Mário Heringer é o novo Ouvidor da Câmara

O deputado Mário Heringer (PDT-MG) é o novo ouvidor-geral da Câmara. Indicado pelo presidente da Casa, ele assumiu o cargo em substituição ao deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP). O ouvidor-geral tem mandato de dois anos e não pode ser reconduzido na função.

A Ouvidoria Parlamentar é um órgão da Câmara criado em maio de 2001 para receber consultas e reclamações da sociedade, tornando mais transparente o trabalho da Casa. Os pedidos e sugestões chegam por meio de correspondências, e-mails, faxes e telefonemas. A maioria é de solicitações de informações e consultas a respeito de assuntos que vão desde orientação sobre questões jurídicas a pedidos de cópias de leis. Nenhum pedido fica sem resposta. No caso de denúncias feitas contra parlamentares, são imediatamente submetidas à Mesa Diretora, para que seja feita a devida apuração.
A participação dos cidadãos também gera audiências e seminários para debater e esclarecer temas de interesse da sociedade.

Ao longo de 2008, mais de 6 mil pessoas tiveram suas manifestações atendidas pela Ouvidoria. A cada trimestre, é divulgada uma lista dos assuntos mais comentados.

Mário Heringer está em seu segundo mandato como deputado federal, já foi titular de diversas comissões na Câmara e líder do bloco PSB/PDT/PCdoB/PMN/PRB, entre julho e dezembro de 2008 (atualmente, o PDT não integra esse bloco).