“Não a essa tragédia que está se encaminhando contra o povo brasileiro”

Wellington Penalva
05/09/2020

O vice-presidente nacional do PDT, Ciro Gomes, foi o convidado do “Café com Lupi” deste sábado (5). Maior audiência do programa desde a sua estréia, o bate-papo entre os líderes pedetistas abordou a reforma administrativa proposta pelo Executivo, a crise brasileira e as eleições municipais de novembro.

A reforma administrativa de Bolsonaro tem gerado descontentamento em setores da sociedade que entendem a importância do serviço público. A proposta reduz o quadro técnico dos servidores de carreira e tira estabilidade do funcionário público. No entendimento dos pedetistas, isso pode criar uma deficiência nos serviços prestados ao cidadão e um prejuízo para o Estado.

“A reforma administrativa que nós precisamos é a que os cargos técnicos de assessoramento [não concursados] sejam minúsculos e que a maioria dos cargos técnicos [concursados] represente a continuidade, a permanência do planejamento estratégico, e que a população possa saber para onde está indo o país, independentemente de amanhã a gente mudar de presidente da República”, explicou Ciro.

Carlos Lupi, presidente nacional do PDT, afirmou que a orientação para os parlamentares do partido é de votar contra a proposta do Executivo. “O PDT vai votar contra. Nós não vamos aceitar a retirada de nenhum direito. Isso está na Constituição, eles querem rasgar a Constituição brasileira. Acabar com a estabilidade do servidor público é rasgar a Constituição brasileira”, alertou.

A dupla falou ainda sobre a crise instalada no país, inflação e as próximas eleições municipais. O pleito, marcado para novembro, será uma oportunidade para a população escolher políticos compromissados com o equilíbrio do Estado e com as demandas do povo – saúde, educação, segurança, etc. – e, principalmente, rechaçar a força política que tem corroído o país.

“Precisamos dizer um grande não a essa tragédia que está se encaminhando contra o povo brasileiro por esse encontro de corrupção, de entreguismo ao estrangeiro e de incompetência que o bolsonarismo representa”, alertou Ciro Gomes.

Confira o programa completo abaixo.