Parlamentares do PDT apoiam adiamento do Enem


Por Wellington Penalva
20/05/2020

Senado aprova remarcação do exame para que desigualdade não seja ainda mais impactante este ano

O Senado aprovou o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na última terça-feira (19), por 75 votos a um. De acordo com o projeto aprovado, as provas deverão ser realizadas após o termino do ano letivo de 2020, prejudicado pela pandemia do Covid-19. A matéria segue para análise da Câmara.

A proposta de adiamento do Enem tem sido ventilada há mais de um mês por parlamentares pedetistas e demais setores da sociedade. O entendimento é de que a manutenção da data vai gerar grande prejuízo a alunos de baixa renda e sem acesso a ferramentas para o ensino a distância, como a internet.

No início de abril, o deputado Idilvan Alencar (PDT-CE) entrou com uma ação popular solicitando o adiamento do Enem deste ano. Como o parlamentar alertou à época, a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), com dados sobre acesso à internet para uso pessoal (2017), mostra que a utilização da internet por alunos das áreas rurais era de 41% da média nacional naquele ano. No Nordeste, chegava a 35,8% e, no Norte, a apenas 27,3%.

O senador Weverton Rocha (PDT-MA), um dos 75 a votar a favor da prorrogação do exame, publicou o artigo “A educação existe para fazer justiça social, por isso o Enem deve ser adiado”, na última segunda-feira (18), aqui no portal do PDT. No texto, o parlamentar critica o posicionamento do ministro da Educação – Abraham Weintraub chegou a afirmar que o “Enem não existe para fazer justiça social” – e a atuação do governo do caso. “O Enem precisa ser adiado porque a educação é, sim, um poderoso instrumento de justiça social e de promoção de desenvolvimento econômico e social”, afirma o parlamentar.

A matéria aprovada no Senado, também com voto do senador Cid Gomes (PDT-CE), agora está sob análise dos deputados federais. Os parlamentares pedetistas na Câmara seguem a mesma linha dos senadores do partido no entendimento do caso. O deputado Túlio Gadelha (PDT-CE), por exemplo, tem se posicionado diariamente nas redes sociais em campanha pelo adiamento do Enem. A hashtag #adiaenem concentra a maior parte das manifestações nas redes.