Mauro Zacher protocola projeto que prevê tombamento imaterial do Mercado Público de Porto Alegre (RS)

Foto: Luciano Lanes/PMPA

Ascom vereador Mauro Zacher
23/10/2019

O vereador Mauro Zacher (PDT-RS) protocolou, na manhã desta quarta-feira (23) – dia em que foi realizada audiência pública sobre a proposta de concessão da gestão do Mercado Público pelo governo municipal à iniciativa privada – projeto que prevê o tombamento imaterial do patrimônio histórico e cultural do espaço, que esse ano completou 150 anos.

Pela proposta, o parlamentar quer garantir que o Mercado não corra risco de perder as suas características “como espaço destinado a um hábito costumeiro enraizado na vida da cidade, com suas bancas, tendo uma forma específica de expor e sua variedade de alternativas”.

Ao justificar a medida, Zacher lembra, ainda, que o tombamento imaterial se faz necessário no momento em que é debatido pelo Executivo a possibilidade de concessão por Parceria-Público Privada.

“Ninguém é contra o progresso e a qualificação, entretanto, essa evolução tem que andar junto com a preservação de um patrimônio histórico e cultural que se construiu no local ao longo dos seus 150 anos”, destacou Zacher.

Ovacionado pelos permissionários, usuários e funcionários das bancas presentes quando se manifestou na audiência pública sobre o tema, na manhã desta quarta-feira (23) o vereador Mauro Zacher disse que “aguarda com ansiedade a exoneração do secretário de Parcerias Estratégicas, Thiago Ribeiro, no diário oficial do dia 21 de dezembro de 2020, quando findar esse governo que tem perto de 80% de desaprovação”.