Órfãos do Brizola faz primeiro ensaio do ano e agita o Centro do Rio


Fábio Pequeno
15/01/2019

Mais de 100 pessoas prestigiaram no último sábado (12), o primeiro ensaio do Bloco Carnavalesco Órfãos do Brizola, que neste ano vem com o tema “Educação sem Mordaça”.

Criado em 2005, após o falecimento de Leonel Brizola, o bloco veio com o objetivo de suprir o vazio e a tristeza dos militantes do PDT. Em 2018, 13 anos depois, por iniciativa da Juventude Socialista, o bloco voltou às ruas para brincar e falar de política.

“Minha filha viu a divulgação no Facebook, estudou no CIEP e hoje é professora.  Saber que jovens estão fazendo Carnaval usando as ideias do Brizola é para ficar encantada. Adorei. No próximo sábado estarei aqui”, explica Fernanda Santos.

Para Everton Gomes, vice-presidente da Fundação no Estado e um dos organizadores, o carnaval é momento que você pode fazer suas críticas sem perder a alegria.

“O carnaval é a festa popular mais celebrada pelos brasileiros e faz parte da cultura do Carioca. Nos seus primórdios e ao longo de décadas transformou com alegria a visão crítica da cidade. Os Órfãos tem essa missão: transformar a vida do Carioca para melhor com muita felicidade “.

O bloco fará seu desfile na sexta-feira (1) de carnaval, mas antes a festa toma conta dos ensaios, que serão realizados sempre aos sábados, a partir das 14h, ao lado do Teatro João Caetano.

De acordo com Renan Uccelli, presidente do bloco, existe vaga para participar da bateria e as inscrições para a disputa do samba estão abertas. Quem se interessar é só comparecer nos ensaios.