Para Ciro, fake news pode mudar curso eleitoral


Wellington Penalva
21/08/2020

O vice-presidente nacional do PDT, Ciro Gomes, participou de um debate online sobre fake news, na noite de ontem (20). O evento foi uma transmissão ao vivo do movimento “Janelas Temáticas” que reúne os partidos: PSB, PDT, Rede, Partido Verde, Cidadania e PCdoB.

Combater a disseminação de notícias falsas tem sido um grande desafio tanto para o Brasil quanto para outras nações. Por aqui, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Fake News tem sido a maior frente de enfrentamento à prática que, dentre outros malefícios, influenciou diretamente o resultado das eleições de 2018.

Ciro expôs que o problema deve ser visto em duas perspectivas diferentes. A primeira diz respeito ao problema mundial do uso das redes, envolvendo diversos países, protocolos e práticas internacionais, a fim de promover responsabilidade e um ambiente saudável na internet. Já a segunda se refere a questão imediata da democracia brasileira para que os resultados eleitorais não sejam alterados por disseminação de informações fictícias.

O vice-presidente do PDT afirmou que o eleitor se alimenta de informação para decidir em quem vota. Portanto, desinformar adultera essa escolha. “A informação tem que ser protegida de maneira que ela chegue de forma igual para todo mundo e que ninguém seja manipulado […] que a pessoa seja livre para tomar conhecimento de tudo que o debate puder lhe apresentar e escolher [seu candidato]”, disse.

Outro ponto levantado por Ciro é: Quem financia a disseminação das fake news? O líder pedetista defende que o combate a este crime passa pelo rastreamento do dinheiro. “Não é só a questão da calúnia e da mentira. É dinheiro sujo. […] se a gente não tiver como perseguir o caminho dos dinheiros, persegui-los e vigiá-los, amanhã – e digo amanhã para não chorar sob o leite derramado de hoje – o narcotráfico vai fazer uma bancada”, alertou.

A transmissão do “Janelas Temáticas” contou ainda com a presença de Marina Silva (Rede), José Luiz Penna (PV), da deputada federal Lídice da Mata (PSB) e do deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP).

Confira abaixo o debate na íntegra.