MTE firma parceria com a prefeitura de Campinas

Ministro Carlos Lupi e o prefeito Hélio de Oliveira Santos assinam protocolo para a criação do Observatório do Trabalho da cidade
O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, assinou na última sexta-feira (23), em Campinas (SP), um termo de compromisso com a prefeitura para a criação do Observatório do Mercado de Trabalho da cidade. O futuro núcleo de estudos vai fazer uma espécie de radiografia da economia local, orientando as políticas de emprego da prefeitura. A iniciativa conta ainda com o apoio do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos e da Universidade Federal de Campinas.
Para o ministro, a proposta deveria ser seguida por outras cidades brasileiras que são polos econômicos regionais. Ele voltou a fazer um apelo aos empresários para que evitem demissões precipitadas diante da crise financeira internacional. “Neste momento, nada é mais importante para o Brasil do que a manutenção dos empregos. O novo salário mínimo de R$ 464 que passa a valer em 1º de fevereiro vai ajudar a manter a economia aquecida e o país vai sair mais forte ainda da crise”, afirmou Lupi.
Em seu discurso, o prefeito afirmou que pretende ampliar a oferta de microcrédito na região, estimulando trabalhadores informais a se organizarem em cooperativas ou mesmo microempresas. Ele também elogiou a proposta do ministro de exigir a garantia de emprego para setores beneficiados com financiamento público e isenção de tributos.
“Esta é uma proposta corajosa e que certamente vai ajudar o país a conter o impacto da crise. O ministro tem nosso total apoio”, disse.
Ainda na sexta-feira, mais cedo, Lupi esteve na cidade de Indaiatuba (SP), em um encontro com vários prefeitos da Grande Campinas, onde foi ouviu propostas de parceria para a região.