (PDT-RS), o embaixador da Venezuela, Julio García Montoya, reuniu-se, na manhã desta quarta-feira (4), com parlamentares brasileiros na Câmara dos Deputados, em Brasília. Participaram, além de Vieira, o senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) e os deputados Dr. Rosinha (PT-PR), vice-presidente do Parlamento do Mercosul, e Marcondes Gadelha (PSB-PB), vice-presidente da CREDN. O diplomata manifestou a disposição de que uma delegação de parlamentares venezuelanos venha ao Brasil, nos próximos dias, para uma audiência pública no Congresso Nacional, a fim de tratar do ingresso da Venezuela no Mercosul. Os parlamentares brasileiros consideraram a proposta um significativo gesto para distensionar o debate em torno do assunto. “O encontro será uma importante ação, tanto de nossa parte como do país vizinho, de demonstração mútua do desejo de que a Venezuela integre o bloco econômico”, declarou Vieira da Cunha.

O embaixador explicou que a recente manifestação do presidente venezuelano, Hugo Chávez, não teve a intenção de ser um ultimato ao Congresso brasileiro, mas sim de demonstrar a vontade de seu país de integrar o Mercosul no menor espaço de tempo possível. O senador Zambiasi avaliou que a reunião com o diplomata foi uma importante oportunidade para esclarecer a posição da Venezuela quanto ao seu ingresso no Mercosul. Ele reiterou sua posição favorável à entrada do país vizinho no bloco econômico.

Comissão de Relações Exteriores da Câmara apreciará adesão

A Mensagem 82/2007 que submete à consideração do Congresso Nacional o texto do protocolo de adesão da Venezuela ao Mercosul estava na Comissão Mista do Mercosul. Com a instalação do Parlamento do Mercosul, o colegiado, que era presidido pelo senador Sérgio Zambiasi, foi extinto, em cumprimento a norma do protocolo de criação do parlamento do bloco. Ontem, Zambiasi oficiou ao presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), o solicitando o encaminhamento da matéria à CREDN. O presidente da comissão, Vieira da Cunha, anunciou que designará o deputado Dr. Rosinha para relatar a mensagem.



Leonel Sica da Rocha