VÍDEOS: PDT lembra 88º aniversário de Brizola, hoje, dia 22/01

Em Brasilia, estiveram presentes o senador Cristovam Buarque(DF), o presidente do diretório distrital Ezequiel Nascimento, líderes partidários, militantes e estudantes. Lá também estiveram Oniva Brizola, sobrinha do líder pedetista, e João vicente Goulart, filho mais velho do presidente João Goulart.
Na ocasião, o senador Cristovam Buarque ressaltou o papel de Brizola na política brasileira,l representado segundo ele, por uma mensagem e uma obra. A mensagem de fazer o país crescer com desenvolvimento social  e a obra que realizou nos governos do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro. 

NEIVA MOREIRA - Por sua vez, Ezequiel Nascimento, depois de lembrar a trajetória de Brizola, pediu aos presentes para também levar suas preces a Neiva Moreira, antigo dirigente nacional, jornalista e ex-deputado, que está hospitalizado desde a última terça-feira, em são Luis, sua trerra. Neiva, de 92 anos, apresentava hoje (22/01/10) melhoras em seu quadro e já saiu da UTI para um apartamento do hospital de São Domingos.
 
O PDT e todos os nacionalistas relembram, nesta sexta-feira, dia 22 de janeiro,  o 88 º aniversário do nascimento de Leonel de Moura Brizola, homem que marcou todos os acontecimentos políticos importantes ocorridos no Brasil na segunda metade do século XX. Brizola se elegeu governador por três vezes: uma pelo Rio Grande do Sul, sua terra natal; e duas vezes pelo Rio de Janeiro, sendo um dos homens mais perseguidos pelo ódio implantado no país a partir de 1964.
 
Em todo o país acontecerão atos, religiosos e políticos para marcar a data histórica para os pedetistas. No Rio de Janeiro, o Diretório Estadual do PDT convida para missa na Igreja de São Benedito, na Rua Uruguaiana, esquina com Rosário, no Centro, a partir das 9 horas da manhã  - com a presença do presidente nacional do PDT licenciado, Carlos Lupi, ministro do Trabalho. Em Brasília a missa será também às 9 horas, mas na Igreja Dom Bosco. Estarão presentes em Brasília o Senador Cristovam Buarque (DF), líderes partidários, militantes e estudantes. Assista ao vídeo Legalidade do jornalista Fernando Brito.
 
 
http://pdt12.locaweb.com.br/paginas.asp?id=504 
O vídeo da Legalidade, de Fernando Brito 




Textos e fotos sobre a vida e obra de Brizola
Outros vídeos do PDT, na ULB

Documento: Vida e obra de Leonel de Moura Brizola
 
 
Brizola nasceu em 22 de janeiro de 1922, numa casa rústica de madeira construída pelo próprio pai na localidade de Cruzinha, hoje pertencente ao município de Carazinho, no Rio Grande do Sul. Filho do tropeiro José Brizola e de Dona Oniva de Moura, foi o caçula dos cinco filhos – quatro homens e uma mulher. Ainda criança, pouco mais de um ano, perdeu o pai assassinado por uma coluna governista quando este retornava para casa ao final da Revolução de 23, onde lutara ao lado dos maragatos contra a autocracia de Borges de Medeiros. Coube à mãe Oniva a educação dos cinco filhos, todos alfabetizados por ela. A situação de pobreza tornou-se ainda mais grave depois da família perder em juízo a posse das terras e da casa. Oniva casou-se com João Gregório Estery, um colono vizinho, também viúvo e com mais seis filhos; e todos se mudaram para o povoado de São Bento.
 
O menino Leonel deixou a casa da mãe depois do casamento da irmã mais velha, Francisca, acompanhando-a para Passo Fundo. Ali, matriculou-se na escola primária e passou a ajudar o cunhado no açougue, entregando carne aos fregueses. Aos 10 anos, Leonel foi levado por um amigo da família para Carazinho, onde passaria a morar num sótão de hotel a fim de trabalhar e continuar os estudos. A luta pela sobrevivência levou-o a exercer as mais diversas atividades: lavou pratos em troca de casa e comida, foi engraxate, vendedor de jornais e carregador de malas até conseguir um emprego numa serraria, onde marcava tábuas.
 
A primeira casa razoavelmente confortável que conheceu foi a do pastor metodista Isidoro Pereira e de sua mulher Elvira que, sensibilizados com o esforço do menino, decidiram abrigá-lo. Deram-lhe um quarto, roupas e o matricularam no colégio da Igreja Metodista. Brizola adotou essa religião, converteu a mãe e vários colegas. Quando tinha 14 anos, após conseguir do prefeito de Carazinho uma passagem de 2a. classe e uma carta de recomendação para o diretor da Escola Agrícola, ele se transferiu, para Porto Alegre para estudar. Mais uma vez teve que trabalhar duro, primeiro como trocador de moedas, depois como ascensorista, enquanto aguardava ingresso na Escola Agrícola de Viamão, uma espera que durou vários meses. Ao lhe pedirem a certidão de nascimento, para a matrícula, descobriu que ainda não era registrado.
 
Brizola morou no próprio prédio da escola durante todo o curso e, depois de obter o diploma de técnico rural, aos 17 anos, foi novamente obrigado a procurar trabalho, empregando-se como operário auxiliar de montagem numa refinaria. Depois de completar 18 anos, fez um concurso para fiscal de moinhos do Ministério da Agricultura. Foi aprovado, mas pouco tempo depois pediu demissão para voltar a Porto Alegre, onde foi trabalhar como jardineiro da Prefeitura. Só então, pode cursar o ginásio e o colegial, estudando a noite na maior escola pública do Rio Grande do Sul, o Colégio Júlio de Castilhos.
 
Brizola prestou serviço militar na Base Aérea de Canoas e conseguiu depois se formar piloto privado. Entre a carreira na Varig e o curso de Engenharia, optou pelo segundo.
 
Em 1942 ingressou na Faculdade de Engenharia do Rio Grande do Sul e, em 1945, participou da fundação do PTB gaúcho influenciado pelo movimento queremista, que ganhava as ruas e contagiava as massas, resistindo as inclinações de seus colegas de faculdade, na maioria oriundos de classes mais privilegiadas que se filiam ao PSD e a UDN. Ainda estudante de Engenharia funda com sindicalistas o primeiro núcleo gaúcho do PTB, percorrendo o interior com lideranças no esforço de consolidar o partido, participando dos primeiros comícios. Muito ativo, em um comício diante da Prefeitura de Porto Alegre, chama a atenção de Getúlio Vargas que comenta com seus pares: "Botem este guri na chapa que ele vai muito longe".
 
Em 1946, presidente da Ala Moça do PTB, é lançado candidato a deputado estadual com o apoio dos estudantes. Elege-se como um dos cinco mais votados dentro da maior bancada da Assembléia Legislativa, a do PTB que mesmo não elegendo o governador, faz 23 deputados. Na instalação da Assembléia Constituinte gaúcha conhece João Goulart, que também iniciava o seu primeiro mandato parlamentar, após organizar o PTB em São Borja e em toda a região das Missões. Apesar da intensa atividade política, conseguiu concluir o curso de Engenharia, formando-se engenheiro civil em 1949. Foi nessa época que Brizola conheceu Neusa, irmã de Jango, com quem se casaria em primeiro de março de 1950. Vargas, amigo da família Goulart, foi padrinho do casamento, do qual resultaram três filhos: José Vicente, João Otávio e Neuza Maria.
 
As eleições de 1950 reconduziram Getúlio ao Palácio do Catete. João Goulart elegeu-se deputado federal, enquanto Brizola obtinha o seu segundo mandato na Assembléia Legislativa gaúcha, onde assumiu a liderança da bancada trabalhista. Convidado pelo Governador Ernesto Dornelles para ocupar o cargo de Secretário das Obras Públicas, Brizola viveu a sua primeira experiência como administrador, executando vasto programa de obras no Estado. Mas o começo da sua projeção nacional viria nas eleições seguintes, após o suicídio de Vargas. Eleito deputado federal, ele travou, desde o início, uma ferrenha batalha com o deputado Carlos Lacerda, da UDN.
 
O mandado de deputado federal, no entanto, foi interrompido por sua campanha à Prefeitura de Porto Alegre, quando adotou o slogan: "Nenhuma criança sem escola". A preocupação com a educação pública já se tornava uma obsessão na vida de Brizola. Como prefeito, ele construiu dezenas de grupos escolares em toda capital gaúcha, sobretudo nas vilas e áreas pobres da cidade. Também desenvolveu um grande programa de abastecimento d’água e modernizou o sistema de transporte coletivo.
 
Secretário de Obras e Prefeito de Porto Alegre
 
Como Secretário de Obras do Rio Grande do Sul (1952/1954), Brizola executou as seguintes obras: ponte sobre o Guaíba; ponte sobre o rio Pardo; reaparelhamento do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER); mais de 100 projetos implantados de ampliação e construção de estradas; Estação Ferroviária Diretor Augusto Pestana, em Porto Alegre; implantação do trem diesel Minuano; melhorias no Aeroporto Salgado Filho; reequipamento do Departamento Aeroviário do Estado; reaparelhamento do Departamento de Portos, Rios e Canais; implantação de 23 portos lacustres e fluviais; construção de 40 hidráulicas no interior do Estado; início da construção de grande número de Escolas Públicas.
 
Em 1955 Brizola se elege Prefeito de Porto Alegre com consagradora vitória - fazendo mais votos do que todos os demais candidatos juntos. Seus trunfos principais foram o plano de obras que executou na Secretaria de Obras, e o slogan: "Nenhuma criança sem escola". A experiência administrativa bem sucedida na terceira maior cidade do país na época, reforçou a sua marca empreendedora e nitidamente popular.
 
As suas principais obras como Prefeito de Porto Alegre (1955/58), foram as seguintes: implantação de sistema integrado de planejamento; reavaliação do Imposto Predial; canalização de água em todas as Vilas Populares, de acordo com as prioridades estabelecidas pelas associações de moradores; implantação de 110 km de rede de água; construção da hidráulica São João e aumento das outras duas grandes hidráulicas, Moinhos de Vento e Cristo Redentor; implantação de mais de 80 km de rede esgoto; construção de 137 escolas primárias para 35 mil alunos, acabando com o déficit escolar; remodelação, alargamento e iluminação das avenidas Farrapos, Assis Brasil e Protásio Alves; urbanização do Passo da Cavalhada e asfaltamento da estrada Cristal-Cavalhada; dragagem-aterro do rio Guaíba e implantação da continuação da Av. Borges de Medeiros; renovação da frota de ônibus públicos; implantação dos ônibus elétricos trolley bus; criação do maior parque da cidade até hoje, o Saint-Hilaire; remodelação e construção de grande número de parques e campos populares de futebol; criação do Programa Integrado de reaparelhamento de Equipamentos Rodoviários para todas as prefeituras gaúchas.
 
Governador do Rio Grande do Sul, em 1958 - e a Legalidade
 
Em 1958, com amplo respaldo popular (mais de 670 mil votos contra 500 mil da coligação PSD/UDN/PL), Brizola se elege governador do Rio Grande do Sul aos 36 anos de idade. Mesmo sem ter alcançado maioria absoluta na Assembléia, constrói alianças que lhe dão respaldo à ação administrativa.
 
As suas principais obras como Governador (1959/1962): implanta com recursos públicos a indústria Aços Finos Piratini, utilizando carvão gaúcho em projeto pioneiro no Estado; traz para o Rio Grande do Sul a Refinaria de Petróleo Alberto Pasqualini, decisiva para a futura instalação de indústrias de adubos e do III Pólo Petroquímico; implanta, com recursos públicos, a Açúcar Gaúcho S/A – AGASA, em região canavieira pobre do Estado; incorpora o Banco do Estado do Rio Grande do Sul – BANRISUL – ao planejamento estadual e cria a Caixa Econômica Estadual; funda o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE; conclui a Termelétrica de Charqueadas, de grande porte para a época, próxima a Porto Alegre, e põe em operação a de Candiota, localizada em Bagé, além de construir várias usinas de médio porte.
 
Brizola também encampa, dentro das normas legais, a Companhia Estadual de Energia Elétrica, subsidiária da Bond & Share canadense, ligada ao grupo americano American Foreign Power, que com a Light carioca cartelizavam a produção de eletricidade nos maiores centros brasileiros; triplica em quatro anos a produção de eletricidade do RGS, acabando com os racionamentos; encampa a Cia. Telefônica Nacional, subsidiária da International Telegraph & Telephone (ITT), após o insucesso de longas gestões, para melhoria dos serviços telefônicos do Estado; cria o Instituto Gaúcho de Reforma Agrária – IGRA, com a entrega de mais de 14.000 títulos a agricultores sem terra, destacando-se áreas de assentamento como Fazenda Sarandi, Banhado do Colégio, Caponé, Fazendas Itapoã, Taquari e Pangaré.
 
Ainda como governador inicia e conclui o maior programa de investimento em educação realizado até hoje no Rio Grande do Sul, com a construção de 5.902 escolas primárias, 278 escolas técnicas e 131 ginásios, abrindo 700 mil novas matrículas e contratando 42 mil novos professores, acabando com o déficit escolar; lança as inovadoras Letras do Tesouro Estadual (brizoletas) que viabilizaram grande número de investimentos sociais; faz uma série de investimentos específicos, com a criação de Distritos Industriais, do Programa de Incentivo ao Trigo e do primeiro Zoológico do Rio Grande do Sul, em Sapucaia do Sul.
 
No plano político, inicia o governo queimando os arquivos do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS), eliminando a máquina existente de repressão no interior do governo estadual; introduz um programa radiotelefônico semanal e pioneiro no País, todas as sextas-feiras à noite, de prestação de contas e esclarecimento sobre a administração estadual; inicia e comanda a Campanha da Legalidade, sustando o plano que visava a impedir a posse do Vice-Presidente da República João Goulart, em ação política inédita e que garante o respeito à Constituição no país.
 
Brizola mobiliza o povo gaúcho e de todas as forças de que dispunha. A voz de Brizola, defendendo a Constituição, ecoa por todo o país através de uma cadeia de emissoras de rádio, ganhando o apoio da opinião pública nacional. O Rio Grande do Sul se levanta numa jornada cívica, o general Machado Lopes, comandante do III Exército, adere à luta contra o golpismo. Do seu posto de comando, o Palácio Piratini, sede do governo estadual, Brizola garante a posse de Jango. Este, porém, contrariando a opinião do governador gaúcho, que queria que as tropas legalistas do Sul marchassem até Brasília, prendessem os militares golpistas e dissolvessem o Congresso, convocando imediatamente uma Assembléia Nacional Constituinte; aceita e concorda com a emenda parlamentarista como solução conciliatória. Jango assumiu a presidência da República, praticamente sem poderes. Os golpistas de 61 começam a conspirar contra Jango no dia de sua posse.
 
1964 – o golpe, o exílio e a Carta de Lisboa
 
Ao final de seu mandato de Governador gaúcho, Brizola se transfere para o Rio de Janeiro, onde se elege deputado federal com nada menos do que um terço dos votos de todos os cariocas. Foi um dos mais ativos membros da Frente Parlamentar Nacionalista, lutando, inicialmente, pela restauração do presidencialismo, conseguida através do plebiscito de 1963, e depois pela implantação das reformas de base.
 
O golpe militar de 1964 frustra a proposta trabalhista de modernização da sociedade brasileira, através da reforma agrária, da reforma urbana, da reforma fiscal e da Lei de Remessa de lucros, entre outras iniciativas. Mais uma vez Brizola tenta organizar a resistência popular e armada em defesa da Constituição, a partir do Rio Grande do Sul. Mas, àquela altura, todos os esforços se revelariam inúteis. Em um dos seus últimos discursos em vida, na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul reunida em sessão especial pelos 40 anos do golpe militar de 64, Brizola afirmou: "Se dependesse de mim, teríamos resistido ao golpe militar de 64".
 
Depois de dois meses de clandestinidade na região da fronteira, Brizola é, por fim, forçado a exilar-se. Ele deixa o Brasil num pequeno avião, que parte da praia gaúcha do Pinhal para o Uruguai. Confinado no balneário de Atlântida por pressão dos governos militares brasileiros, mantém seus contatos com a oposição e apóia o MDB na grande vitória das eleições de 1974. As pressões da ditadura, entretanto, acabam levando as autoridades uruguaias a determinarem a sua expulsão daquele país, em 1977, em plena "Operação Condor" de eliminação física de exilados latino-americanos pelos órgãos de repressão do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile – sob supervisão da CIA.
 
Brizola dá então um passo surpreendente: solicita e obtém asilo político nos Estados Unidos, aquela época sob o governo democrático de Jimmy Carter de quem, mais tarde, se tornaria amigo pessoal. Fixando residência em Nova Iorque, estabelece relações com os partidos social-democratas da Europa e seus principais líderes, como Willy Brandt, Felipe González, Mário Soares, Olof Palme e François Mitterrand. Uma aproximação que o levou, anos mais tarde, como presidente do PDT, a ocupar a vice-presidência da Internacional Socialista e, posteriormente, a se tornar um dos presidentes de honra da Internacional Socialista.
 
Ainda no exílio, diante da progressiva abertura política no Brasil comandada pelo general Ernesto Geisel, Brizola se movimenta e organiza em Lisboa nos dias 15, 16 e 17 de junho de 1979 – o Encontro dos Trabalhistas do Brasil com os Trabalhistas no Exílio, com o objetivo de reorganizar o PTB fundado por Getúlio Vargas em 1945 e extinto pela ditadura militar. Com integral apoio do então presidente Mario Soares, de Portugal, o evento é um sucesso e antes mesmo da decretação da anistia, em setembro de 1979, começa a ser reorganizado o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) sob a liderança de Brizola a partir da assinatura e do lançamento da "Carta de Lisboa".
 
1979 – A volta por São Borja, primeiro governo no Rio de Janeiro
 
Decretada a anistia, Brizola retorna ao Brasil por Foz do Iguaçu, dirigindo-se no dia 17 de setembro de 1979 para São Borja, pequena cidade na fronteira com a Argentina, terra natal de Getúlio Vargas e João Goulart – as duas maiores lideranças do Trabalhismo brasileiro. Brizola se fixa no Rio de Janeiro - que considerava tambor político do Brasil - para reiniciar sua vida pública interrompida pela violência do Ato Institucional número 01 que cassou, além dele, o próprio Presidente João Goulart, o então chefe do Gabinete Civil, Darcy Ribeiro, e o Secretário de Imprensa de Jango, Raul Ryff.
 
Brizola passou a se dirigir anualmente a São Borja no dia 24 de agosto para cultuar a memória de Getúlio Vargas e a sua Carta Testamento – que considerava o maior documento político da História do Brasil; e a de João Goulart, seu cunhado, herdeiro político de Vargas. A partir de 1993, com a morte e sepultamento em São Borja de sua mulher, Neusa Brizola, irmã de Jango, a romaria anual a São Borja passa a ter significado ainda mais profundo para Brizola, que definia Neusa como uma mulher "bonita por fora e por dentro".
 
Mas o seu projeto de reorganizar o PTB preocupou a ditadura militar, as voltas com as eleições plebiscitárias e o explosivo crescimento do MDB a partir de 1974, em conseqüência da anti-candidatura à Presidência da República de Ulysses Guimarães e Barbosa Lima Sobrinho. Para se precaver, em manobra no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o general Golbery do Couto e Silva, tira a sigla PTB das mãos de Brizola e a entrega a Yvete Vargas, uma deputada conservadora – alegando razões burocráticas.
 
Em lágrimas, Brizola rasga uma folha de papel onde estavam as letras PTB e funda o Partido Democrático Trabalhista (PDT) como forma de reagir a manobra da ditadura. Brizola começa do zero novamente e em curtíssimo espaço de tempo, um ano, consegue graças a sua liderança – atender a legislação e organizar o PDT. E é por essa nova sigla que se elege Governador do Estado do Rio de Janeiro em 1982 apesar da tentativa de fraude na totalização eletrônica do TRE - que ficou conhecida como "Escândalo da Proconsult" - jamais apurado apesar dos esforços de Brizola, do PDT e do Ministério Público do Rio de Janeiro.
 
Brizola venceu as eleições, segundo ele, graças ao que definia como "a força do povo", numa histórica campanha que ele próprio avaliou que só sendo comparável a de Getúlio Vargas em 1950. Em 82, embora o PDT praticamente não tivesse estrutura orgânica ou apoio financeiro, Brizola partiu do zero nas pesquisas pré-eleitorais - que davam ampla vitória para Sandra Cavalcanti, a candidata do PTB – para a vitória graças ao amplo acesso que teve a opinião publica, via debates. O seu material de campanha restringia-se a um boné vermelho com o slogan "Brizola na cabeça", criado pelo jornalista Wagner Teixeira, e alguns poucos cartazes e panfletos.
 
Brizola venceu as eleições de 1982 devido aos debates, sendo o primeiro deles o da Radio Jornal do Brasil, emissora do Rio de Janeiro que também teria papel estratégico na apuração dos votos - durante a tentativa de fraudar o resultado das eleições através da firma de informática Proconsult, contratada pelo TRE do Rio de Janeiro para totalizar os votos. Ao debate da Rádio JB seguiram-se os do "Povo na TV", o da TV Bandeirantes e o da Rede Globo de Televisão.
 
Após 15 anos de exílio, das discriminação e das perseguições, empossado governador do Rio de Janeiro, as primeiras palavras de Brizola, foram no sentido de superar injustiças e incompreensões: "A partir de agora, sou o governador de todos, e não de um grupo, de uma facção ou de um partido".
 
Em seu primeiro Governo no Estado do Rio de Janeiro, Brizola retomou a luta iniciada 20 anos antes, no Rio Grande do Sul, em favor da educação pública. Idealizou e executou, com a ajuda de Darcy Ribeiro, o mais arrojado e revolucionário programa educacional já desenvolvido no Brasil: o Programa Especial de Educação, o de construção dos Centros Integrados de Educação Pública (Cieps), que o povo apelidou de "Brizolão". Uma escola integrada, de turno único, com assistência médico-sanitária e nutricional, biblioteca e estudo dirigido, tendo cada Ciep com capacidade para até mil alunos. Nada menos do que 500 deles foram deixados, prontos ou em construção, com as peças pré-moldadas em estoque, ao seu sucessor, Moreira Franco, que se elegeu prometendo acabar com a violência do Rio de Janeiro em seis meses – com total e absoluto apoio não só da Rede Globo de Televisão, como de toda a grande mídia.
 
Sem recursos federais e abstendo-se de recorrer a empréstimos externos, Brizola desenvolveu importantes programas de saneamento básico, de eletrificação rural e urbana, como "Uma Luz na Escuridão" e de reforma urbana, através do programa "Cada Família, Um Lote". Foi Brizola que iniciou no Rio de Janeiro a política pública de urbanização de favelas, que substituiu a prática antiga das remoções desumanas e arbitrárias.
 
O Governo Brizola estancou a sangria dos dinheiros públicos representada pela organização do carnaval, com a construção da Passarela do Samba, obra executada no prazo recorde de quatro meses e que, em apenas dois anos, ensejou receitas suficientes para cobrir com sobras todo o seu investimento. Além de ampliar o mosaico dos cartões-postais cariocas, na Passarela o professor Darcy Ribeiro, então vice-governador e um dos principais mentores do Programa Especial de Educação, desenvolveu um complexo escolar com 210 salas de aula para funcionar fora do período carnavalesco.
 
1984 – Diretas Já
 
Em 1984, governador do Rio de Janeiro, Brizola liderou o grande comício da Candelária que reuniu um milhão de pessoas e elevou a campanha das "Diretas Já" para novo patamar. Fruto da perseverança dos opositores da ditadura militar, como Ulysses Guimarães, e realizados inicialmente sem apoio oficial e boicotados pela grande mídia, o comício da Candelária deu nova dimensão a campanha das Diretas Já. Não houve mais como esconder o óbvio: o povo queria as eleições diretas.
 
A mobilização dos cariocas obrigou os meios de comunicação – especialmente a Rede Globo de Televisão – a levantar o boicote imposto ao movimento, numa tentativa vã de ocultar o que viria a se transformar numa das maiores campanhas cívicas do País. Depois do Rio de Janeiro, outras capitais brasileiras viriam a reunir grandes multidões para exigir o direito democrático do povo de eleger o seu presidente.
 
Derrotada no Congresso pela maioria governista a emenda que restabelecia as eleições diretas, os líderes da campanha partem para uma solução negociada para o fim do regime militar, via eleições indiretas. Brizola rejeita o acordo, propõe as oposições que em vez de eleger indiretamente um presidente da República, seria melhor estender o mandato do general Figueiredo e fosse feita a transição em curto espaço de tempo, para em seguida eleger – diretamente – o presidente da República já em 1986. Brizola foi execrado e logo depois recusa-se a participar do governo Tancredo Neves, o da Nova República. Tancredo nem chega a assumir, o ex-presidente do PDS, o partido da ditadura militar, José Sarney, assume a Presidência da República.
 
1985 – Saturnino Braga se elege Prefeito
 
Com prestígio político cada vez maior no Rio de Janeiro e no Brasil, candidato a Presidente da República pelo PDT, Brizola lança Roberto Saturnino Braga, recém reeleito senador em 82 pelo PDT, para a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro nas eleições de 1985, as primeiras para as capitais brasileiras depois da ditadura militar, quando elas foram suprimidas. Último pleito a ser realizado antes do recadastramento eleitoral nacional promovido pelo TSE em 1986, o candidato de Brizola ganha as eleições pela esmagadora maioria do eleitorado carioca – embora Saturnino Braga fosse até 1982 apenas um político fluminense, ligado ao antigo Estado do Rio de Janeiro, eleitor de Niterói.
 
Antes mesmo da posse de Saturnino a primeiro de janeiro de 1986, o então vice-prefeito eleito, Jó Rezende, lança-se unilateralmente candidato a sucessão de Saturnino Braga no final de dezembro de 1985 sem ouvir ninguém, nem o próprio Saturnino. O acúmulo de poderes municipais nas mãos de Jó Rezende, por delegação de Saturnino Braga, e a compreensão de sua candidatura dificilmente passaria pelo PDT, partido a que se filiara na véspera da eleição de 85 e no dia em que sua candidatura a prefeito pelo PT seria anunciada, levam Jó a trabalhar pelo afastamento de Saturnino do PDT. Em fevereiro de 1986 Saturnino anuncia a sua decisão de sair do PDT, filiando-se logo depois ao PSB – partido pelo qual se elegera uma vez deputado federal ainda na década de 60, partido qual voltaria – com o apoio de Brizola – ao Senado Federal em 1998, derrotando entre outros os então candidatos Moreira Franco e Roberto Campos. A primeira suplência, segundo acordo acertado com Brizola, foi entregue ao vice-presidente regional do PDT do Rio, Carlos Lupi, com o compromisso de que Saturnino abriria mão da metade do mandato para Lupi assumir. O acordo não foi cumprido.
 
1986 – A Farsa do Cruzado e a derrota de Darcy Ribeiro
 
No final de seu primeiro governo no Rio, Brizola dá mais um aprova de coerência: em março de 1986, apenas seis dias após a edição do "Plano Cruzado", ele condena, como presidente nacional do PDT, em cadeia nacional de rádio e televisão, a política econômica de José Sarney, que pretendia acabar com a inflação por decreto lançando o "Plano Cruzado" que, na opinião de Brizola, não passava de uma estratégia eleitoral. "Tudo isso são votos, votos e mais votos", disse Brizola, explicando que a inflação "irá voltar com mais força, como volta uma mola que é comprimida contra a parede".
 
O alerta solitário de Brizola – aquela altura, as vésperas das eleições de governadores, deputados e senadores – nem mesmo os demais partidos de oposição ousaram levantar a voz contra as medidas de Sarney – seria amargamente lembrado pelo povo brasileiro logo nos primeiros dias após a contagem dos votos das eleições de outubro, quando o congelamento de preços foi suspenso e os índices inflacionários subiram vertiginosamente. Ferozmente atacado pela mídia, impedido pelo TSE de se apresentar no horário eleitoral gratuito do PDT, Brizola vê o seu candidato ao governo do Rio de Janeiro, Darcy Ribeiro, perder a eleição para o candidato governista – Moreira Franco, que apelidara de "Gato Angorá".
 
A Justiça Eleitoral, por conta do recadastramento, substituiu os velhos títulos eleitorais pelos novos, sem foto ou assinatura, dando um número a cada eleitor – procedimento que permitiu, 10 anos depois, em 1996, a introdução nas eleições brasileiras das urnas eletrônicas que o TSE dizia serem 100% seguras – apesar de serem infiscalizáveis e inauditáveis.
 
1989 – A eleição presidencial
 
A primeira eleição direta para presidente realizada no Brasil depois da ditadura dividiu o país basicamente em duas correntes: de um lado a direita reunida em torno do falso "caçador de marajás" representado por Collor de Mello, do outro os oposicionistas divididos entre PDT e PT. Apesar dos esforços de Brizola em busca da unidade, os dois partidos marcharam por caminhos próprios. Preocupado com o escândalo da Proconsult e com fatos registrados nas eleições de 1986 no Rio de Janeiro, o PDT solicitou formalmente ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) uma auditoria internacional para o programa de totalização de votos que seria empregado nas eleições presidenciais.
 
O TSE adiou várias vezes o julgamento do pedido e, em setembro de 1989, um mês antes do pleito, arquivou o pedido juntamente com outros pleitos do PDT, como o de que o partido ocupasse o mesmo tempo que o candidato Collor de Melo ocupara em rede nacional de TV, usando os tempos do PRN, partido de Collor, e de outro partido que o apoiava.
 
Ao final da apuração do primeiro turno das eleições presidenciais de 1989, após inexplicável interrupção de horas na apuração do Estado de Minas Gerais, o candidato do PT venceu Brizola com cerca de 0,5% de diferença entre eles. Um pouco antes do TSE anunciar oficialmente a vitória de Lula sobre Brizola por uma diferença de pouco mais de 400 mil votos, em um eleitorado de 86 milhões o TSE convocou entrevista coletiva com os meios de comunicação e nela os presidentes de sete institutos de pesquisa de opinião afirmaram, ao mesmo tempo e antes do resultado oficial, que Lula iria para o 2º turno com Collor de Melo.
 
A falta de transparência que marcou a apuração, gerando duvidas e suspeitas sobre o processo eleitoral de 1989, não impediu que Brizola, num ato de grandeza e desprendimento político, tomasse a decisão de apoiar Lula no segundo turno, transferindo todo o seu peso eleitoral para o candidato do PT que, graças a isto, obteve vitórias esmagadoras nos estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
 
1990 – O Segundo Governo no Rio de Janeiro
 
Em 1990 Brizola se elege Governador do Rio de Janeiro pela segunda vez com o extraordinário índice de 70% dos votos ainda no primeiro turno. Logo de início, se lança à tarefa de recuperação dos Cieps, criminosamente abandonados por seu antecessor, Moreira Franco. E não só isto: além de concluir as obras que haviam sido paralisadas e reimplantar a filosofia da escola de turno único, ampliou o Programa Especial de Educação com a criação dos ginásios públicos. Ao final do seu governo, 506 Cieps estavam funcionando, depois de um programa de obras 150 vezes maior do que a construção do Maracanã.
 
No segundo governo Brizola o Estado ganhou, ainda, a sua principal obra viária em várias décadas: a Linha Vermelha, uma via expressa que passou a ligar, ao longo dos seus 21,4 quilômetros, a Baixada Fluminense ao Centro do Rio, em apenas 20 minutos – além de criar um novo e moderno acesso para o Aeroporto Internacional do Galeão, realizada com recursos próprios do Estado em sua maior parte.
 
Outras realizações de grande envergadura, como o inicio do Programa de Despoluição da Baia de Guanabara (quase US$ 1 bilhão obtidos junto ao BID e ao governo japonês), a ampliação do sistema Guandu de abastecimento d’água e a criação da Universidade Estadual do Norte Fluminense, marcaram o segundo governo Brizola como um período de grande progresso e desenvolvimento para o Rio de Janeiro.
 
Apesar de tudo isso e de uma ação enérgica e transparente na área da segurança publica, com a punição exemplar dos responsáveis por atos de violência, como as chacinas da Candelária e de Vigário Geral, uma campanha destrutiva dos meios de comunicação contra Brizola e o Rio de Janeiro, empalideceu na mídia esta fase de progresso para o Estado – criando falsa imagem de que o Rio de Janeiro era mais violento do que outras grandes cidades do país.
 
A elite, diante da decisão de Brizola de novamente disputar a presidência da República, ataca-o ferozmente através da mídia e procura atrelar sua imagem a imagem descendente de Collor de Melo, especialmente depois do momento em que Collor resolve, no plano federal, copiar o programa especial de educação de Brizola – que recebeu o nome de Centro Integrado de Apoio a Criança (CIAC). Veterano das "ondas" midiáticas para desestabilizar os governos de Getúlio Vargas em 1954, e de João Goulart, em 1963, Brizola não compactua com a crítica fácil dos mesmos que elegeram Collor em 1989 preocupado com a questão da governabilidade e do processo de desestabilização do governo Collor.
 
Vem a CPI e se tornam claras as manobras de bastidores de personagens como PC Farias e outros, num somatório de evidências e provas sobre a corrupção no governo Collor. Brizola determina e a bancada do PDT, por determinação do Diretório Nacional do PDT, é a primeira do Congresso Nacional a fechar questão favorável ao impeachment de Collor.
 
Mesmo assim – de má fé - a mídia e especialmente a Rede Globo de Televisão, que elegera Collor destinando a ele mais tempo de exposição do que todos os demais candidatos à presidência em 89 somados – insiste na versão de que Brizola se "aliara" a Collor.
 
1993/1994 – 2a. Campanha presidencial e privatizações
 
Collor cai, ascende ao poder federal Itamar Franco e um novo ciclo de dificuldades passa a atrapalhar a segunda administração de Brizola no Rio de Janeiro. Ministro da Fazenda de Itamar, Fernando Henrique Cardoso sabota a construção da segunda etapa da Linha Vermelha, a que liga a Ilha do Governador a Baixada Fluminense, tradicional reduto eleitoral de Brizola - obra iniciada no Governo Collor em parceria com o governo estadual. FHC não libera as verbas, as obras param e ficam paradas durante meses, só recomeçam depois que Brizola se reúne com Itamar Franco e este dá ordens expressas ao seu Ministro para que liberasse os repasses federais. A obra recomeça lentamente, mas só termina depois das eleições presidenciais.
 
Ainda governador, ante o Plano Nacional de Desestatização (PND) aprovado pelo Congresso Nacional apesar do PDT ter fechado questão contra, Brizola critica a privatização da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Seu protesto é isolado, só encontra eco na Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e no Movimento em Defesa da Economia Nacional, (Modecon), ambos presididos pelo jornalista Barbosa Lima Sobrinho. A midia apóia maciçamente as privatizações, a CSN é entregue ao empresário Benjamin Steinbruck.
 
Apesar da mídia e do quadro político desfavorável, Brizola passa o cargo para o vice-governador Nilo Batista em 1993 e se candidata, pela segunda vez, a Presidência da República, tendo como candidato a vice o professor Darcy Ribeiro. Brizola bate de frente com o Plano Real, amargando péssimas posições nas pesquisas, enquanto Lula, confortavelmente instalado na preferência do eleitorado, se poupa da polêmica seguindo os "conselhos" dos marqueteiros a serviço do PT. Fernando Henrique, atrás de Lula, navegando no "sucesso" do Plano Real, colhe os frutos do relativo sucesso popular da iniciativa.
 
No único debate realizado pelos candidatos a presidente na campanha presidencial de 1994, já com regras rígidas para impedir a discussão livre dos temas, Brizola conseguiu dar um cheque mate em Fernando Henrique o forte de Brizola, quando este disse em certo momento, referindo-se ao Plano Real, que "como gosta de dizer o governador Brizola, o Plano Real vem de longe". Rápido no raciocínio e rompendo as regras, Brizola retrucou no ato: "É, eu sei, vem da Argentina". Arrancando uma gargalhada geral e deixando Fernando Henrique visivelmente embaraçado com a situação. Daí em diante Fernando Henrique não foi mais a nenhum debate, adotando a tática de Collor de fugir da discussão para não se desgastar.
 
Lula ficou na situação de "preferido" das pesquisas – consideradas por Brizola um "oligopólio" com o beneplácito da justiça eleitoral – até a véspera da eleição quando, na reta final, é alcançado por Fernando Henrique e logo depois superado. Brizola percorreu novamente todo o país com sua pregação nacionalista, mas seus índices eleitorais continuaram ínfimos. Fernando Henrique vence a eleição com apoio total da mídia e dos agentes econômicos, Brizola e Lula, mais uma vez, são derrotados.
 
No Estado do Rio, de forma absurda e inexplicável já que se elegera governador em 91 com mais de 50% de votos válidos – Brizola, com toda a sua bagagem política e verve, perde a eleição de 94 até para o então desconhecido candidato a presidente Enéas Carneiro, do Prona, que apresentava como plataforma eleitoral na televisão, uma única frase que é bordão até hoje: "Meu nome é Enéas!"
 
A mídia, sempre hostil a Brizola, celebra a derrota e alguns jornalistas proclamam, de novo, a "morte" política de Brizola – como haviam feito em 1964, quando ele partiu para o exílio. Fernando Henrique toma posse prometendo "acabar com a era Vargas" e retoma, com força total, o projeto neoliberal iniciado no Governo Collor, atendendo as determinações do Fundo Monetário Internacional (FMI), Banco Mundial e ao Governo dos Estados Unidos e sintetizadas no livro de Paulo Nogueira Baptista, "O Consenso de Washington".
 
Fernando Henrique Cardoso entrega aos grupos nacionais e multinacionais empresas estatais lucrativas como a Vale do Rio Doce, o Sistema Telebrás e muitas outras – as chamadas "jóias da coroa" – em questionáveis leilões até hoje pendentes na Justiça, embora seus promotores usassem o tempo todo a expressão "ato jurídico perfeito" como resposta às acusações de ilegalidade no processo de desestatização – críticas feitas não só por Brizola, como nacionalistas do porte do veterano jornalista Barbosa Lima Sobrinho e de seus auxiliares na Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e Movimento em Defesa da Economia Nacional (Modecon).
 
1998, Brizola vice de Lula e a "vitória" no Rio, com Garotinho
 
Fora do governo estadual, Brizola passa a se dedicar mais ao PDT até que quatro anos depois, em 1998, na tentativa de derrotar o projeto de reeleição Fernando Henrique Cardoso, Brizola estabelece uma aliança eleitoral com o Partido dos Trabalhadores (PT), aceitando a posição de vice-presidente na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva, para unir a esquerda, desde que no Rio de Janeiro fosse feito um grande acordo político envolvendo diversos partidos e que o PT apoiasse o candidato do PDT a governador, o ex-prefeito de Campos Anthony Garotinho. Apesar da reação de setores do PT, a senadora petista Benedita da Silva se elege vice-governadora na chapa de Garotinho, juntamente com o ex-deputado, ex-prefeito e ex-vereador Roberto Saturnino Braga, do PSB, que disputou a eleição como candidato único das oposições com o compromisso escrito de dividir o mandato com seu primeiro suplente, o ex-deputado federal e ex-secretário municipal, Carlos Lupi – também vice-presidente regional do PDT.
 
Brizola, depois da privatização da Companhia Vale do Rio Doce, do Sistema Telebrás e de outras importantes estatais passa a se dedicar ainda mais a luta dos setores nacionalistas brasileiros, principalmente os liderados e próximos ao jornalista Barbosa Lima Sobrinho como a ABI, Modecon e Associação dos Engenheiros da Petrobrás (Aepet). Brizola dá integral apoio a luta contra as tentativas de retalhar a Petrobrás e alienar o controle das jazidas de petróleo brasileiro, o que – infelizmente – começa a ser feito na prática após a criação da Agência Nacional de Petróleo (ANP) e o início das "rodadas de licitação" da agência criada por FHC.
 
Antenado o tempo todo nas questões que ferem a soberania nacional, Brizola morreu empenhado em denunciar a 6a. rodada de licitações da ANP marcada para agosto próximo para a entrega das chamadas "áreas azuis", comprovadamente ricas em petróleo segundo a Petrobrás – um verdadeiro "crime contra o Brasil", nas palavras de Brizola, só que agora perpetrado pelo presidente Lula da Silva, e sua ministra Dilma Roussef, uma ex-militante do PDT do Rio Grande do Sul.
 
Garotinho, eleito em 1998, antes mesmo antes da posse abala suas relações com Leonel Brizola por não ouvi-lo na escolha do secretariado preferindo, segundo expressão usada por Brizola "passear dentro do PDT, como quem passeia com um carrinho de compras dentro supermercado, pegando nas prateleiras o que o mais lhe agradasse e servisse". A gota d’água para que a divergência entre os dois viesse a público foi a nomeação pror Garotinho, para a pasta de Secretário de Justiça do advogado Sérgio Zveiter, declarado adversário político de Leonel Brizola. As relações entre o governador recém eleito e Brizola se agravaram com a repercussão por toda a mídia das declarações de um e de outro.
 
2000, o candidato a Prefeito do Rio de Janeiro
 
Preocupado com o que considerava "avanço" de Garotinho sobre as bases do partido, Brizola decide se lançar candidato a prefeito da Cidade do Rio de Janeiro nas eleições de 2000, aos 78 anos de idade, como forma de "fechar" o partido, unindo-o em torno do seu nome com a campanha eleitoral. Brizola sai as ruas com grande entusiasmo, empenhando-se a fundo na busca do voto, percorrendo praticamente todos os bairros da cidade e visitando todas as principais favelas da cidade, repetindo a mesma tática eleitoral que empregara em 1982 e lhe garantira, junto com os debates políticos, sua espetacular vitória nas eleições. Seu empenho e suas andanças por todo o Rio de Janeiro, recepcionado calorosamente por onde passava, inexplicavelmente, não alteravam o quadro das pesquisas – que o colocaram o tempo todo como um dos últimos candidatos na preferência do eleitorado – sempre atrás de César Maia e Benedita, embora atraísse multidões nas ruas - fechando-as em alguns casos, tal o número de pessoas que espontaneamente se aproximavam dele. Umas pedindo autógrafos, outras um simples troca de palavra, outras querendo apenas vê-lo de perto.
 
Brizola atraiu multidões no calçadão de Campo Grande, no conjunto habitacional Amarelinho de Irajá, em Cordovil, no calçadão de Banfu, onde fez comício decima de jardineira; fechou a rua do Riachuelo quando visitou a entrada do Bairro de Fátima. Brizola lotou o largo de Vigário Geral falando para centenas de pessoas, o mesmo acontecendo no Largo do Bicão, em Irajá. Brizola atravessou a pé a favela do Jacarezinho, entrando de um lado e saindo do outro, para prestigiar um candidato a vereador com reduto naquela localidade. O seu candidato a vice, Miro Teixeira, apareceu em uns poucos eventos de rua – preferindo se dedicar mais as aparições na tv.
 
Mas os seus votos em momento algum apareceram nas pesquisas, muito menos nos resultados produzidos pelas urnas eletrônicas que ele não cansou de denunciar em praça pública como máquinas infiscalizáveis que precisavam ser modificadas para que os resultados produzidos por elas pudessem ser auferidos e fiscalizados. Brizola realizou dezenas de mini-comícios pelas áreas populares da cidade também porque era o único candidato com total e absoluto transito em todos os lugares por onde passava. Aos 78 anos anos, vigoroso, subiu a pé o morro de São Carlos e andou praticamente a pé todo o conjunto habitacional de Cordovil, distribuindo bonés vermelhos com os dizeres Brizola Prefeito, PDT 12, disputados avidamente pelos eleitores e preservados com muito carinho especialmente pela população mais simples e mais pobre – varredores, flanelinhas, pessoas do povo – até hoje.
 
O candidato vencedor, César Maia, por exemplo, teve que sair as pressas do mercadinho da Cadeg, em Benfica, devido a violenta reação a sua presença devido a sua política de sistemática perseguição ao comércio ambulante. Brizola não foi hostilizado, pelo contrário, era saudado, por onde andasse na cidade do Rio de Janeiro. Mesmo assim as pesquisas insistiam em lhe atribuir os maiores índices de rejeição e os mais baixos índices de aprovação, praticamente delimitando a disputa entre César Maia e Benedita da Silva. Brizola não desistiu, pelo contrário, aproveitou a campanha para insistir na necessidade de se aperfeiçoar a legislação para o controle das pesquisas de opinião e, ao mesmo, ampliar a fiscalização dos cidadãos sobre as urnas eletrônicas. Veio a eleição e Brizola perdeu, confirmando o que as pesquisas eleitorais diziam e as urnas eletrônicas inauditáveis do TSE/TRE sacramentaram.
 
Em plena campanha há acirramento cada vez maior dos desentendimentos com Garotinho, fato que desemboca numa reunião convocada do Diretório Regional do Rio de Janeiro, convocado por Brizola, para discutir a expulsão ou não do partido do Governador Anthony Garotinho. O Diretório Regional do PDT/RJ fecha com Brizola, Garotinho é expulso do PDT. Para evitar o desgaste maior, Garotinho se antecipa e sai do partido, assinando ficha no PSB em uma reunião de seu grupo político onde há um rito de "passagem" – antes de assinar a ficha no PSB, os pedetistas que acompanharam Garotinho na nova opção partidária, jogam as bandeiras do PDT no chão, substituindo-as pela da nova sigla.
 
Em seu últimos anos de vida política, Brizola paulatinamente aumenta o tom de suas críticas ao sistema eleitoral eletrônico em uso no país, com assessoramento dos técnicos do Fórum do Voto Eletrônico (www.votoseguro.org) - tornando-se um defensor incondicional da impressão do voto eletrônico, única maneira de que o cidadão, que nada entende de informática – ter a possibilidade de conferir se o seu voto foi corretamente dado aos seus candidatos, antes dele ser totalizado pela máquina. Brizola deslocou-se várias vezes a Brasília única e exclusivamente com a intenção de obter das autoridades do TSE a contra-prova em papel do voto eletrônico – a maneira mais simples de garantir a recontagem, solução hoje defendida nos Estados Unidos por todos os especialistas em informática que discutem a introdução, nos Estados Unidos, do voto eletrônico – tanto que máquinas semelhantes as usadas no Brasil, que se caracterizam pela impossibilidade de recontagem, já foram proibidas em seis estados norte-americanos.
 
2002, a última campanha - Brizola Senador
 
Em 2002, atendendo à necessidade de fortalecer o PDT, Brizola cedeu aos argumentos de companheiros e, juntamente com Carlos Lupi, saiu candidato ao Senado. No plano nacional, Brizola coordenou o apoio à candidatura de Ciro Gomes, numa aliança com o PTB e o PPS, depois de tentar, meses a fio, fazer com que o ex-presidente Itamar Franco se filiasse ao PDT e saísse candidato à Presidência da República. Itamar, que teria como candidato a vice Ciro Gomes, ficou na dúvida se sairia ou não do PMDB aceitando o convite de Brizola, acaba não saindo do PMDB e logo depois, torpedeado dentro do PMDB, deixa de ser possível candidato à Presidência da República. Brizola, por sua vez, não aceitar ser novamente candidato da presidente – embora seu nome tenha sido lançado com o apoio de dezenas de companheiros do PDT.
 
Por fim, sem opção e por considerar Lula despreparado, concorda em apoiar a candidatura do ex-governador do Ceará Ciro Gomes, pelo PPS. Para governador do Rio de Janeiro, Brizola indica o jovem prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira, considerado um dos melhores administradores municipais do país e filho da maior liderança trabalhista do antigo Estado do Rio de Janeiro, governador Roberto Silveira. Para fortalecer a chapa no Rio e atendendo a apelo de companheiros, Brizola aceita disputar uma vaga no Senado ao lado de Carlos Lupi.
 
A mídia, mais uma vez, sob o falso argumento de que as eleições presidenciais tinham prioridade, negavam espaço jornalístico à campanha pelo governo estadual e pelo Senado, ao mesmo tempo em que era preparado, via institutos de pesquisa, o terreno para uma nova "morte política" de Leonel Brizola. Ao contrário da eleição para Prefeito, Brizola deixa a campanha de rua a cargo de Jorge Roberto e Carlos Lupi, dedicando-se apenas as gravações de televisão – para os programas nacionais, de apoio a Ciro Gomes, e para os programas estaduais, pedindo votos para ele, para Lupi e para Jorge Roberto Silveira.
 
Político mais experiente do Brasil, com 60 anos de vida pública, Brizola confia na sua experiência e na força do que chamava de seus "pensamentos conclusivos" para tocar a campanha para o Senado e, ao mesmo tempo, apoiar as campanhas – através do horário eleitoral gratuito e inserções no rádio e televisão, regionais e nacionais – de Ciro, Jorge Roberto e Lupi. No Rio de Janeiro a campanha se desdobra sem debates para o Senado, embora eles aconteçam para governador e para presidente da República, relegada a segundo plano pelos meios de comunicação, a campanha para o Senado se restringe a permanente divulgação, via mídia, de que os candidatos "a", "b", "c", etc – ocupavam tais e tais lugares na preferência do eleitorado – sem espaço para projetos, iniciativas, políticas públicas.
 
Ciro sobe nas pesquisas, chega perto da ponta segundo as mesmas pesquisas eleitorais que Brizola não cansou de atacar como cartelizadas, mas cai e finalmente, perto do primeiro turno, diante da possibilidade – dita pelas mesmas pesquisas, de que Lula poderia ganhar as eleições já no primeiro turno – Brizola sugere a Ciro Gomes que abra caminho para Lula, facilitando o caminho dele para a Presidência – derrotando Serra de uma vez. Ciro não aceita a sugestão, rompe com Brizola, Lula vai para o segundo turno. Na eleição para as duas vagas para o Senado, onde Brizola era praticamente o segundo candidato na preferência de muitos eleitores – até os do PT – Brizola inexplicavelmente amarga um sexto lugar, atrás – pela ordem – do ex-deputado estadual Sergio Cabral Filho, aliado do governador Garotinho e desafeto de Marcelo Alencar; do deputado federal Crivella, homem de confiança do "bispo" Macedo, da Igreja Universal do Reino de Deus, que soma 3,2 milhões de votos embora tradicionalmente o eleitorado evangélico no Rio de Janeiro nunca tivesse ultrapassado 1,8 milhão de votos; do jornalista Paulo Alberto Monteiro de Barros, mais conhecido pelo pseudônimo de Arthur da Távola; e do "bispo" Manoel Ferreira – um absoluto desconhecido fora das rodas evangélicas, também ligado ao governador Garotinho – que fez questão, quando Brizola esteve na rádio CBN onde ele já se encontrava, de posar ao lado do que ele próprio definiu como "uma das maiores lideranças políticas do Brasil", na presença dos jornalistas presentes – inclusive o titular do programa, Sidney Rezende.
 
Lula vence no plano federal, no plano estadual vence a candidata Rosinha Garotinho, enquanto Brizola e o PDT amargavam nova derrota imposta pela união de fortes interesses.
 
No dia seguinte ao anúncio da vitória de Lula no primeiro turno, Brizola recebe em sua casa uma ligação de Luiz Inácio da Silva quando estava reunido com assessores que acompanharam, no TRE do Rio de Janeiro, a dança dos números da apuração que, em determinado momento, deram para Lula resultado negativo em milhares e milhares de votos. Lula pediu apoio do PDT para o segundo turno, prontamente dado por Brizola em nome de todo o PDT, que abertamente – mais uma vez – apoiou integralmente uma candidatura de Lula à Presidência da República.
 
No segundo turno das eleições presidenciais, Leonel Brizola e o PDT proclamam apoio a Lula, com a intenção de "barrar o continuísmo de FHC", representado pelo candidato José Serra. Os trabalhistas se dedicam com afinco a candidatura Lula e o candidato do PT, com integral apoio de Brizola e de todo o PDT, finalmente chega a Presidência da República depois de disputar três vezes a eleição. Eleito com 53 milhões de votos, antes mesmo de empossados, Lula e seus liderados tiram a máscara ao entregarem a direção do Banco Central aos banqueiros, atrelando-se ao FMI. Lula, sem ouvir Brizola, nomeia Miro Teixeira Ministro das Comunicações e abre uma crise com Brizola que exigia que a direção do partido fosse ouvida institucionalmente, antes do PT partir para nomeações e cooptação de quadros pedetistas. As críticas de Brizola foram num crescendo até que se tornaram públicas quando, numa única reunião, o ministro-chefe do Gabinete Civil, José Dirceu, empregando práticas clientelistas e unicamente preocupado em ampliar a base parlamentar do Governo, sem qualquer compromisso com o antigo, coopta cerca de seis deputados do PDT com a ajuda de Miro Teixeira e sugere o ingresso deles no PTB. Brizola se atrita com Miro e pouco depois não resta ao antigo líder do PDT outro caminho que não seja o de deixar o PDT, trocado pela legenda do PPS.
 
Preocupado com a política agressiva de cooptação do PT, em dezembro de 2003, Brizola pede e o Diretório Nacional do PDT atende, votando a saída do partido da base de apoio ao governo, determinando a todos os seus filiados que entregassem os poucos cargos que detinham na administração federal. O episódio marcou, mais uma vez, espaço para que oportunistas se abrigavam sob o manto brizolista fizessem sua opção preferencial pelo poder, abandonando o debate de idéias e as lutas do povo trabalhador. Ao mesmo tempo que outros companheiros, que isoladamente ocupavam cargos no governo federal, atendem ao chamamento partidário e devolvem no tempo aprazado, 30 de janeiro de 2004 – os cargos que ocupavam no governo do PT.
 
Aproximando-se as eleições municipais, preocupado com a questão nacional, uma semana antes da realização do Encontro Nacional do PDT em São Paulo, nos dias 4 e 5 de junho últimos, sua última participação em evento público – falando no edifício Orly, sede do Diretório Nacional, para um grupo de dirigentes partidários procedentes de todo o Brasil, Brizola manifestou sua certeza de que o Brasil, nos dias de hoje, vive um momento de virada.
 
Argumentou que via os dias de hoje, diante da decepção da população com a política de Lula e do PT, tempos semelhantes ao que vivera em 1961, pouco antes do desencadeamento da Campanha da Legalidade. Brincando, disse que naqueles dias, embora fosse governador do Rio Grande do Sul, evitava passar perto até de filas de ônibus "para não levar vaias". Explicou que o Marechal Lott tinha perdido as eleições, Jânio Quadros, o novo presidente, isolara João Goulart e ele, lá no Rio Grande do Sul – atravessava momentos dificílimos para governar.
 
Então veio a tentativa de golpe dos ministros militares que tentaram impedir a posse de João Goulart, que estava na China. Ele, indignado com a situação, decidiu reagir e convocou seus companheiros para a reação – desencadeando a Campanha da Legalidade. Segundo Brizola, tudo virou, as pessoas começaram a afluir a praça fronteira ao Palácio Piratini – virou história.
 
Na sua opinião, concluiu, o PDT vive momentos muito parecidos com os que ele viveu naquela época pouco antes do início da Legalidade, mas que ele acreditava na virada, que os ventos da história estavam soprando a favor do PDT. Explicou que o governo federal não só cai nas pesquisas como cada vez afasta-se mais das pessoas que o elegeram, que acreditava que a campanha eleitoral de outubro próximo, na verdade, vai ser nacionalizada e o início da campanha eleitoral de 2006. Brizola garantiu que, na sua visão, as campanhas eleitorais para as eleições municipais deste ano e a presidente de 2006 serão uma só.
 
Brizola morreu empenhado em construir condições para que a proposta política do PDT se fortalecesse em todo o país através do Encontro Nacional do PDT realizado em São Paulo, sua última aparição pública onde, proferiu seu último discurso – mostrando didaticamente toda a sua disposição para a luta e a importância de se preservar as memórias de Vargas, João Goulart e Marcondes Filho, pais do Trabalhismo. Brizola em seguida foi para o Uruguai e de lá voltou, sozinho e em avião de carreira, já doente. Morreu na cancha confirmando uma das milhares de frases que eternizou no dicionário político do Brasil: cavalo de raça morre na pista.

Em Brasilia, estiveram presentes o senador Cristovam Buarque(DF), o presidente do diretório distrital Ezequiel Nascimento, líderes partidários, militantes e estudantes. Lá também estiveram Oniva Brizola, sobrinha do líder pedetista, e João vicente Goulart, filho mais velho do presidente João Goulart.
Na ocasião, o senador Cristovam Buarque ressaltou o papel de Brizola na política brasileira,l representado segundo ele, por uma mensagem e uma obra. A mensagem de fazer o país crescer com desenvolvimento social  e a obra que realizou nos governos do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro. 

NEIVA MOREIRA – Por sua vez, Ezequiel Nascimento, depois de lembrar a trajetória de Brizola, pediu aos presentes para também levar suas preces a Neiva Moreira, antigo dirigente nacional, jornalista e ex-deputado, que está hospitalizado desde a última terça-feira, em são Luis, sua trerra. Neiva, de 92 anos, apresentava hoje (22/01/10) melhoras em seu quadro e já saiu da UTI para um apartamento do hospital de São Domingos.

 

O PDT e todos os nacionalistas relembram, nesta sexta-feira, dia 22 de janeiro,  o 88 º aniversário do nascimento de Leonel de Moura Brizola, homem que marcou todos os acontecimentos políticos importantes ocorridos no Brasil na segunda metade do século XX. Brizola se elegeu governador por três vezes: uma pelo Rio Grande do Sul, sua terra natal; e duas vezes pelo Rio de Janeiro, sendo um dos homens mais perseguidos pelo ódio implantado no país a partir de 1964.

 

Em todo o país acontecerão atos, religiosos e políticos para marcar a data histórica para os pedetistas. No Rio de Janeiro, o Diretório Estadual do PDT convida para missa na Igreja de São Benedito, na Rua Uruguaiana, esquina com Rosário, no Centro, a partir das 9 horas da manhã  – com a presença do presidente nacional do PDT licenciado, Carlos Lupi, ministro do Trabalho. Em Brasília a missa será também às 9 horas, mas na Igreja Dom Bosco. Estarão presentes em Brasília o Senador Cristovam Buarque (DF), líderes partidários, militantes e estudantes. Assista ao vídeo Legalidade do jornalista Fernando Brito.

 

 
http://pdt12.locaweb.com.br/paginas.asp?id=504 
O vídeo da Legalidade, de Fernando Brito 






Textos e fotos sobre a vida e obra de Brizola
Outros vídeos do PDT, na ULB


Documento: Vida e obra de Leonel de Moura Brizola

 

 

Brizola nasceu em 22 de janeiro de 1922, numa casa rústica de madeira construída pelo próprio pai na localidade de Cruzinha, hoje pertencente ao município de Carazinho, no Rio Grande do Sul. Filho do tropeiro José Brizola e de Dona Oniva de Moura, foi o caçula dos cinco filhos – quatro homens e uma mulher. Ainda criança, pouco mais de um ano, perdeu o pai assassinado por uma coluna governista quando este retornava para casa ao final da Revolução de 23, onde lutara ao lado dos maragatos contra a autocracia de Borges de Medeiros. Coube à mãe Oniva a educação dos cinco filhos, todos alfabetizados por ela. A situação de pobreza tornou-se ainda mais grave depois da família perder em juízo a posse das terras e da casa. Oniva casou-se com João Gregório Estery, um colono vizinho, também viúvo e com mais seis filhos; e todos se mudaram para o povoado de São Bento.

 

O menino Leonel deixou a casa da mãe depois do casamento da irmã mais velha, Francisca, acompanhando-a para Passo Fundo. Ali, matriculou-se na escola primária e passou a ajudar o cunhado no açougue, entregando carne aos fregueses. Aos 10 anos, Leonel foi levado por um amigo da família para Carazinho, onde passaria a morar num sótão de hotel a fim de trabalhar e continuar os estudos. A luta pela sobrevivência levou-o a exercer as mais diversas atividades: lavou pratos em troca de casa e comida, foi engraxate, vendedor de jornais e carregador de malas até conseguir um emprego numa serraria, onde marcava tábuas.

 

A primeira casa razoavelmente confortável que conheceu foi a do pastor metodista Isidoro Pereira e de sua mulher Elvira que, sensibilizados com o esforço do menino, decidiram abrigá-lo. Deram-lhe um quarto, roupas e o matricularam no colégio da Igreja Metodista. Brizola adotou essa religião, converteu a mãe e vários colegas. Quando tinha 14 anos, após conseguir do prefeito de Carazinho uma passagem de 2a. classe e uma carta de recomendação para o diretor da Escola Agrícola, ele se transferiu, para Porto Alegre para estudar. Mais uma vez teve que trabalhar duro, primeiro como trocador de moedas, depois como ascensorista, enquanto aguardava ingresso na Escola Agrícola de Viamão, uma espera que durou vários meses. Ao lhe pedirem a certidão de nascimento, para a matrícula, descobriu que ainda não era registrado.

 

Brizola morou no próprio prédio da escola durante todo o curso e, depois de obter o diploma de técnico rural, aos 17 anos, foi novamente obrigado a procurar trabalho, empregando-se como operário auxiliar de montagem numa refinaria. Depois de completar 18 anos, fez um concurso para fiscal de moinhos do Ministério da Agricultura. Foi aprovado, mas pouco tempo depois pediu demissão para voltar a Porto Alegre, onde foi trabalhar como jardineiro da Prefeitura. Só então, pode cursar o ginásio e o colegial, estudando a noite na maior escola pública do Rio Grande do Sul, o Colégio Júlio de Castilhos.

 

Brizola prestou serviço militar na Base Aérea de Canoas e conseguiu depois se formar piloto privado. Entre a carreira na Varig e o curso de Engenharia, optou pelo segundo.

 

Em 1942 ingressou na Faculdade de Engenharia do Rio Grande do Sul e, em 1945, participou da fundação do PTB gaúcho influenciado pelo movimento queremista, que ganhava as ruas e contagiava as massas, resistindo as inclinações de seus colegas de faculdade, na maioria oriundos de classes mais privilegiadas que se filiam ao PSD e a UDN. Ainda estudante de Engenharia funda com sindicalistas o primeiro núcleo gaúcho do PTB, percorrendo o interior com lideranças no esforço de consolidar o partido, participando dos primeiros comícios. Muito ativo, em um comício diante da Prefeitura de Porto Alegre, chama a atenção de Getúlio Vargas que comenta com seus pares: “Botem este guri na chapa que ele vai muito longe”.

 

Em 1946, presidente da Ala Moça do PTB, é lançado candidato a deputado estadual com o apoio dos estudantes. Elege-se como um dos cinco mais votados dentro da maior bancada da Assembléia Legislativa, a do PTB que mesmo não elegendo o governador, faz 23 deputados. Na instalação da Assembléia Constituinte gaúcha conhece João Goulart, que também iniciava o seu primeiro mandato parlamentar, após organizar o PTB em São Borja e em toda a região das Missões. Apesar da intensa atividade política, conseguiu concluir o curso de Engenharia, formando-se engenheiro civil em 1949. Foi nessa época que Brizola conheceu Neusa, irmã de Jango, com quem se casaria em primeiro de março de 1950. Vargas, amigo da família Goulart, foi padrinho do casamento, do qual resultaram três filhos: José Vicente, João Otávio e Neuza Maria.

 

As eleições de 1950 reconduziram Getúlio ao Palácio do Catete. João Goulart elegeu-se deputado federal, enquanto Brizola obtinha o seu segundo mandato na Assembléia Legislativa gaúcha, onde assumiu a liderança da bancada trabalhista. Convidado pelo Governador Ernesto Dornelles para ocupar o cargo de Secretário das Obras Públicas, Brizola viveu a sua primeira experiência como administrador, executando vasto programa de obras no Estado. Mas o começo da sua projeção nacional viria nas eleições seguintes, após o suicídio de Vargas. Eleito deputado federal, ele travou, desde o início, uma ferrenha batalha com o deputado Carlos Lacerda, da UDN.

 

O mandado de deputado federal, no entanto, foi interrompido por sua campanha à Prefeitura de Porto Alegre, quando adotou o slogan: “Nenhuma criança sem escola”. A preocupação com a educação pública já se tornava uma obsessão na vida de Brizola. Como prefeito, ele construiu dezenas de grupos escolares em toda capital gaúcha, sobretudo nas vilas e áreas pobres da cidade. Também desenvolveu um grande programa de abastecimento d’água e modernizou o sistema de transporte coletivo.

 

Secretário de Obras e Prefeito de Porto Alegre

 

Como Secretário de Obras do Rio Grande do Sul (1952/1954), Brizola executou as seguintes obras: ponte sobre o Guaíba; ponte sobre o rio Pardo; reaparelhamento do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER); mais de 100 projetos implantados de ampliação e construção de estradas; Estação Ferroviária Diretor Augusto Pestana, em Porto Alegre; implantação do trem diesel Minuano; melhorias no Aeroporto Salgado Filho; reequipamento do Departamento Aeroviário do Estado; reaparelhamento do Departamento de Portos, Rios e Canais; implantação de 23 portos lacustres e fluviais; construção de 40 hidráulicas no interior do Estado; início da construção de grande número de Escolas Públicas.

 

Em 1955 Brizola se elege Prefeito de Porto Alegre com consagradora vitória – fazendo mais votos do que todos os demais candidatos juntos. Seus trunfos principais foram o plano de obras que executou na Secretaria de Obras, e o slogan: “Nenhuma criança sem escola”. A experiência administrativa bem sucedida na terceira maior cidade do país na época, reforçou a sua marca empreendedora e nitidamente popular.

 

As suas principais obras como Prefeito de Porto Alegre (1955/58), foram as seguintes: implantação de sistema integrado de planejamento; reavaliação do Imposto Predial; canalização de água em todas as Vilas Populares, de acordo com as prioridades estabelecidas pelas associações de moradores; implantação de 110 km de rede de água; construção da hidráulica São João e aumento das outras duas grandes hidráulicas, Moinhos de Vento e Cristo Redentor; implantação de mais de 80 km de rede esgoto; construção de 137 escolas primárias para 35 mil alunos, acabando com o déficit escolar; remodelação, alargamento e iluminação das avenidas Farrapos, Assis Brasil e Protásio Alves; urbanização do Passo da Cavalhada e asfaltamento da estrada Cristal-Cavalhada; dragagem-aterro do rio Guaíba e implantação da continuação da Av. Borges de Medeiros; renovação da frota de ônibus públicos; implantação dos ônibus elétricos trolley bus; criação do maior parque da cidade até hoje, o Saint-Hilaire; remodelação e construção de grande número de parques e campos populares de futebol; criação do Programa Integrado de reaparelhamento de Equipamentos Rodoviários para todas as prefeituras gaúchas.

 

Governador do Rio Grande do Sul, em 1958 – e a Legalidade

 

Em 1958, com amplo respaldo popular (mais de 670 mil votos contra 500 mil da coligação PSD/UDN/PL), Brizola se elege governador do Rio Grande do Sul aos 36 anos de idade. Mesmo sem ter alcançado maioria absoluta na Assembléia, constrói alianças que lhe dão respaldo à ação administrativa.

 

As suas principais obras como Governador (1959/1962): implanta com recursos públicos a indústria Aços Finos Piratini, utilizando carvão gaúcho em projeto pioneiro no Estado; traz para o Rio Grande do Sul a Refinaria de Petróleo Alberto Pasqualini, decisiva para a futura instalação de indústrias de adubos e do III Pólo Petroquímico; implanta, com recursos públicos, a Açúcar Gaúcho S/A – AGASA, em região canavieira pobre do Estado; incorpora o Banco do Estado do Rio Grande do Sul – BANRISUL – ao planejamento estadual e cria a Caixa Econômica Estadual; funda o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE; conclui a Termelétrica de Charqueadas, de grande porte para a época, próxima a Porto Alegre, e põe em operação a de Candiota, localizada em Bagé, além de construir várias usinas de médio porte.

 

Brizola também encampa, dentro das normas legais, a Companhia Estadual de Energia Elétrica, subsidiária da Bond & Share canadense, ligada ao grupo americano American Foreign Power, que com a Light carioca cartelizavam a produção de eletricidade nos maiores centros brasileiros; triplica em quatro anos a produção de eletricidade do RGS, acabando com os racionamentos; encampa a Cia. Telefônica Nacional, subsidiária da International Telegraph & Telephone (ITT), após o insucesso de longas gestões, para melhoria dos serviços telefônicos do Estado; cria o Instituto Gaúcho de Reforma Agrária – IGRA, com a entrega de mais de 14.000 títulos a agricultores sem terra, destacando-se áreas de assentamento como Fazenda Sarandi, Banhado do Colégio, Caponé, Fazendas Itapoã, Taquari e Pangaré.

 

Ainda como governador inicia e conclui o maior programa de investimento em educação realizado até hoje no Rio Grande do Sul, com a construção de 5.902 escolas primárias, 278 escolas técnicas e 131 ginásios, abrindo 700 mil novas matrículas e contratando 42 mil novos professores, acabando com o déficit escolar; lança as inovadoras Letras do Tesouro Estadual (brizoletas) que viabilizaram grande número de investimentos sociais; faz uma série de investimentos específicos, com a criação de Distritos Industriais, do Programa de Incentivo ao Trigo e do primeiro Zoológico do Rio Grande do Sul, em Sapucaia do Sul.

 

No plano político, inicia o governo queimando os arquivos do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS), eliminando a máquina existente de repressão no interior do governo estadual; introduz um programa radiotelefônico semanal e pioneiro no País, todas as sextas-feiras à noite, de prestação de contas e esclarecimento sobre a administração estadual; inicia e comanda a Campanha da Legalidade, sustando o plano que visava a impedir a posse do Vice-Presidente da República João Goulart, em ação política inédita e que garante o respeito à Constituição no país.

 

Brizola mobiliza o povo gaúcho e de todas as forças de que dispunha. A voz de Brizola, defendendo a Constituição, ecoa por todo o país através de uma cadeia de emissoras de rádio, ganhando o apoio da opinião pública nacional. O Rio Grande do Sul se levanta numa jornada cívica, o general Machado Lopes, comandante do III Exército, adere à luta contra o golpismo. Do seu posto de comando, o Palácio Piratini, sede do governo estadual, Brizola garante a posse de Jango. Este, porém, contrariando a opinião do governador gaúcho, que queria que as tropas legalistas do Sul marchassem até Brasília, prendessem os militares golpistas e dissolvessem o Congresso, convocando imediatamente uma Assembléia Nacional Constituinte; aceita e concorda com a emenda parlamentarista como solução conciliatória. Jango assumiu a presidência da República, praticamente sem poderes. Os golpistas de 61 começam a conspirar contra Jango no dia de sua posse.

 

1964 – o golpe, o exílio e a Carta de Lisboa

 

Ao final de seu mandato de Governador gaúcho, Brizola se transfere para o Rio de Janeiro, onde se elege deputado federal com nada menos do que um terço dos votos de todos os cariocas. Foi um dos mais ativos membros da Frente Parlamentar Nacionalista, lutando, inicialmente, pela restauração do presidencialismo, conseguida através do plebiscito de 1963, e depois pela implantação das reformas de base.

 

O golpe militar de 1964 frustra a proposta trabalhista de modernização da sociedade brasileira, através da reforma agrária, da reforma urbana, da reforma fiscal e da Lei de Remessa de lucros, entre outras iniciativas. Mais uma vez Brizola tenta organizar a resistência popular e armada em defesa da Constituição, a partir do Rio Grande do Sul. Mas, àquela altura, todos os esforços se revelariam inúteis. Em um dos seus últimos discursos em vida, na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul reunida em sessão especial pelos 40 anos do golpe militar de 64, Brizola afirmou: “Se dependesse de mim, teríamos resistido ao golpe militar de 64”.

 

Depois de dois meses de clandestinidade na região da fronteira, Brizola é, por fim, forçado a exilar-se. Ele deixa o Brasil num pequeno avião, que parte da praia gaúcha do Pinhal para o Uruguai. Confinado no balneário de Atlântida por pressão dos governos militares brasileiros, mantém seus contatos com a oposição e apóia o MDB na grande vitória das eleições de 1974. As pressões da ditadura, entretanto, acabam levando as autoridades uruguaias a determinarem a sua expulsão daquele país, em 1977, em plena “Operação Condor” de eliminação física de exilados latino-americanos pelos órgãos de repressão do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile – sob supervisão da CIA.

 

Brizola dá então um passo surpreendente: solicita e obtém asilo político nos Estados Unidos, aquela época sob o governo democrático de Jimmy Carter de quem, mais tarde, se tornaria amigo pessoal. Fixando residência em Nova Iorque, estabelece relações com os partidos social-democratas da Europa e seus principais líderes, como Willy Brandt, Felipe González, Mário Soares, Olof Palme e François Mitterrand. Uma aproximação que o levou, anos mais tarde, como presidente do PDT, a ocupar a vice-presidência da Internacional Socialista e, posteriormente, a se tornar um dos presidentes de honra da Internacional Socialista.

 

Ainda no exílio, diante da progressiva abertura política no Brasil comandada pelo general Ernesto Geisel, Brizola se movimenta e organiza em Lisboa nos dias 15, 16 e 17 de junho de 1979 – o Encontro dos Trabalhistas do Brasil com os Trabalhistas no Exílio, com o objetivo de reorganizar o PTB fundado por Getúlio Vargas em 1945 e extinto pela ditadura militar. Com integral apoio do então presidente Mario Soares, de Portugal, o evento é um sucesso e antes mesmo da decretação da anistia, em setembro de 1979, começa a ser reorganizado o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) sob a liderança de Brizola a partir da assinatura e do lançamento da “Carta de Lisboa”.

 

1979 – A volta por São Borja, primeiro governo no Rio de Janeiro

 

Decretada a anistia, Brizola retorna ao Brasil por Foz do Iguaçu, dirigindo-se no dia 17 de setembro de 1979 para São Borja, pequena cidade na fronteira com a Argentina, terra natal de Getúlio Vargas e João Goulart – as duas maiores lideranças do Trabalhismo brasileiro. Brizola se fixa no Rio de Janeiro – que considerava tambor político do Brasil – para reiniciar sua vida pública interrompida pela violência do Ato Institucional número 01 que cassou, além dele, o próprio Presidente João Goulart, o então chefe do Gabinete Civil, Darcy Ribeiro, e o Secretário de Imprensa de Jango, Raul Ryff.

 

Brizola passou a se dirigir anualmente a São Borja no dia 24 de agosto para cultuar a memória de Getúlio Vargas e a sua Carta Testamento – que considerava o maior documento político da História do Brasil; e a de João Goulart, seu cunhado, herdeiro político de Vargas. A partir de 1993, com a morte e sepultamento em São Borja de sua mulher, Neusa Brizola, irmã de Jango, a romaria anual a São Borja passa a ter significado ainda mais profundo para Brizola, que definia Neusa como uma mulher “bonita por fora e por dentro”.

 

Mas o seu projeto de reorganizar o PTB preocupou a ditadura militar, as voltas com as eleições plebiscitárias e o explosivo crescimento do MDB a partir de 1974, em conseqüência da anti-candidatura à Presidência da República de Ulysses Guimarães e Barbosa Lima Sobrinho. Para se precaver, em manobra no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o general Golbery do Couto e Silva, tira a sigla PTB das mãos de Brizola e a entrega a Yvete Vargas, uma deputada conservadora – alegando razões burocráticas.

 

Em lágrimas, Brizola rasga uma folha de papel onde estavam as letras PTB e funda o Partido Democrático Trabalhista (PDT) como forma de reagir a manobra da ditadura. Brizola começa do zero novamente e em curtíssimo espaço de tempo, um ano, consegue graças a sua liderança – atender a legislação e organizar o PDT. E é por essa nova sigla que se elege Governador do Estado do Rio de Janeiro em 1982 apesar da tentativa de fraude na totalização eletrônica do TRE – que ficou conhecida como “Escândalo da Proconsult” – jamais apurado apesar dos esforços de Brizola, do PDT e do Ministério Público do Rio de Janeiro.

 

Brizola venceu as eleições, segundo ele, graças ao que definia como “a força do povo”, numa histórica campanha que ele próprio avaliou que só sendo comparável a de Getúlio Vargas em 1950. Em 82, embora o PDT praticamente não tivesse estrutura orgânica ou apoio financeiro, Brizola partiu do zero nas pesquisas pré-eleitorais – que davam ampla vitória para Sandra Cavalcanti, a candidata do PTB – para a vitória graças ao amplo acesso que teve a opinião publica, via debates. O seu material de campanha restringia-se a um boné vermelho com o slogan “Brizola na cabeça”, criado pelo jornalista Wagner Teixeira, e alguns poucos cartazes e panfletos.

 

Brizola venceu as eleições de 1982 devido aos debates, sendo o primeiro deles o da Radio Jornal do Brasil, emissora do Rio de Janeiro que também teria papel estratégico na apuração dos votos – durante a tentativa de fraudar o resultado das eleições através da firma de informática Proconsult, contratada pelo TRE do Rio de Janeiro para totalizar os votos. Ao debate da Rádio JB seguiram-se os do “Povo na TV”, o da TV Bandeirantes e o da Rede Globo de Televisão.

 

Após 15 anos de exílio, das discriminação e das perseguições, empossado governador do Rio de Janeiro, as primeiras palavras de Brizola, foram no sentido de superar injustiças e incompreensões: “A partir de agora, sou o governador de todos, e não de um grupo, de uma facção ou de um partido”.

 

Em seu primeiro Governo no Estado do Rio de Janeiro, Brizola retomou a luta iniciada 20 anos antes, no Rio Grande do Sul, em favor da educação pública. Idealizou e executou, com a ajuda de Darcy Ribeiro, o mais arrojado e revolucionário programa educacional já desenvolvido no Brasil: o Programa Especial de Educação, o de construção dos Centros Integrados de Educação Pública (Cieps), que o povo apelidou de “Brizolão”. Uma escola integrada, de turno único, com assistência médico-sanitária e nutricional, biblioteca e estudo dirigido, tendo cada Ciep com capacidade para até mil alunos. Nada menos do que 500 deles foram deixados, prontos ou em construção, com as peças pré-moldadas em estoque, ao seu sucessor, Moreira Franco, que se elegeu prometendo acabar com a violência do Rio de Janeiro em seis meses – com total e absoluto apoio não só da Rede Globo de Televisão, como de toda a grande mídia.

 

Sem recursos federais e abstendo-se de recorrer a empréstimos externos, Brizola desenvolveu importantes programas de saneamento básico, de eletrificação rural e urbana, como “Uma Luz na Escuridão” e de reforma urbana, através do programa “Cada Família, Um Lote”. Foi Brizola que iniciou no Rio de Janeiro a política pública de urbanização de favelas, que substituiu a prática antiga das remoções desumanas e arbitrárias.

 

O Governo Brizola estancou a sangria dos dinheiros públicos representada pela organização do carnaval, com a construção da Passarela do Samba, obra executada no prazo recorde de quatro meses e que, em apenas dois anos, ensejou receitas suficientes para cobrir com sobras todo o seu investimento. Além de ampliar o mosaico dos cartões-postais cariocas, na Passarela o professor Darcy Ribeiro, então vice-governador e um dos principais mentores do Programa Especial de Educação, desenvolveu um complexo escolar com 210 salas de aula para funcionar fora do período carnavalesco.

 

1984 – Diretas Já

 

Em 1984, governador do Rio de Janeiro, Brizola liderou o grande comício da Candelária que reuniu um milhão de pessoas e elevou a campanha das “Diretas Já” para novo patamar. Fruto da perseverança dos opositores da ditadura militar, como Ulysses Guimarães, e realizados inicialmente sem apoio oficial e boicotados pela grande mídia, o comício da Candelária deu nova dimensão a campanha das Diretas Já. Não houve mais como esconder o óbvio: o povo queria as eleições diretas.

 

A mobilização dos cariocas obrigou os meios de comunicação – especialmente a Rede Globo de Televisão – a levantar o boicote imposto ao movimento, numa tentativa vã de ocultar o que viria a se transformar numa das maiores campanhas cívicas do País. Depois do Rio de Janeiro, outras capitais brasileiras viriam a reunir grandes multidões para exigir o direito democrático do povo de eleger o seu presidente.

 

Derrotada no Congresso pela maioria governista a emenda que restabelecia as eleições diretas, os líderes da campanha partem para uma solução negociada para o fim do regime militar, via eleições indiretas. Brizola rejeita o acordo, propõe as oposições que em vez de eleger indiretamente um presidente da República, seria melhor estender o mandato do general Figueiredo e fosse feita a transição em curto espaço de tempo, para em seguida eleger – diretamente – o presidente da República já em 1986. Brizola foi execrado e logo depois recusa-se a participar do governo Tancredo Neves, o da Nova República. Tancredo nem chega a assumir, o ex-presidente do PDS, o partido da ditadura militar, José Sarney, assume a Presidência da República.

 

1985 – Saturnino Braga se elege Prefeito

 

Com prestígio político cada vez maior no Rio de Janeiro e no Brasil, candidato a Presidente da República pelo PDT, Brizola lança Roberto Saturnino Braga, recém reeleito senador em 82 pelo PDT, para a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro nas eleições de 1985, as primeiras para as capitais brasileiras depois da ditadura militar, quando elas foram suprimidas. Último pleito a ser realizado antes do recadastramento eleitoral nacional promovido pelo TSE em 1986, o candidato de Brizola ganha as eleições pela esmagadora maioria do eleitorado carioca – embora Saturnino Braga fosse até 1982 apenas um político fluminense, ligado ao antigo Estado do Rio de Janeiro, eleitor de Niterói.

 

Antes mesmo da posse de Saturnino a primeiro de janeiro de 1986, o então vice-prefeito eleito, Jó Rezende, lança-se unilateralmente candidato a sucessão de Saturnino Braga no final de dezembro de 1985 sem ouvir ninguém, nem o próprio Saturnino. O acúmulo de poderes municipais nas mãos de Jó Rezende, por delegação de Saturnino Braga, e a compreensão de sua candidatura dificilmente passaria pelo PDT, partido a que se filiara na véspera da eleição de 85 e no dia em que sua candidatura a prefeito pelo PT seria anunciada, levam Jó a trabalhar pelo afastamento de Saturnino do PDT. Em fevereiro de 1986 Saturnino anuncia a sua decisão de sair do PDT, filiando-se logo depois ao PSB – partido pelo qual se elegera uma vez deputado federal ainda na década de 60, partido qual voltaria – com o apoio de Brizola – ao Senado Federal em 1998, derrotando entre outros os então candidatos Moreira Franco e Roberto Campos. A primeira suplência, segundo acordo acertado com Brizola, foi entregue ao vice-presidente regional do PDT do Rio, Carlos Lupi, com o compromisso de que Saturnino abriria mão da metade do mandato para Lupi assumir. O acordo não foi cumprido.

 

1986 – A Farsa do Cruzado e a derrota de Darcy Ribeiro

 

No final de seu primeiro governo no Rio, Brizola dá mais um aprova de coerência: em março de 1986, apenas seis dias após a edição do “Plano Cruzado”, ele condena, como presidente nacional do PDT, em cadeia nacional de rádio e televisão, a política econômica de José Sarney, que pretendia acabar com a inflação por decreto lançando o “Plano Cruzado” que, na opinião de Brizola, não passava de uma estratégia eleitoral. “Tudo isso são votos, votos e mais votos”, disse Brizola, explicando que a inflação “irá voltar com mais força, como volta uma mola que é comprimida contra a parede”.

 

O alerta solitário de Brizola – aquela altura, as vésperas das eleições de governadores, deputados e senadores – nem mesmo os demais partidos de oposição ousaram levantar a voz contra as medidas de Sarney – seria amargamente lembrado pelo povo brasileiro logo nos primeiros dias após a contagem dos votos das eleições de outubro, quando o congelamento de preços foi suspenso e os índices inflacionários subiram vertiginosamente. Ferozmente atacado pela mídia, impedido pelo TSE de se apresentar no horário eleitoral gratuito do PDT, Brizola vê o seu candidato ao governo do Rio de Janeiro, Darcy Ribeiro, perder a eleição para o candidato governista – Moreira Franco, que apelidara de “Gato Angorá”.

 

A Justiça Eleitoral, por conta do recadastramento, substituiu os velhos títulos eleitorais pelos novos, sem foto ou assinatura, dando um número a cada eleitor – procedimento que permitiu, 10 anos depois, em 1996, a introdução nas eleições brasileiras das urnas eletrônicas que o TSE dizia serem 100% seguras – apesar de serem infiscalizáveis e inauditáveis.

 

1989 – A eleição presidencial

 

A primeira eleição direta para presidente realizada no Brasil depois da ditadura dividiu o país basicamente em duas correntes: de um lado a direita reunida em torno do falso “caçador de marajás” representado por Collor de Mello, do outro os oposicionistas divididos entre PDT e PT. Apesar dos esforços de Brizola em busca da unidade, os dois partidos marcharam por caminhos próprios. Preocupado com o escândalo da Proconsult e com fatos registrados nas eleições de 1986 no Rio de Janeiro, o PDT solicitou formalmente ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) uma auditoria internacional para o programa de totalização de votos que seria empregado nas eleições presidenciais.

 

O TSE adiou várias vezes o julgamento do pedido e, em setembro de 1989, um mês antes do pleito, arquivou o pedido juntamente com outros pleitos do PDT, como o de que o partido ocupasse o mesmo tempo que o candidato Collor de Melo ocupara em rede nacional de TV, usando os tempos do PRN, partido de Collor, e de outro partido que o apoiava.

 

Ao final da apuração do primeiro turno das eleições presidenciais de 1989, após inexplicável interrupção de horas na apuração do Estado de Minas Gerais, o candidato do PT venceu Brizola com cerca de 0,5% de diferença entre eles. Um pouco antes do TSE anunciar oficialmente a vitória de Lula sobre Brizola por uma diferença de pouco mais de 400 mil votos, em um eleitorado de 86 milhões o TSE convocou entrevista coletiva com os meios de comunicação e nela os presidentes de sete institutos de pesquisa de opinião afirmaram, ao mesmo tempo e antes do resultado oficial, que Lula iria para o 2º turno com Collor de Melo.

 

A falta de transparência que marcou a apuração, gerando duvidas e suspeitas sobre o processo eleitoral de 1989, não impediu que Brizola, num ato de grandeza e desprendimento político, tomasse a decisão de apoiar Lula no segundo turno, transferindo todo o seu peso eleitoral para o candidato do PT que, graças a isto, obteve vitórias esmagadoras nos estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

 

1990 – O Segundo Governo no Rio de Janeiro

 

Em 1990 Brizola se elege Governador do Rio de Janeiro pela segunda vez com o extraordinário índice de 70% dos votos ainda no primeiro turno. Logo de início, se lança à tarefa de recuperação dos Cieps, criminosamente abandonados por seu antecessor, Moreira Franco. E não só isto: além de concluir as obras que haviam sido paralisadas e reimplantar a filosofia da escola de turno único, ampliou o Programa Especial de Educação com a criação dos ginásios públicos. Ao final do seu governo, 506 Cieps estavam funcionando, depois de um programa de obras 150 vezes maior do que a construção do Maracanã.

 

No segundo governo Brizola o Estado ganhou, ainda, a sua principal obra viária em várias décadas: a Linha Vermelha, uma via expressa que passou a ligar, ao longo dos seus 21,4 quilômetros, a Baixada Fluminense ao Centro do Rio, em apenas 20 minutos – além de criar um novo e moderno acesso para o Aeroporto Internacional do Galeão, realizada com recursos próprios do Estado em sua maior parte.

 

Outras realizações de grande envergadura, como o inicio do Programa de Despoluição da Baia de Guanabara (quase US$ 1 bilhão obtidos junto ao BID e ao governo japonês), a ampliação do sistema Guandu de abastecimento d’água e a criação da Universidade Estadual do Norte Fluminense, marcaram o segundo governo Brizola como um período de grande progresso e desenvolvimento para o Rio de Janeiro.

 

Apesar de tudo isso e de uma ação enérgica e transparente na área da segurança publica, com a punição exemplar dos responsáveis por atos de violência, como as chacinas da Candelária e de Vigário Geral, uma campanha destrutiva dos meios de comunicação contra Brizola e o Rio de Janeiro, empalideceu na mídia esta fase de progresso para o Estado – criando falsa imagem de que o Rio de Janeiro era mais violento do que outras grandes cidades do país.

 

A elite, diante da decisão de Brizola de novamente disputar a presidência da República, ataca-o ferozmente através da mídia e procura atrelar sua imagem a imagem descendente de Collor de Melo, especialmente depois do momento em que Collor resolve, no plano federal, copiar o programa especial de educação de Brizola – que recebeu o nome de Centro Integrado de Apoio a Criança (CIAC). Veterano das “ondas” midiáticas para desestabilizar os governos de Getúlio Vargas em 1954, e de João Goulart, em 1963, Brizola não compactua com a crítica fácil dos mesmos que elegeram Collor em 1989 preocupado com a questão da governabilidade e do processo de desestabilização do governo Collor.

 

Vem a CPI e se tornam claras as manobras de bastidores de personagens como PC Farias e outros, num somatório de evidências e provas sobre a corrupção no governo Collor. Brizola determina e a bancada do PDT, por determinação do Diretório Nacional do PDT, é a primeira do Congresso Nacional a fechar questão favorável ao impeachment de Collor.

 

Mesmo assim – de má fé – a mídia e especialmente a Rede Globo de Televisão, que elegera Collor destinando a ele mais tempo de exposição do que todos os demais candidatos à presidência em 89 somados – insiste na versão de que Brizola se “aliara” a Collor.

 

1993/1994 – 2a. Campanha presidencial e privatizações

 

Collor cai, ascende ao poder federal Itamar Franco e um novo ciclo de dificuldades passa a atrapalhar a segunda administração de Brizola no Rio de Janeiro. Ministro da Fazenda de Itamar, Fernando Henrique Cardoso sabota a construção da segunda etapa da Linha Vermelha, a que liga a Ilha do Governador a Baixada Fluminense, tradicional reduto eleitoral de Brizola – obra iniciada no Governo Collor em parceria com o governo estadual. FHC não libera as verbas, as obras param e ficam paradas durante meses, só recomeçam depois que Brizola se reúne com Itamar Franco e este dá ordens expressas ao seu Ministro para que liberasse os repasses federais. A obra recomeça lentamente, mas só termina depois das eleições presidenciais.

 

Ainda governador, ante o Plano Nacional de Desestatização (PND) aprovado pelo Congresso Nacional apesar do PDT ter fechado questão contra, Brizola critica a privatização da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Seu protesto é isolado, só encontra eco na Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e no Movimento em Defesa da Economia Nacional, (Modecon), ambos presididos pelo jornalista Barbosa Lima Sobrinho. A midia apóia maciçamente as privatizações, a CSN é entregue ao empresário Benjamin Steinbruck.

 

Apesar da mídia e do quadro político desfavorável, Brizola passa o cargo para o vice-governador Nilo Batista em 1993 e se candidata, pela segunda vez, a Presidência da República, tendo como candidato a vice o professor Darcy Ribeiro. Brizola bate de frente com o Plano Real, amargando péssimas posições nas pesquisas, enquanto Lula, confortavelmente instalado na preferência do eleitorado, se poupa da polêmica seguindo os “conselhos” dos marqueteiros a serviço do PT. Fernando Henrique, atrás de Lula, navegando no “sucesso” do Plano Real, colhe os frutos do relativo sucesso popular da iniciativa.

 

No único debate realizado pelos candidatos a presidente na campanha presidencial de 1994, já com regras rígidas para impedir a discussão livre dos temas, Brizola conseguiu dar um cheque mate em Fernando Henrique o forte de Brizola, quando este disse em certo momento, referindo-se ao Plano Real, que “como gosta de dizer o governador Brizola, o Plano Real vem de longe”. Rápido no raciocínio e rompendo as regras, Brizola retrucou no ato: “É, eu sei, vem da Argentina”. Arrancando uma gargalhada geral e deixando Fernando Henrique visivelmente embaraçado com a situação. Daí em diante Fernando Henrique não foi mais a nenhum debate, adotando a tática de Collor de fugir da discussão para não se desgastar.

 

Lula ficou na situação de “preferido” das pesquisas – consideradas por Brizola um “oligopólio” com o beneplácito da justiça eleitoral – até a véspera da eleição quando, na reta final, é alcançado por Fernando Henrique e logo depois superado. Brizola percorreu novamente todo o país com sua pregação nacionalista, mas seus índices eleitorais continuaram ínfimos. Fernando Henrique vence a eleição com apoio total da mídia e dos agentes econômicos, Brizola e Lula, mais uma vez, são derrotados.

 

No Estado do Rio, de forma absurda e inexplicável já que se elegera governador em 91 com mais de 50% de votos válidos – Brizola, com toda a sua bagagem política e verve, perde a eleição de 94 até para o então desconhecido candidato a presidente Enéas Carneiro, do Prona, que apresentava como plataforma eleitoral na televisão, uma única frase que é bordão até hoje: “Meu nome é Enéas!”

 

A mídia, sempre hostil a Brizola, celebra a derrota e alguns jornalistas proclamam, de novo, a “morte” política de Brizola – como haviam feito em 1964, quando ele partiu para o exílio. Fernando Henrique toma posse prometendo “acabar com a era Vargas” e retoma, com força total, o projeto neoliberal iniciado no Governo Collor, atendendo as determinações do Fundo Monetário Internacional (FMI), Banco Mundial e ao Governo dos Estados Unidos e sintetizadas no livro de Paulo Nogueira Baptista, “O Consenso de Washington”.

 

Fernando Henrique Cardoso entrega aos grupos nacionais e multinacionais empresas estatais lucrativas como a Vale do Rio Doce, o Sistema Telebrás e muitas outras – as chamadas “jóias da coroa” – em questionáveis leilões até hoje pendentes na Justiça, embora seus promotores usassem o tempo todo a expressão “ato jurídico perfeito” como resposta às acusações de ilegalidade no processo de desestatização – críticas feitas não só por Brizola, como nacionalistas do porte do veterano jornalista Barbosa Lima Sobrinho e de seus auxiliares na Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e Movimento em Defesa da Economia Nacional (Modecon).

 

1998, Brizola vice de Lula e a “vitória” no Rio, com Garotinho

 

Fora do governo estadual, Brizola passa a se dedicar mais ao PDT até que quatro anos depois, em 1998, na tentativa de derrotar o projeto de reeleição Fernando Henrique Cardoso, Brizola estabelece uma aliança eleitoral com o Partido dos Trabalhadores (PT), aceitando a posição de vice-presidente na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva, para unir a esquerda, desde que no Rio de Janeiro fosse feito um grande acordo político envolvendo diversos partidos e que o PT apoiasse o candidato do PDT a governador, o ex-prefeito de Campos Anthony Garotinho. Apesar da reação de setores do PT, a senadora petista Benedita da Silva se elege vice-governadora na chapa de Garotinho, juntamente com o ex-deputado, ex-prefeito e ex-vereador Roberto Saturnino Braga, do PSB, que disputou a eleição como candidato único das oposições com o compromisso escrito de dividir o mandato com seu primeiro suplente, o ex-deputado federal e ex-secretário municipal, Carlos Lupi – também vice-presidente regional do PDT.

 

Brizola, depois da privatização da Companhia Vale do Rio Doce, do Sistema Telebrás e de outras importantes estatais passa a se dedicar ainda mais a luta dos setores nacionalistas brasileiros, principalmente os liderados e próximos ao jornalista Barbosa Lima Sobrinho como a ABI, Modecon e Associação dos Engenheiros da Petrobrás (Aepet). Brizola dá integral apoio a luta contra as tentativas de retalhar a Petrobrás e alienar o controle das jazidas de petróleo brasileiro, o que – infelizmente – começa a ser feito na prática após a criação da Agência Nacional de Petróleo (ANP) e o início das “rodadas de licitação” da agência criada por FHC.

 

Antenado o tempo todo nas questões que ferem a soberania nacional, Brizola morreu empenhado em denunciar a 6a. rodada de licitações da ANP marcada para agosto próximo para a entrega das chamadas “áreas azuis”, comprovadamente ricas em petróleo segundo a Petrobrás – um verdadeiro “crime contra o Brasil”, nas palavras de Brizola, só que agora perpetrado pelo presidente Lula da Silva, e sua ministra Dilma Roussef, uma ex-militante do PDT do Rio Grande do Sul.

 

Garotinho, eleito em 1998, antes mesmo antes da posse abala suas relações com Leonel Brizola por não ouvi-lo na escolha do secretariado preferindo, segundo expressão usada por Brizola “passear dentro do PDT, como quem passeia com um carrinho de compras dentro supermercado, pegando nas prateleiras o que o mais lhe agradasse e servisse”. A gota d’água para que a divergência entre os dois viesse a público foi a nomeação pror Garotinho, para a pasta de Secretário de Justiça do advogado Sérgio Zveiter, declarado adversário político de Leonel Brizola. As relações entre o governador recém eleito e Brizola se agravaram com a repercussão por toda a mídia das declarações de um e de outro.

 

2000, o candidato a Prefeito do Rio de Janeiro

 

Preocupado com o que considerava “avanço” de Garotinho sobre as bases do partido, Brizola decide se lançar candidato a prefeito da Cidade do Rio de Janeiro nas eleições de 2000, aos 78 anos de idade, como forma de “fechar” o partido, unindo-o em torno do seu nome com a campanha eleitoral. Brizola sai as ruas com grande entusiasmo, empenhando-se a fundo na busca do voto, percorrendo praticamente todos os bairros da cidade e visitando todas as principais favelas da cidade, repetindo a mesma tática eleitoral que empregara em 1982 e lhe garantira, junto com os debates políticos, sua espetacular vitória nas eleições. Seu empenho e suas andanças por todo o Rio de Janeiro, recepcionado calorosamente por onde passava, inexplicavelmente, não alteravam o quadro das pesquisas – que o colocaram o tempo todo como um dos últimos candidatos na preferência do eleitorado – sempre atrás de César Maia e Benedita, embora atraísse multidões nas ruas – fechando-as em alguns casos, tal o número de pessoas que espontaneamente se aproximavam dele. Umas pedindo autógrafos, outras um simples troca de palavra, outras querendo apenas vê-lo de perto.

 

Brizola atraiu multidões no calçadão de Campo Grande, no conjunto habitacional Amarelinho de Irajá, em Cordovil, no calçadão de Banfu, onde fez comício decima de jardineira; fechou a rua do Riachuelo quando visitou a entrada do Bairro de Fátima. Brizola lotou o largo de Vigário Geral falando para centenas de pessoas, o mesmo acontecendo no Largo do Bicão, em Irajá. Brizola atravessou a pé a favela do Jacarezinho, entrando de um lado e saindo do outro, para prestigiar um candidato a vereador com reduto naquela localidade. O seu candidato a vice, Miro Teixeira, apareceu em uns poucos eventos de rua – preferindo se dedicar mais as aparições na tv.

 

Mas os seus votos em momento algum apareceram nas pesquisas, muito menos nos resultados produzidos pelas urnas eletrônicas que ele não cansou de denunciar em praça pública como máquinas infiscalizáveis que precisavam ser modificadas para que os resultados produzidos por elas pudessem ser auferidos e fiscalizados. Brizola realizou dezenas de mini-comícios pelas áreas populares da cidade também porque era o único candidato com total e absoluto transito em todos os lugares por onde passava. Aos 78 anos anos, vigoroso, subiu a pé o morro de São Carlos e andou praticamente a pé todo o conjunto habitacional de Cordovil, distribuindo bonés vermelhos com os dizeres Brizola Prefeito, PDT 12, disputados avidamente pelos eleitores e preservados com muito carinho especialmente pela população mais simples e mais pobre – varredores, flanelinhas, pessoas do povo – até hoje.

 

O candidato vencedor, César Maia, por exemplo, teve que sair as pressas do mercadinho da Cadeg, em Benfica, devido a violenta reação a sua presença devido a sua política de sistemática perseguição ao comércio ambulante. Brizola não foi hostilizado, pelo contrário, era saudado, por onde andasse na cidade do Rio de Janeiro. Mesmo assim as pesquisas insistiam em lhe atribuir os maiores índices de rejeição e os mais baixos índices de aprovação, praticamente delimitando a disputa entre César Maia e Benedita da Silva. Brizola não desistiu, pelo contrário, aproveitou a campanha para insistir na necessidade de se aperfeiçoar a legislação para o controle das pesquisas de opinião e, ao mesmo, ampliar a fiscalização dos cidadãos sobre as urnas eletrônicas. Veio a eleição e Brizola perdeu, confirmando o que as pesquisas eleitorais diziam e as urnas eletrônicas inauditáveis do TSE/TRE sacramentaram.

 

Em plena campanha há acirramento cada vez maior dos desentendimentos com Garotinho, fato que desemboca numa reunião convocada do Diretório Regional do Rio de Janeiro, convocado por Brizola, para discutir a expulsão ou não do partido do Governador Anthony Garotinho. O Diretório Regional do PDT/RJ fecha com Brizola, Garotinho é expulso do PDT. Para evitar o desgaste maior, Garotinho se antecipa e sai do partido, assinando ficha no PSB em uma reunião de seu grupo político onde há um rito de “passagem” – antes de assinar a ficha no PSB, os pedetistas que acompanharam Garotinho na nova opção partidária, jogam as bandeiras do PDT no chão, substituindo-as pela da nova sigla.

 

Em seu últimos anos de vida política, Brizola paulatinamente aumenta o tom de suas críticas ao sistema eleitoral eletrônico em uso no país, com assessoramento dos técnicos do Fórum do Voto Eletrônico (www.votoseguro.org) – tornando-se um defensor incondicional da impressão do voto eletrônico, única maneira de que o cidadão, que nada entende de informática – ter a possibilidade de conferir se o seu voto foi corretamente dado aos seus candidatos, antes dele ser totalizado pela máquina. Brizola deslocou-se várias vezes a Brasília única e exclusivamente com a intenção de obter das autoridades do TSE a contra-prova em papel do voto eletrônico – a maneira mais simples de garantir a recontagem, solução hoje defendida nos Estados Unidos por todos os especialistas em informática que discutem a introdução, nos Estados Unidos, do voto eletrônico – tanto que máquinas semelhantes as usadas no Brasil, que se caracterizam pela impossibilidade de recontagem, já foram proibidas em seis estados norte-americanos.

 

2002, a última campanha – Brizola Senador

 

Em 2002, atendendo à necessidade de fortalecer o PDT, Brizola cedeu aos argumentos de companheiros e, juntamente com Carlos Lupi, saiu candidato ao Senado. No plano nacional, Brizola coordenou o apoio à candidatura de Ciro Gomes, numa aliança com o PTB e o PPS, depois de tentar, meses a fio, fazer com que o ex-presidente Itamar Franco se filiasse ao PDT e saísse candidato à Presidência da República. Itamar, que teria como candidato a vice Ciro Gomes, ficou na dúvida se sairia ou não do PMDB aceitando o convite de Brizola, acaba não saindo do PMDB e logo depois, torpedeado dentro do PMDB, deixa de ser possível candidato à Presidência da República. Brizola, por sua vez, não aceitar ser novamente candidato da presidente – embora seu nome tenha sido lançado com o apoio de dezenas de companheiros do PDT.

 

Por fim, sem opção e por considerar Lula despreparado, concorda em apoiar a candidatura do ex-governador do Ceará Ciro Gomes, pelo PPS. Para governador do Rio de Janeiro, Brizola indica o jovem prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira, considerado um dos melhores administradores municipais do país e filho da maior liderança trabalhista do antigo Estado do Rio de Janeiro, governador Roberto Silveira. Para fortalecer a chapa no Rio e atendendo a apelo de companheiros, Brizola aceita disputar uma vaga no Senado ao lado de Carlos Lupi.

 

A mídia, mais uma vez, sob o falso argumento de que as eleições presidenciais tinham prioridade, negavam espaço jornalístico à campanha pelo governo estadual e pelo Senado, ao mesmo tempo em que era preparado, via institutos de pesquisa, o terreno para uma nova “morte política” de Leonel Brizola. Ao contrário da eleição para Prefeito, Brizola deixa a campanha de rua a cargo de Jorge Roberto e Carlos Lupi, dedicando-se apenas as gravações de televisão – para os programas nacionais, de apoio a Ciro Gomes, e para os programas estaduais, pedindo votos para ele, para Lupi e para Jorge Roberto Silveira.

 

Político mais experiente do Brasil, com 60 anos de vida pública, Brizola confia na sua experiência e na força do que chamava de seus “pensamentos conclusivos” para tocar a campanha para o Senado e, ao mesmo tempo, apoiar as campanhas – através do horário eleitoral gratuito e inserções no rádio e televisão, regionais e nacionais – de Ciro, Jorge Roberto e Lupi. No Rio de Janeiro a campanha se desdobra sem debates para o Senado, embora eles aconteçam para governador e para presidente da República, relegada a segundo plano pelos meios de comunicação, a campanha para o Senado se restringe a permanente divulgação, via mídia, de que os candidatos “a”, “b”, “c”, etc – ocupavam tais e tais lugares na preferência do eleitorado – sem espaço para projetos, iniciativas, políticas públicas.

 

Ciro sobe nas pesquisas, chega perto da ponta segundo as mesmas pesquisas eleitorais que Brizola não cansou de atacar como cartelizadas, mas cai e finalmente, perto do primeiro turno, diante da possibilidade – dita pelas mesmas pesquisas, de que Lula poderia ganhar as eleições já no primeiro turno – Brizola sugere a Ciro Gomes que abra caminho para Lula, facilitando o caminho dele para a Presidência – derrotando Serra de uma vez. Ciro não aceita a sugestão, rompe com Brizola, Lula vai para o segundo turno. Na eleição para as duas vagas para o Senado, onde Brizola era praticamente o segundo candidato na preferência de muitos eleitores – até os do PT – Brizola inexplicavelmente amarga um sexto lugar, atrás – pela ordem – do ex-deputado estadual Sergio Cabral Filho, aliado do governador Garotinho e desafeto de Marcelo Alencar; do deputado federal Crivella, homem de confiança do “bispo” Macedo, da Igreja Universal do Reino de Deus, que soma 3,2 milhões de votos embora tradicionalmente o eleitorado evangélico no Rio de Janeiro nunca tivesse ultrapassado 1,8 milhão de votos; do jornalista Paulo Alberto Monteiro de Barros, mais conhecido pelo pseudônimo de Arthur da Távola; e do “bispo” Manoel Ferreira – um absoluto desconhecido fora das rodas evangélicas, também ligado ao governador Garotinho – que fez questão, quando Brizola esteve na rádio CBN onde ele já se encontrava, de posar ao lado do que ele próprio definiu como “uma das maiores lideranças políticas do Brasil”, na presença dos jornalistas presentes – inclusive o titular do programa, Sidney Rezende.

 

Lula vence no plano federal, no plano estadual vence a candidata Rosinha Garotinho, enquanto Brizola e o PDT amargavam nova derrota imposta pela união de fortes interesses.

 

No dia seguinte ao anúncio da vitória de Lula no primeiro turno, Brizola recebe em sua casa uma ligação de Luiz Inácio da Silva quando estava reunido com assessores que acompanharam, no TRE do Rio de Janeiro, a dança dos números da apuração que, em determinado momento, deram para Lula resultado negativo em milhares e milhares de votos. Lula pediu apoio do PDT para o segundo turno, prontamente dado por Brizola em nome de todo o PDT, que abertamente – mais uma vez – apoiou integralmente uma candidatura de Lula à Presidência da República.

 

No segundo turno das eleições presidenciais, Leonel Brizola e o PDT proclamam apoio a Lula, com a intenção de “barrar o continuísmo de FHC”, representado pelo candidato José Serra. Os trabalhistas se dedicam com afinco a candidatura Lula e o candidato do PT, com integral apoio de Brizola e de todo o PDT, finalmente chega a Presidência da República depois de disputar três vezes a eleição. Eleito com 53 milhões de votos, antes mesmo de empossados, Lula e seus liderados tiram a máscara ao entregarem a direção do Banco Central aos banqueiros, atrelando-se ao FMI. Lula, sem ouvir Brizola, nomeia Miro Teixeira Ministro das Comunicações e abre uma crise com Brizola que exigia que a direção do partido fosse ouvida institucionalmente, antes do PT partir para nomeações e cooptação de quadros pedetistas. As críticas de Brizola foram num crescendo até que se tornaram públicas quando, numa única reunião, o ministro-chefe do Gabinete Civil, José Dirceu, empregando práticas clientelistas e unicamente preocupado em ampliar a base parlamentar do Governo, sem qualquer compromisso com o antigo, coopta cerca de seis deputados do PDT com a ajuda de Miro Teixeira e sugere o ingresso deles no PTB. Brizola se atrita com Miro e pouco depois não resta ao antigo líder do PDT outro caminho que não seja o de deixar o PDT, trocado pela legenda do PPS.

 

Preocupado com a política agressiva de cooptação do PT, em dezembro de 2003, Brizola pede e o Diretório Nacional do PDT atende, votando a saída do partido da base de apoio ao governo, determinando a todos os seus filiados que entregassem os poucos cargos que detinham na administração federal. O episódio marcou, mais uma vez, espaço para que oportunistas se abrigavam sob o manto brizolista fizessem sua opção preferencial pelo poder, abandonando o debate de idéias e as lutas do povo trabalhador. Ao mesmo tempo que outros companheiros, que isoladamente ocupavam cargos no governo federal, atendem ao chamamento partidário e devolvem no tempo aprazado, 30 de janeiro de 2004 – os cargos que ocupavam no governo do PT.

 

Aproximando-se as eleições municipais, preocupado com a questão nacional, uma semana antes da realização do Encontro Nacional do PDT em São Paulo, nos dias 4 e 5 de junho últimos, sua última participação em evento público – falando no edifício Orly, sede do Diretório Nacional, para um grupo de dirigentes partidários procedentes de todo o Brasil, Brizola manifestou sua certeza de que o Brasil, nos dias de hoje, vive um momento de virada.

 

Argumentou que via os dias de hoje, diante da decepção da população com a política de Lula e do PT, tempos semelhantes ao que vivera em 1961, pouco antes do desencadeamento da Campanha da Legalidade. Brincando, disse que naqueles dias, embora fosse governador do Rio Grande do Sul, evitava passar perto até de filas de ônibus “para não levar vaias”. Explicou que o Marechal Lott tinha perdido as eleições, Jânio Quadros, o novo presidente, isolara João Goulart e ele, lá no Rio Grande do Sul – atravessava momentos dificílimos para governar.

 

Então veio a tentativa de golpe dos ministros militares que tentaram impedir a posse de João Goulart, que estava na China. Ele, indignado com a situação, decidiu reagir e convocou seus companheiros para a reação – desencadeando a Campanha da Legalidade. Segundo Brizola, tudo virou, as pessoas começaram a afluir a praça fronteira ao Palácio Piratini – virou história.

 

Na sua opinião, concluiu, o PDT vive momentos muito parecidos com os que ele viveu naquela época pouco antes do início da Legalidade, mas que ele acreditava na virada, que os ventos da história estavam soprando a favor do PDT. Explicou que o governo federal não só cai nas pesquisas como cada vez afasta-se mais das pessoas que o elegeram, que acreditava que a campanha eleitoral de outubro próximo, na verdade, vai ser nacionalizada e o início da campanha eleitoral de 2006. Brizola garantiu que, na sua visão, as campanhas eleitorais para as eleições municipais deste ano e a presidente de 2006 serão uma só.

 

Brizola morreu empenhado em construir condições para que a proposta política do PDT se fortalecesse em todo o país através do Encontro Nacional do PDT realizado em São Paulo, sua última aparição pública onde, proferiu seu último discurso – mostrando didaticamente toda a sua disposição para a luta e a importância de se preservar as memórias de Vargas, João Goulart e Marcondes Filho, pais do Trabalhismo. Brizola em seguida foi para o Uruguai e de lá voltou, sozinho e em avião de carreira, já doente. Morreu na cancha confirmando uma das milhares de frases que eternizou no dicionário político do Brasil: cavalo de raça morre na pista.