Movimento Negro emite nota de repudio contra declarações da Logos Hope – Livraria Flutuante

26/10/2019

O Movimento Negro do Partido Democrático Trabalhista (MNPDT) vem, em Nota de Repúdio, lamentar veementemente postagem realizada por integrantes do Logos Hope – Livraria Flutuante que, em viagem a Salvador, onde agora o barco se encontra ancorado, registraram, em rede social, que chegavam a uma cidade “conhecida pela crença das pessoas em espíritos e demônios”. O navio Logos Hope é operado pela Good Books For All (GBA), uma organização de origem cristã da Alemanha.

O Brasil é um país que, quando da chegada do europeu, teve sua população indígena dizimada. Um país que tinha mais de mil línguas, mais de mil formas de ver o mundo e a divindade, e que em apenas algumas décadas teve toda essa construção de humanidade, erguida em não poucas dezenas de séculos, quase que dizimada. O Brasil, da mesma forma, é um país que tem em sua história os tristes acontecimentos de sequestro e escravidão do povo negro, que também teve, além dos maus-tratos físicos e psicológicos inimagináveis, o completo sufocamento de suas tradições e religiosidade.

Nós, brasileiros, baianos e soteropolitanos lidamos com essas violências aos nossos povos originários com grande resiliência, e muita luta para tentar reconstituir um pouco que seja do tanto arruinado. E fazemos isso com respeito às tradições europeias que também nos constituem. Somos respeitosos a todos. Mas somos fortes em nossa convicção de que fomos vilipendiados em nossos saberes, em nossas tradições, em nossa humanidade.

É arrogante, é sem propósito, é despreparado e de imensa desumanidade histórica, agora, vir a nós outro navio (como vieram anteriormente os dos conquistadores e os negreiros) para, mais uma vez, tal e qual há cinco séculos, nos classificarem como demônios a serem convertidos, destituídos de sua história e de uma humanidade. Não permitiremos isso, pois sabemos do sangue e das lágrimas de nossos antepassados, resultado exatamente das ações dos antepassados desses visitantes que agora chegam aqui, demonstram-nos, com o mesmo sentimento rude e insano de superioridade.

O Movimento Negro do PDT-BA, conhece a história do povo brasileiro, constituída de luta e opressão vinda de quem não entende que o mundo é múltiplo e segue por ele como se nada houvesse a aprender, mas só a ensinar. Como, diferente deles, cultivamos um pensamento agregador e acreditamos que as pessoas evoluem e podem aprender com os erros, temos a certeza de que o Deus da fé que professam não referencia esse tipo de ignorância destrutiva e mesquinha que ficou explicitada na nota divulgada por integrantes do Logos Hope – Livraria Flutuante.

Sejam bem-vindos à Bahia Logos Hope para professar o seu entendimento de mundo. Desde que não sejam obtusos o suficiente para pensar que nós, soteropolitanos, baianos, em nossas diferentes crenças, não somos instrumentalizados para nos defendermos da arrogância secular propagada pelos mais medíocres pensamentos colonizadores.

Secretaria Estadual do Movimento Negro do PDT-BA
26 de outubro de 2019