No Rio, Lupi defende debate sobre papel da imprensa

O ministro Carlos Lupi foi homenageado ontem (11) à noite pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, que concedeu ao presidente licenciado do PDT os títulos de Cidadão Benemérito e Cidadão do Estado do Rio.

No evento, que se tornou ato de desagravo a Lupi, o ministro afirmou para mais de 600 pessoas entre sindicalistas e pedetistas que é preciso abrir um debate nacional para discutir o papel da mídia. Afirmou também que denúncias anônimas não irão conseguir macular a imagem do PDT, muito menos impedir o projeto de emancipação nacional.

A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Luiz Martins, que afirmou ser Lupi o melhor ministro do Trabalho que o Brasil já teve. Os deputados estaduais Bebeto, Jânio Mendes e Ricardo Abrão, do PDT, também defenderam Carlos Lupi. E Cidinha Campos reclamou de “fuzilamento moral de um inocente”. Já Trajano Ribeiro, assessor jurídico do diretório estadual do partido, conclamou o plenário chamando a imprensa denuncista para briga.

Seguindo a linha da fala dos pedetistas, Lupi se comparou aos ex-presidentes trabalhistas Getúlio Vargas e João Goulart e ao ex-governador Leonel Brizola. “Estamos vivendo uma fase que é repetência do que já aconteceu em outros momentos quando o trabalhador avançou nas suas conquistas”. 

Lupi considera uma covardia a crise que envolve o Ministério do Trabalho e disse que ele próprio pediu para que o caso fosse investigado e afastou servidores suspeitos de participar de irregularidades. Afirmou também que quer acabar com a derrubada de ministros do governo Dilma. “Comigo, não. Este PDT é a resistência”, disse Lupi, inflamando o plenário. “Somos planta do deserto, temos raiz profunda. Portanto, nossa história não será ceifada pelos lobos serviçais da política golpista”.

Além dos sindicalistas, prefeitos e parlamentares solidários, Lupi recebeu o apoio do senador Lindbergh Farias (PT-RJ) que elogiou o ministro, dizendo que nos governos Lula e Dilma, sempre foi quem puxou o governo para o lado do povo. “Se o estão atacando desse jeito, é por suas qualidades. Estamos com ele até o fim desta batalha porque vamos vencer”.

Informações da internet e de pedetistas