Movimentos do PDT-DF promovem consciência social e política com o projeto Oficina Itinerante na Capital


Ester Marques
30/03/2017

Criar vínculos com a sociedade. Esse é o objetivo das Oficinas Itinerantes do PDT do Distrito Federal, realizadas pela Ação da Mulher Trabalhista (AMT-DF), em parceria com o Movimento Negro e a Juventude Socialista (JS). As ações acontecem nos fins de semana, por todo o DF, com oficinas de artesanato para jovens, adultos e crianças e bazares beneficentes.

Iniciado há pouco menos de um ano, o projeto já conta com a realização de mais de 15 oficinas. A última aconteceu neste domingo (26), em Ceilândia, e teve a participação de aproximadamente 70 pessoas.

De acordo com Eroídes Lessa, presidente da AMT- DF e secretária-geral do PDT-DF, além de um importante trabalho social, que muda a realidade de muitas pessoas por meio do artesanato, as oficinas representam uma oportunidade de os participantes se identificarem com as bandeiras do partido, o que têm sido a porta de entrada para centenas de filiações.

“Ao levarmos as oficinas nas bases, transformamos a veia solidária do partido em ação concreta para a sociedade. Atingimos um contato direto e humanizado com as pessoas, o que traz confiança ao nosso trabalho, pois saímos, estreitamos os laços e ainda levantamos autoestima daqueles que participam das atividades”, define Eroídes.

De fato, já são mais de 400 filiados que conheceram o partido por meio das Oficinas Itinerantes. “É uma forma concreta de dar continuidade ao trabalho, aumentando o reconhecimento da legenda perante a sociedade”, explica a presidente da AMT-DF.

As Oficinas Itinerantes também incluem palestras de conscientização política voltadas para o público feminino. Segundo Eroídes, é uma forma de inseri-las nos movimentos partidários de forma mais efetiva.

Os movimentos pedetistas também realizam outro projeto já consolidado na Capital, a Ação Solidária do PDT, que, todo dia 12 de cada mês – em alusão ao número do partido – atende a comunidades carentes por meio da doação de sopas, alimentos, cestas básicas, materiais escolares e muito mais.

A próxima etapa da Oficina Itinerante será no dia 7 de maio, com palestras partidárias e motivacionais ministradas por pessoas que conseguiram melhorar a qualidade de vida depois de a produzir produtos artesanais. A ação também terá homenagens em comemoração ao dia das mães.