Mobilização no Sul em Erechim, Passo Fundo e Espumoso

Durante o final de semana, o vice-presidente do PDT, Pompeo de Mattos, conduziu encontros regionais em Erechim, Passo Fundo e Espumoso, totalizando 18 agendas partidárias no interior do Estado desde o início dos roteiros, em março, para avaliação do cenário eleitoral. O partido ouviu 21 das 37 coordenadorias regionais, alcançando a realidade eleitoral de 468 municípios.  Amanhã (28), em Porto Alegre, na sede regional do PDT (Rua Félix da Cunha, 311), estarão reunidas as coordenadorias do Vale do Rio Gravataí e do Diretório Metropolitano. Gramado, dia 30, e Arroio dos Ratos, dia 31, encerram os roteiros partidários. No dia 11 de junho, na sede em Porto Alegre, o PDT reúne o Diretório Regional para discutir o diagnóstico eleitoral para 2012.

Os encontros deste final de semana, coordenados pelo vice-presidente do PDT, Pompeo de Mattos, foram acompanhados pelo deputado Giovani Cherini, o líder partidário do PDT, deputado Diógenes Basegio, o vice-líder da bancada, deputado Gilmar Sossella, o secretário do Gabinete dos Prefeitos e 2º vice-presidente do PDT, Afonso Motta, o vice-presidente do Banrisul, Flávio Lammel; em Erechim, o vereador e presidente municipal do PDT, Ernani Mello; em Passo Fundo, o prefeito Airton Dipp participou dos debates acompanhado do candidato da coligação PDTPT, Renê Ceconello (PT) e do candidato a vice, César Bilibio (PDT). O encontro em Espumoso contou com a presença do prefeito, Zelindo Signor Neto, do PDT, do secretário substituto estadual da Saúde e ex-prefeito de XV de Novembro, Elemar Sand, da presidente da Câmara de Vereadores, Maria Helena Batista Vilarim (PDT), e diversos pré-candidatos a prefeito, vice-prefeitos e vereadores da região.

Os três encontros partidários mostraram o perfil do trabalhismo nas regiões visitadas: organizado e atuante, o PDT do Alto Uruguai e Região Nordeste, reunido na sexta-feira (25) no Clube Caixeiral de Erechim, evidenciou o comprometimento de suas lideranças com as teses trabalhistas. Dos 40 municípios da coordenadoria, destaque para a atuação do prefeito de Severiano de Almeida, Ademar José Basso, que ganhou reconhecimento nacional como o 29o. município em gestão fiscal e social. “È tarefa difícil ser prefeito, mais ainda do PDT”, disse aos companheiros, ao mostrar os problemas que enfrenta, como a falta de acesso asfáltico e até mesmo precariedade com a energia elétrica. Pediu a colaboração do partido para a chegada no município das políticas públicas do governo estadual, do qual o PDT faz parte. “Tragam para a região as conquistas do governo”, destacou, lembrando que são 12 os municípios sem acesso asfáltico na região.

Participaram da reunião o coordenador Alencar Loch, responsável pela mobilização regional, o vereador e presidente do PDT de Erechim, Ernani Mello; Adiles Monnenmacher, coord.de Educação Regional; Marlene Fistarol, secretária de Educação de Jacutinga e vice-coord. regional; o vice-prefeito de Marcelino Ramos, Ari Loss; o prefeito Ivonei Caquila, de Barra do Rio Azul; o coord. adjunto Marildo Santa Catarina, de Entre-Rios; Cleimar da Rosa, coord. regional de Saúde, e Antônio Gomes, diretor da Corsan.

Da mesma forma, em Passo Fundo, no sábado (26) pela manhã, o prefeito Airton Dipp fez uma balanço de sua atuação como gestor público e declarou sua confiança no caminho político adotado para garantir a presença do modo trabalhista de governar no próximo mandato à frente da Prefeitura. Lá, o partido vai participar da eleição em coligação com o PT, que indicará o candidato a prefeito, ficando o PDT com a candidatura de vice-prefeito. “Como Brizola nos ensinou, ás vezes temos que dar um passo atrás para avançar mais tarde”, recapitulou Dipp na Câmara de Vereadores para os dirigentes municipais das coordenadorias da Região Trabalhista do Planalto e Grande Lagoa.

Presentes, além de Pompeo de Mattos, Afonso Motta, os deputados Diógenes Basegio, Gilmar Sossella e Giovani Cherini; o coord. regional Arthur Souto, o presidente do PDT local, Paulo Roberto Padilha; o vice-presidente do Banrisul, Flávio Lammel; e o candidato da coligação PDTPT, Renê Ceconello (PT), acompanhado do candidato a vice-prefeito, César Bilibio (PDT), atual secretário da Fazenda de Passo Fundo.

Pela tarde, o roteiro pedetista se encerrou em Espumoso, na Câmara de Vereadores, onde estiveram reunidos os 32 municípios das Coordenadorias do Alto da Serra do Botucaraí e Alto Jacuí. A presidente da Câmara de Vereadores, Maria Helena Batista Vilarin, ao lado do prefeito Zelindo Signor Neto, resumiu no reconhecimento ao ex-prefeito José Parizotto o fato de estar participando da política como mulher, negra e pobre, uma vez que foi convidada a participar da eleição quando era servente do legislativo municipal. Também o prefeito Zelindo Signor evidenciou a importância de o partido estar sempre ao lado dos prefeitos eleitos, buscando orientar e garantir apoio para as políticas públicas.

Deputado federal da região, Giovani Cherini aproveitou para lançar na reunião sua revista de atuação parlamentar. Emocionado, destacou o apoio recebido desde o começo de sua atuação política, evidenciando a necessidade de o partido aumentar sua representação no executivo e legislativo da região. Também o ex-prefeito de XV de Novembro e atual secretário substituto da Saúde, Elemar Sand, esteve no encontro, assim como o vice-presidente do Banrisul, Flávio Lammel, ex-prefeito de Victor Graeff; Carlos de Brum, coordenador regional, e Gilson de Brum, secretário substituto do Gabinete dos Prefeitos; o pré-candidato a prefeito, José Parizotto, o presidente do PDT local, Jaques Werner.

www.pdtrs.com.br