Na China, PDT se reúne com Partido Comunista para debater questões sociais, econômicas e políticas


FLB-AP/ Bruno Ribeiro
18/09/2017

Representantes do PDT estão na China, em visita oficial a convite do Partido Comunista da China (PCCh). Chefiada por Brizola Neto, ex-ministro do Trabalho e Emprego, a comitiva participa de agendas compostas por debates para analisar questões sociais, econômicas e políticas dos países, com destaque para ações integradas entre as siglas de esquerda.

A delegação pedetista conta com as presenças de Marli Mendonça, da direção nacional da Ação da Mulher Trabalhista (AMT), William Rodrigues, presidente nacional da Juventude Socialista, e Augusto Ribeiro, presidente do PDT na cidade do Rio de Janeiro.

Desde ontem (17), o grupo já realizou, em conjunto com outros representantes de partidos de esquerda, atividades nas cidades de Guangzhou e Zuhay, onde foram recebidos pelo vice-prefeito, Zhu Qingqiao, para uma conferência. Nos próximos dias os pedetistas terão uma reunião com o vice-ministro do PCCh, Li Jun.

Para Brizola Neto, as atividades reafirmam os laços históricos entre os partidos. “O Trabalhismo de Getúlio Vargas, João Goulart e Leonel Brizola mantém sua coerência e reafirma a luta contra os retrocessos gerados pelo governo Temer. Com a pré-candidatura de Ciro Gomes, vamos proporcionar a retomada do crescimento econômico alinhado ao avanço da justiça social”, explicou.

Segundo Willian Rodrigues, o país asiático é um parceiro estratégico e apresenta exemplos de sucesso nas áreas de educação e saúde.

“O povo é prioridade e os jovens representam a esperança. Socialismo, reformas e desenvolvimento”, disse, ao completar: “Com a melhoria da qualidade de vida é que conseguiremos mudar, definitivamente, o futuro da nossa nação”.

Alinhamento

Em julho deste ano, o secretário-geral do PDT, Manoel Dias, recebeu representantes do PCCh, no Rio de Janeiro, para tratar da crise econômica e política do Brasil, da importância da candidatura de Ciro Gomes, em 2018, além da integração das instituições com foco no desenvolvimento social.