Sindical do PDT lamenta ações contra MTST


Movimento Sindical do PDT
18/01/2017

Em nota divulgada nesta terça-feira, o Movimento Sindical do PDT classifica como arbitrária e truculenta as ações policiais ocorridas ontem contra os dirigentes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, em São Paulo, e do Sindicato dos Rodoviários de Manaus.

O movimento pedetista manifesta apoio e solidariedade aos referidos movimentos e convida os demais companheiros sindicalistas a refletirem sobre o as dificuldades a serem enfrentadas ao longo deste ano, na forma como os trabalhadores e suas direções são tratados.

Leia abaixo a integra da nota:

 

Contra a truculência, a resistência democrática

 

Contra a resistência dos trabalhadores, a força da repressão. Essa é a síntese das duas mais recentes agressões ao direito democrático de manifestação ocorridas nos últimos dias. Ontem, o coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, Guilherme Boulos, foi preso em São Paulo, junto a outro companheiro militante, justamente enquanto buscava negociar alternativas à reintegração de posse de uma ocupação em São Mateus. A truculência policial foi utilizada para calar o movimento.

Também ontem toda diretoria do Sindicato dos Rodoviários de Manaus teve a prisão decretada por conta da sua posição de manter a greve da categoria, apesar da ofensiva da Justiça e patronal. A diretoria escolheu resistir em nome de sua pauta de reivindicações: pagamento do reajuste salarial não repassado há oito meses e do adicional de insalubridade. Nada menos que 100% da categoria aderiu ao movimento. A insatisfação é clara.

Além de prestar nosso apoio e solidariedade a ambos os movimentos, queremos também convidar os demais companheiros sindicalistas a reflexão sobre o tamanho das dificuldades que vamos enfrentar ao longo deste ano, na forma como os trabalhadores e suas direções são tratados: a política do cassetete ganha força para reprimir a luta social que vai se intensificar diante do tsunami de ataques a direitos.

Não podemos baixar a guarda. Resistir é o nosso lema. Avançar, a nossa necessidade.

 

Milton Cavalo

Presidente do Movimento Sindical do PDT