Mulheres na Política é tema da segunda edição do projeto “Ligado no 12”, do PDT de Mato Grosso


Ascom PDT de Mato Grosso
18/06/2020

O PDT Mato Grosso realiza, na próxima quinta-feira (18), às 18h (horário local), e 19h (horário de Brasília) a segunda live-debate do projeto “Ligado no 12”, com o tema Mulheres na Política, com as participações da presidente nacional da Ação da Mulher Trabalhista-AMT e Vice-Presidente do PDT, Miguelina Vecchio, e da presidente estadual da AMT, e Vice-Presidente do PDT-MT, Jusci Ribeiro, e contará com a mediação da professora Ana Carol.

Com a quarentena e o distanciamento social, houve um impulso na utilização de ferramentas de comunicação online para as atividades sociais. A pandemia transferiu o encontro e o debate público para as redes, e por meio das lives, artistas, educadores, políticos e tantos outros segmentos se encontram com seus públicos. O engajamento e a formação política também passam pelos bits. Na esteira dessa realidade, o PDT Mato Grosso lançou a série de lives semanais “Ligado no 12”, que busca promover debates de temas importantes na sociedade contemporânea.

Na semana passada o tema foi o fascismo, e contou com a participação do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, e o deputado estadual licenciado e secretário de Estado, professor Allan Kardec, presidente do PDT-MT.

Nesta quinta-feira, o tema da live é a presença da mulher na política. Apesar de representar 52% da população brasileira, as mulheres são apenas 15% do parlamento nacional, e esta diferença fica ainda maior se olharmos para o cenário em Mato Grosso. Apenas uma mulher no parlamento estadual, uma mulher no parlamento nacional e nenhuma no parlamento cuiabano.

O Ligado no 12 é uma iniciativa do PDT-MT, que pretende, por meio da tecnologia e o uso das ferramentas digitais (como lives, vídeos, podcasts, redes sociais) proporcionar, especialmente durante o período de isolamento social necessário ao combate da Pandemia da Covid-19, debates e reflexões sobre os mais diversos assuntos, com a participação de convidados especiais.

Nesta quinta, tendo como o objeto esse que é um dos grandes problemas da realidade brasileira, que é a reduzida presença de mulheres no cenário político, ilustres trabalhistas debaterão sobre o assunto, detalhando a questão e apontando soluções urgentes para a ampliação da participação feminina na política, já que as mulheres representam mais que a maioria da população brasileira.

Miguelina Vecchio é também socióloga e tem atuado para a valorização e inserção das mulheres nos espaços políticos. Já Jusci Ribeiro é pedagoga, bacharel em direito. Já disputou eleições para deputada federal e para vice-prefeita em Cuiabá. Na mediação, a professora Ana Carol é formada em Educação Física, tendo um longo histórico no movimento estudantil, ocupando posições como coordenadora geral do DCE UFMT. É Pré-candidata a vereadora da cidade de Várzea Grande. A live será transmitida na página do Facebook e no canal no Youtube do PDT-MT.