Neiva Moreira é homenageado por escola de samba

Neiva Moreira é homenageado pela Escola de Samba Unidos de Fátima 

O escritor e político José Neiva Moreira, 92 anos, será o grande homenageado da Escola de Samba Unidos de Fátima, no Carnaval 2009. O enredo Pilão da Madrugada: a saga de Neiva Moreira, de autoria de Jeová França e Ribão do Oludô retrata a trajetória de vida e militância política do homenageado.
“Estou muito agradecido pela escola ter escolhido meu nome para receber esta grande homenagem, que dedico a todos os meus amigos que, ao longo de nossas lutas neste país e fora dele, deram suas vidas para ganharmos esta guerra”, afirmou Neiva Moreira, assessor especial do governo do Estado. 

O samba enredo foi apresentado primeiramente aos amigos de Neiva Moreira, em encontro ocorrido na noite de sexta-feira, 6, na Associação dos Fiscais de Renda do Município, na Ponta d´Areia. Estavam presentes, além dos familiares do homenageado, a esposa do homenageado, Vânia Moreira, o deputado federal Julião Amin (PDT), o secretário de Estado da Educação, Lourenço Vieira da Silva; Reginaldo Teles e sua esposa Maria Lúcia, o diretor presidente da Caema, José Augusto Teles e o chefe de gabinete do governador, Luis Pedro. 

A Unidos de Fátima é presidida pelo vereador Francisco Carvalho. Ele explicou que a escola desfila com aproximadamente três mil pessoas e que a escolha do samba é um reconhecimento às lutas travadas por Neiva Moreira para que tivéssemos um Maranhão mais digno e justo de viver. “Discutimos vários nomes e o de Neiva Moreira foi aprovado por unanimidade porque é um homem que tem uma história de luta e de combate na política do Estado”. 

O carnavalesco Júnior do Vôlei explicou que a escola vai desfilar com quatro carros. O primeiro vai falar sobre o tema Pilão da Madrugada, que é a história de três velhas irmãs que, solidárias, atravessavam, nos sertões maranhenses, as noites em vigília, socando no pilão para orientar os viajantes perdidos daquelas lonjuras. O segundo representa a redação e o amor que Neiva Moreira mantém pelo jornalismo. O penúltimo carro retrata a militância, a prisão e os 15 anos de exílio de Neiva Moreira. O quarto carro vem com o tema: Política – a luta continua.