Nota de Solidariedade do PDT Sindical aos trabalhadores petroleiros

19/02/2020

O movimento Sindical do PDT vem a público prestar integral solidariedade aos trabalhadores petroleiros em sua luta hercúlea contra as forças que atentam contra o processo civilizatório e contra o Estado Social que a Constituição Cidadã de 1988 buscou construir.

Forças essas que, em notório retrocesso social, apostam no fechamento dos espaços e mecanismos de diálogo e entendimento, provocam a retirada de direitos conquistados e a fragilização das instituições públicas encarregadas de dar-lhes eficácia.

O PDT, herdeiro histórico do Trabalhismo brasileiro, entende a função estratégica que o Estado precisa ter no controle da extração e produção do petróleo brasileiro. Foi este o entendimento de Getúlio Vargas ao criar a empresa pública, ainda na década de 50.

Nesse sentido, firme na defesa dos direitos sociais, das instituições públicas do mundo do trabalho, aptas a dar-lhes eficácia, do respeito às organizações sindicais e aos instrumentos coletivos de negociação, o movimento Sindical do PDT presta solidariedade aos petroleiros e afirma sua defesa na democracia, em favor do patrimônio brasileiro e na necessária retomada do crescimento econômico com respeito aos direitos conquistados e aos princípios constitucionais da dignidade humana e dos valores sociais do trabalho.

A luta dos petroleiros é a luta do Trabalhismo e do PDT.

19 de fevereiro de 2020

Milton Cavalo