Osmar: zoneamento pode favorecer produção de biocombustíveis

    
Para homenagear o transcurso do Dia Mundial da Alimentação, comemorado na terçafeira, o senador Osmar Dias (PDT-PR) propôs a realização de um sério zoneamento agroecológico, econômico e social em todo o território nacional, para acabar de uma vez com as dúvidas sobre a produção de biocombustíveis e a de alimentos. O senador disse que essa medida poderá estabelecer uma melhor distribuição geográfica para os diferentes tipos de plantio. 

Osmar mencionou a realização, na terça-feira, do congresso da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), com a presença de chefes de Estado de 190 países, para celebrar o Dia Mundial da Alimentação. Ele lembrou que compareceu a evento semelhante em 1995, quando foi estabelecida a meta de diminuir em 50% a fome no mundo até 2015.
– É bom analisarmos se isso vem ocorrendo, porque já estamos em 2007. E a resposta é não. Hoje, no mundo, segundo a própria FAO, quase 1 bilhão de pessoas passam fome todos os dias – observou.
– Para o senador, a existência do programa Bolsa Família significa a negação da segurança alimentar, pois um país que oferece essa segurança não precisa distribuir cestas básicas. Ele afirmou que a segurança alimentar só é alcançada com soluções permanentes de combate à fome, que passam obrigatoriamente pela geração de empregos.

Jornal do Senado