Março: retrospectiva política

Por Hari Alexandre Brust
08/03/2019

07 de março de 1990

Aos 92 anos, no dia 7 de março de 1990, morreu no Rio de Janeiro, o gaúcho Luís Carlos Prestes, líder do Movimento Tenentista, iniciado em 1922, no Rio Grande do Sul e que deu forma a coluna Prestes.

Em 1935 participou da Revolta Comunista. Em 1945 foi eleito senador pelo PCB no Distrito Federal.

Cassado em 1964 passou vários anos no exílio e de volta, em 1981, ingressou no PDT que o elegeu seu presidente de honra.

08 de março

No Dia Internacional da Mulher, merece destaque a inserção pelo PDT, em seu programa, como um dos sete compromissos prioritários, a defesa intransigente da mulher brasileira:

“ O terceiro compromisso é com a mulher, contra a sua discriminação, propugnando por sua efetiva participação em todas as áreas de decisão, pela definição de seus direitos sociais, no emprego ou no Lar, pela igualdade de remuneração e de oportunidades, de educação e formação profissional, acentuando a necessidade de que o País disponha, cada vez mais amplamente de serviços de infraestrutura que venham aliviar a mulher submetida, em uma alta porcentagem, as duas jornadas de trabalho, a do Lar e do emprego.”

13 de março de 1964

O presidente João Goulart, realizou o comício da Central do Brasil, no Rio de Janeiro, defendendo as Reformas de Base (agrária, bancária, tributária, urbana, política e eleitoral), “pela pureza da vida democrática, pela emancipação econômica, pela justiça social e pelo progresso do Brasil. ”

“Dirijo-me a todos os brasileiros e não apenas aos que conseguiram adquirir instrução nas escolas. Dirijo-me também aos milhões de irmãos que dão ao Brasil mais do que recebem e que pagam em sofrimento, pagam em miséria, pagam em privações o direito de serem brasileiros e o de trabalhar de sol a sol pela grandeza deste país. Não há ameaça mais séria para à democracia do que tentar estrangular a voz do povo, dos seus legítimos lideres populares, fazendo calar as suas reivindicações. ”

O golpe de 1964 impediu a verdadeira independência do Brasil. Decorridos 55 anos o País ainda carece das Reformas de Base.

14 de março de 1914

Nascimento de Abdias do Nascimento, o maior Líder do Movimento Negro do Brasil. Fundou o Teatro Experimental do Negro e do Museu de arte Negra. Em 1930 participou da Revolução que levou Getúlio Vargas ao poder. Cassado pelo golpe de 1964, no exílio participou da Refundação do PTB e da criação do PDT, onde fundou a Secretaria do Movimento Negro. Ao assumir a vaga de Darcy Ribeiro no Senado, tornou-se o primeiro negro a assumir esse cargo no Brasil.

15 de março de 1994

Por decisão da justiça, Brizola pode exercer o direito de resposta, contra as acusações feitas contra ele por Roberto Marinho, presidente da rede Globo, no Jornal Nacional.

“Todos sabem que eu, Leonel Brizola, só posso ocupar espaço na Globo quando amparado pela justiça. Aqui, citam meu nome para ser intrigado, desmerecido e achincalhado pelo povo brasileiro. Não reconheço à Globo autoridade em matéria de Liberdade de imprensa e, basta para isso, a sua longa e cordial convivência com os regimes autoritários. Reagi contra a Globo em defesa do Estado e do povo do Rio de Janeiro que, por duas vezes, contra a vontade da Globo, elegeu-me como seu representante maior. E é isto que não perdoarão nunca. ”

21 de março

Dia internacional de Luta pela eliminação da discriminação Racial. No dia 21 de março de 1960, em Sharpeville, África do Sul, houve uma manifestação pacifica contra a Lei do Passe, uma espécie de um mapa, com roteiro onde os negros poderiam andar. Reprimido o movimento pela polícia, os manifestantes foram massacrados. Resultado: 69 mortos e centenas de feridos.

28 de março de 1994

Leonel Brizola, Governador do estado do Rio de Janeiro, inaugurou a UENF- Universidade Estadual do Norte Fluminense, na cidade de Campos.

“ A Universidade de Campos é tão avançada quanto a de Brasília o foi em sua inauguração. Eu chamo a UENF de Universidade do Terceiro Milênio. Será um risco mortal para o Brasil não se integrar nesta nova era de Ciência e Tecnologia. Não podemos perder o carro da história. ”

(Darcy Ribeiro).

31 de março de 1964

Eclosão do golpe militar que, segundo Darcy Ribeiro, “ derrubou o presidente João Goulart por suas virtudes e não por seus defeitos” e que instalou no Brasil a mais longa, cruel e perversa ditadura militar durante vinte e um anos.

Sob o pretexto de salvar a democracia, que na verdade foi uma grande mentira pois o golpe estava programado para ser deflagrado no dia 1º de abril (o dia nacional da mentira), razão da sua antecipação para 31 de março.

A ingerência direta dos EEUU, aliada a interesses de grupos econômicos nacionais e o apoio de civis e militares entreguistas, promoveram o golpe para salvaguardar interesses econômicos, tanto que as primeiras medidas da ditadura foi revogar os decretos da nacionalização das refinarias de petróleo, da desapropriação de terras e a lei de lucros.

Vale tudo no regime discricionário do capital: O lucro.

Hari Alexandre Brust é membro da Executiva Estadual do PDT e presidente da Executiva Municipal de Salvador.