Parceria leva TV por assinatura, internet e capacitação às escolas em Natal

Ascom Prefeitura de Natal
08/03/2017

Capacitação e tecnologia. Esses são termos fundamentais no processo educativo atual. O projeto Educonex@o, lançando nesta quarta-feira (8), no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), promoverá a habilitação de professores em tecnologias atuais ampliando horizontes nas áreas de ensino e aprendizagem, além de garantir internet e TV por assinatura em unidades de ensino.

O prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT-RN), comemorou a integração entre governo e iniciativa privada na assinatura do termo de cooperação. “Esse é um momento de grande avanço, pois é quando as instituições, independente de ideologias, se tornam parceiras para potencializar o alcance de suas ações, tornando a sociedade menos injusta”, analisou.

Segundo Carlos Eduardo, “quando a gente melhora a educação, está melhorando o nosso presente e fazendo o melhor investimento no nosso futuro”.

A Rede Municipal será beneficiada, inicialmente, em 88% de suas unidades, mas, segundo representantes do Instituto Net Claro Embratel, o objetivo é chegar aos 100% no atendimento. “No que depender de mim, chegaremos rapidamente aos 100%”, antecipou o prefeito.

Neste primeiro momento, 92 unidades – sendo 45 escolas de Ensino Fundamental e 47 Centros Municipais de Educação Infantil – receberão serviço de TV a cabo em dois pontos de cada escola e serviço de internet Banda Larga para dois pontos, com velocidade de até 10 MB.

“A gente quer ser uma marca regionalizada. Queremos mostrar à população que somos capazes de atender seus anseios e de levar para todos o que tem de mais avançado em tecnologia, segurança e satisfação. Isso tudo aliado à nossa responsabilidade social. Agradeço à prefeitura por essa oportunidade e queremos chegar à 100% das escolas de Natal em breve”, explicou Elton dos Santos, gerente de operações da América Movil.

Para o uso dessas e de outras tecnologias atuais, o Educonex@o irá capacitar 64 professores do Município. Os educadores aprenderão a associar as tecnologias digitais às práticas pedagógicas, lançando mão da produção de vídeos e blogs, gamificação e jogos digitais, com palestras e aulas presenciais, além de interações online, num total de 80 horas de carga horária.

“Estamos muito alegres com a celebração de mais uma parceria, que é uma orientação do prefeito Carlos Eduardo. Ano passado festejamos 100 parceiros”, comemorou a secretária de educação Justina Iva.

O projeto já está implantado em 36 cidades brasileiras, em 13 estados. Segundo dados da assessoria de imprensa do Instituto, entre os anos de 2011 e 2016 foram beneficiadas 1030 escolas, 1.400 professores e 38 mil alunos.

De acordo com a diretora do Instituto Crescer, Luciana Mariana, homenageada pelo prefeito, junto com Justina Iva, pelo dia Internacional da Mulher, o trabalho de capacitação começa hoje e terá um ano de encontros. “Estou muito feliz com mais esse desafio. A educação e as novas tecnologias precisam caminhar juntas e essa é uma grande oportunidade”, disse. O Instituto Crescer foi fundado há 17 anos e há seis participa do Educonex@o.

Luciana Mariana foi a responsável também por ministrar a primeira palestra do Projeto. Ela falou sobre o tema: “Escola.com – como as novas tecnologias estão transformando a educação na prática”.

Natal é a segunda cidade do país em termos proporcionais de abrangência do projeto, ficando atrás apenas de São Caetano do Sul.

“Natal é o 37º município do País e o primeiro, este ano, a fechar essa parceria com nosso grupo. Ficamos muito felizes que o prefeito tenha aceitado entrar com a gente junto nesse projeto. O Educonex@o surgiu em 2011 e tem transformado a educação na prática utilizando as novas tecnologias. Vamos juntar isso ao carinho que sabemos que Natal tem tido pela educação para obter sucesso”, concluiu Flávio Rodrigues, gerente de projetos do Instituto América Movil.