Mapi elege nova Executiva e debate Reforma Política

Movimento de Aposentados, Pensionistas e Idosos do PDT

O Movimento de Aposentados, Pensionistas e Idosos do PDT (Mapi) elegeu sua direção para os próximos dois anos durante a sua Convenção Nacional, realizada nessa segunda-feira (28), na Fundação Alberto Pasqualini – Leonel Brizola, Rio de Janeiro. Na ocasião, o deputado federal Afonso Motta (RS), eleito membro do Conselho Político do Movimento, proferiu uma palestra sobre a Reforma Política, em curso no Congresso Nacional em Comissão na qual o parlamentar é o representante da Bancada pedetista.

De acordo com a presidente reeleita por aclamação, Maria José Latgé, a nova diretoria do Mapi atuará “com dedicação total às tarefas do PDT, que vai culminar com a campanha para a Presidência da República, em 2018”.

Na ocasião, o Movimento também prestou homenagem póstuma a dois grandes latino-americanos, falecidos nesta última semana: Fidel Castro, líder de uma revolução que se tornou símbolo das lutas de libertação americanas e africanas, e Modesto da Silveira que, na opinião do Movimento, foi o mais destemido dos advogados de presos políticos brasileiros.

Na ocasião, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, enfatizou a importância de todos os movimentos do PDT na preparação dos militantes para a eleição presidencial, que ganha importância em razão da gravidade do momento político brasileiro, em que o preceito constitucional de que o cidadão é inocente até que se prove o contrário está sendo invertido para “Nós temos que provar que somos inocentes”.

Sobre o Mapi, Lupi entende que, “neste quadro da política brasileira em que a gente está vivendo, nada é mais importante do que a mobilização da nossa melhor idade; porque, hoje, todas as mazelas da falência de gestão da nossa economia são colocadas conta dos aposentados, dos pensionistas”.

O presidente do PDT destacou, ainda, a necessidade de se lutar, sem trégua, pelo respeito aos funcionários públicos – uma das causas pétreas pedetistas –, além de educação, saúde e defesa dos direitos trabalhistas, que “estão sendo vilipendiados pelo governo federal e estaduais”.

Para Afonso Motta, a conjuntura nacional é adversa, por conta de um clima geral em que se privilegia a antipolítica. Ele explicou que um dos desafios a serem enfrentados nesta reforma é a fragmentação dos partidos políticos – muitos deles sem constituição programática, que dão sustentação às conhecidas bancadas – cujos interesses não são exclusivamente políticos, conhecidas, internamente, como: da bala, da bíblia e do boi.

Getúlio Vargas
Na oportunidade, o jornalista e escritor José Augusto Ribeiro, membro eleito para o Conselho Político do Mapi, e autor da trilogia “Era Vargas”, falou sobre o eBook Kindle, recém-lançado pela Amazon, intitulado “Getúlio Vargas – A saga da Petrobrás”, em que discute toda a luta do maior símbolo do Trabalhismo brasileiro, que culminou com seu suicídio, para a criação da Petrobras.

O escritor pertencente à galeria de presidentes de honra do Mapi, assim como Leonel Brizola, dona Neusa Brizola e Darcy Ribeiro (In memoriam); além de professor Francisco Loureiro e Ney Ortiz Borges – convidou todos os companheiros pedetistas a participarem de sua palestra, na próxima segunda-feira (5/12), às 19 h, na Blooks Livraria (Botafogo Praia Shopping – Praia de Botafogo, 316 – Loja D).

 

Confira abaixo a nova composição da Executiva Nacional e do Diretório Nacional do Mapi.

Mapi -Executiva Nacional – 28 novembro de 2016

Mapi -Diretório Nacional – 28 de novembro de 2016