Movimento Cultural Darcy Ribeiro intensifica luta democrática em evento com artistas


08/12/2018

“Nós somos a resistência contra os desmandos do neoliberalismo selvagem e opressor. O povo será defendido desses ataques”, garantiu o presidente nacional do Movimento Cultural Darcy Ribeiro (MCDR), Roberto Viana, que participou de uma manifestação de artistas em defesa da democracia e contra o retrocesso social proposto pelo presidente eleito, Jair Bolsonaro. O evento acontece nessa quinta-feira (6), na Fundação Progresso, no Centro do Rio de Janeiro, que teve entre os participantes os atores Vladmir Brichta, Débora Lamm e Catarina Abdalla.

“A ideia é ampliar o debate para organizar a sociedade e mostrar, assim, a sua verdadeira força. Bolsonaro declarou guerra não só ao trabalhador, mas também aos membros da Cultura nacional”, indicou Viana.

O debate foi feito com vários outros artistas e intelectuais no palco histórico de luta dos cariocas criado por Darcy Ribeiro, no governo Brizola. “O artista tem papel fundamental nesse protagonismo tão necessário nos dias de hoje. A arte expressa a pureza da luta”, concluiu o pedetista.

O MCDR também fará, em 2019, um ato que contemplará um amplo debate para construção de uma frente para garantir os avanços das políticas públicas culturais nas últimas décadas.