Ministro Brizola Neto é homenageado em assembleia dos metalúrgicos

O ministro do Trabalho, Brizola Neto, participou nesta sexta-feira (11) de uma assembleia extraordinária de delegados e delegadas sindicais na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, e foi homenageado com o título de Sócio Benemérito. Ele recebeu a carteira de associado e uma placa de reconhecimento por seu trabalho em defesa dos direitos dos trabalhadores e de parabéns pela conquista do cargo de ministro.

A homenagem foi entregue pelo presidente do Sindicato, Miguel Torres, e pelo deputado federal Paulinho da Força, na presença de mais de 700 trabalhadores da categoria, diretores, coordenadores e assessores do Sindicato, autoridades políticas e presidentes de vários sindicatos.

“Esta é uma homenagem pela sua luta como deputado federal, sua participação em todas as nossas mobilizações em Brasília, pelo seu companheirismo, diálogo aberto e defesa dos direitos dos trabalhadores”, disse Miguel Torres.

O presidente licenciado da Força Sindical, Paulinho da Força, reforçou: “Você lá, no ministério, é muito importante para os trabalhadores, disse, lembrando que Brizola Neto vem de uma família de luta e tem muita capacidade de trabalho.
Bastante emocionado, Brizola Neto agradeceu os delegados e a categoria e enalteceu a luta do Sindicato, que em dezembro deste ano completará 80 anos de existência.

“Quero dizer a potência que é este Sindicato e cumprimentar esses companheiros que fazem deste um dos sindicatos mais representativos do Brasil”.

O ministro destacou a importância da lutas histórias dos trabalhadores e disse que “a legislação que garante direitos hoje custou muito sangue. Qualquer reivindicação trabalhista era tratada como caso de polícia. A partir da CLT os trabalhadores foram ganhando direitos e aumentando sua participação na renda nacional”, relatou.

Brizola Neto falou dos tempos da ditadura, que cassou direitos e pessoas; dos períodos de desemprego e inflação, que impediram o crescimento do país; criticou os juros altos, parabenizou a presidente Dilma pela coragem de enfrentar os banqueiros e disse que “entre o capital e o trabalho, o Ministério tem uma função muito clara de proteger o elo mais fraco desta relação. Aprendi com o meu avô (Leonel Brizola) a importância da luta dos trabalhadores. O ministro do Trabalho tem lado e é o lado dos trabalhadores”, afirmou.

Balanço das lutas
Antes da homenagem, o presidente Miguel Torres fez um balanço das lutas que o Sindicato vem fazendo junto com a categoria, e a força do deputado Paulinho no Congresso Nacional e junto ao governo, e que estão resultando na conquista de reivindicações importantes não só para os metalúrgicos como para todos os trabalhadores brasileiros.

Ele citou a luta pelo fim do fator previdenciário, pelo fim da cobrança do imposto de renda na PLR e nos abonos salariais, contra a desindustrialização, pelo corte dos juros, das ações do Sindicato nas fábricas, e dos departamentos – Mulher, Juventude, Memória Sindical, Jurídico, Segurança e Saúde, Esporte -, da conquista de cargos políticos, entre outras.

“Estamos fazendo a nossa parte e fazendo acontecer. Este sindicato não está parado. Estamos levando nosso trabalho para regiões fora da nossa base e ajudando outras categorias nas suas lutas”, disse Miguel Torres.

A diretora financeira Elza Costa Pereira disse que a representação dos trabalhadores não tem valor sem a presença e participação dos trabalhadores. “Contamos com vocês no dia a dia em todas as ações”, disse.

O secretário-geral, Arakém, destacou a tradição trabalhista do país. “Temos história e vamos seguir em frente, com a força dos trabalhadores”, disse.

Presenças
A assembleia contou com a presença do superintendente regional do Trabalho, José Mello; do secretário estadual de Emprego, Carlos Adreu Ortiz; do deputado estadual Major Olímpio, do vereador Cláudio Prado, de presidentes de vários sindicatos: Jorge Nazareno (metalúrgicos de Osasco), Antonio Ramalho (construção Civil), Murilo (engenheiros), Sérgio Marques (federação dos têxteis), Sérgio Leite (federação dos químicos), Nilson (gráficos), Maria Auxiliadora (brinquedos).

www.fsindical.org.br