Nota de repúdio do Movimento Trabalhista Pela Educação sobre a volta às aulas presenciais do ensino básico


Por Ester Marques
21/08/2020

O Movimento Trabalhista Pela Educação (MTPE) emitiu uma nota de repúdio sobre a volta das aulas presenciais do ensino básico deste ano, em decorrência da pandemia da Covid-19. O movimento alega que a pressa para o retorno das aulas poderá colocar em risco estudantes, professores, profissionais da educação e famílias.

“Qualquer abertura precipitada ao funcionamento de atividades e ambientes que promovam a aglomeração de pessoas possibilitará o aumento de infectados e de óbitos. Já possuímos muitos exemplos em todo o mundo de aberturas precipitadas para contornar a questão econômica, e o resultado foi à volta de nova onda de incidência da COVID-19”, afirma o movimento”.

O MTPE cita ainda a falta de uma posição definitiva e tranquilizadora quanto ao controle da Covid-19 por parte das lideranças e órgãos mundiais que tratam da saúde pública.

“Os estudos ainda são insuficientes para sustentarem publicações que possibilitem credibilidade científica, pois tudo que se tem no esforço de encontrar a vacina que tranquilizará a humanidade não passa do estágio pré-clínico”, ressalta o MTPE em nota.

Sobre o reinicio das aulas, o MTPE propõe que os níveis de ensino básico no País, público ou privado, volte a funcionar somente a partir de fevereiro de 2021, pois até lá, as administrações escolares poderão buscar medidas efetivas e pensadas para uma volta segura.

Leia aqui a nota na íntegra.