MCT de Caxias do Sul valoriza experiência comunitária em sua Diretoria Executiva

Por Elizângela Isaque
10/05/2018

O respeito ao estatuto do PDT e do Movimento Comunitário Trabalhista (MCT) estão entre os principais critérios avaliados para a composição da Diretoria Executiva do MCT de Caxias do Sul (RS).  Os outros aspectos priorizados para integrar o comando do movimento foram: experiência com ação comunitária, tempo de filiação no partido, histórico no movimento comunitário e ser presidente de bairro.

E os números confirmam isso. Dos 30 membros do MTC Caxiense, 17 são presidentes Associação de Moradores de Bairros Amobs. E das 19 diretorias do movimento, nove são ocupadas por presidentes de Amobs, um vice-presidente, e 10 são membros de diretorias na União de Associações de Bairros (UAB).

Dos 11 membros da executiva, dois são ex-vice-presidentes da UAB, seis presidentes de Amobs e três fazem parte da executiva da UAB.  E esse é o caso do presidente eleito, Paulo Sausen, que, filiado no PDT desde 2006, foi presidente da Amob Século XX e, hoje, representa sua comunidade no Conselho de Saúde local no Conselho deliberativo da União de Associações de Bairros (UAB), entidade da qual é presidente.

Sausen também atua no movimento sindical como diretor na CTB e representa sua entidade na Tesouraria da TV Comunitária TV CAXIAS canal 14. Fez parte do grupo que coordenou a reorganização do movimento no município e juntamente com Maria Aparecida Stecca, representa os comunitaristas caxienses na construção do MCT/RS.

Outro destaque da nova diretoria do Movimento Comunitário pedetista é o expressivo número de mulheres, que passaram a ocupar sete das 19 diretorias. Dentre elas, a única não presidente de bairro, inclusive, é membro da Amobs, sendo que nove delas são presidentes de Amobs e uma é vice-presidente da entidade. As outras 10 são membros de diretorias na (UAB).

Jaison Barbosa, secretário-geral do PDT Caxiense eleito é outro exemplo do comprometimento com a causa comunitária dentro do MCT. Eleito secretário de Relações Institucionais do movimento, ele é ex-vereador e 1º Suplente de vereador coordena a bancada pedetista na Câmara e foi presidente da Comissão Eleitoral da UAB.