Niterói compra 1,1 milhão de doses da vacina Coronavac e garante imunização

Por Bruno Ribeiro (PDT-RJ) / Prefeitura de Niterói (RJ)
11/12/2020

Prefeito Rodrigo Neves assinou acordo com Instituto Butantan para oferecer imunizador gratuitamente à população

A prefeitura de Niterói confirmou a compra de 1,1 milhão de doses da vacina Coronavac, que será suficiente para imunizar toda a população da cidade fluminense de mais de 500 mil habitantes. O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, assinou o memorando nesta quinta (10), na sede do Instituto Butantan, em São Paulo.

Pelo cronograma proposto à instituição paulista e referendado pelo diretor institucional do Instituto, Raul Machado, a cidade receberá 300 mil doses no fim de janeiro para profissionais de saúde e idosos e outras 300 mil doses para o fim de fevereiro, distribuídas aos cidadãos com comorbidades e profissionais de educação. Para o restante da população, mais 500 mil durante o primeiro semestre, com previsão até maio.

O investimento municipal previsto é de R$ 57 milhões, ao custo de 10 dólares por dose. Com recursos próprios, Niterói também é a única cidade do estado do Rio, entre as 12 do país, a testar a fase 3 da vacina Coronavac, em parceria com Butantan e a Fiocruz.

“Desde o início da pandemia, Niterói atuou com base na ciência e nas melhores experiências internacionais nessa batalha pela vida contra o coronavírus. Colocamos em prática um programa integrado de ações sanitárias, retaguarda hospitalar, apoio com renda básica às famílias mais pobres e crédito e apoio direto às pequenas empresas. Graças à consciência cívica dos niteroienses, com respeito às medidas de prevenção à Covid-19, salvamos milhares de vidas”, disse Rodrigo Neves.

“Temos orgulho de estarmos participando do esforço mundial pela vacina e estarmos com planejamento para iniciar a vacinação de nossa população com segurança e o mais rápido possível”, acrescentou.

Ao lado do secretário de Saúde, Rodrigo Oliveira, o prefeito participou de uma reunião de avaliação dos testes da fase 3 para validação, em conjunto com os profissionais de saúde voluntários de Niterói. Os resultados foram considerados excelentes, com plena imunização e nenhum efeito colateral.

Para o prefeito eleito, Axel Grael, a gestão municipal, desde o início da pandemia, “está  enfrentando com seriedade o desafio do novo coronavírus, amparando suas decisões por um conselho científico”.

“Nossa cidade já vinha participando da fase experimental de testagem das vacinas e o resultado tem sido positivo”, avaliou Grael, que venceu a disputa no primeiro turno.