Noam Chomsky diz que Ciro é um “líder dinâmico” capaz de liderar oposição


Estadão
04/09/2019

Em entrevista ao jornal Estadão, na última segunda-feira (02), o linguista norte-americano Noam Chomsky, uma das principais referências acadêmicas da esquerda mundial, afirmou que Ciro Gomes, vice-presidente do PDT, é um “líder dinâmico” e capaz de se contrapor ao governo de Jair Bolsonaro.

Segundo Chomsky, a falta de eficácia da oposição em relação às pautas do governo é uma consequência da centralidade que o PT ocupou nos últimos anos.

“Infelizmente, o componente central da esquerda é o PT e o partido ficou desacreditado, parte por motivos certos, parte por má propaganda e campanhas ultrajantes nas redes sociais das quais não se recuperou”, disse Chomsky.

Quando perguntado sobre quem estaria em condições de liderar uma oposição mais eficaz, Chomsky afirma que Ciro reúne as condições necessárias para compor uma frente de centro-esquerda.

“Um líder dinâmico como Ciro Gomes poderia muito bem organizar, liderar e desenvolver uma coalizão de centro-esquerda para fazer uma oposição poderosa às políticas perigosas do governo Bolsonaro”, disse.

Noam Chomsky esteve no Brasil participando do ato de lançamento do movimento “Direitos Já”, que reuniu lideranças de 16 partidos, marcado por denúncias aos retrocessos de direitos estimulados pelo atual governo.

Leia a íntegra da entrevista