Manoel Dias é restituído do mandato de deputado estadual, cassado pela ditadura militar

Wellington Penalva - com informações da FLB-AP
13/08/2019

O presidente nacional da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP), Manoel Dias, terá seu mandato de deputado estadual de Santa Catarina, cassado pela ditadura militar, devolvido. O ato de justiça democrática acontece hoje (13), durante a Sessão Especial de Restituição Simbólica de Mandato, na Assembleia Legislativa do Estado (ALESC).

A comenda não poderia acontecer em dia melhor. Hoje é aniversário do líder trabalhista e, mais de 50 anos depois da arbitrariedade sofrida, o reconhecimento é o melhor presente. O evento conta ainda com a presença de Carlos Lupi, presidente nacional do PDT.

Manoel Dias nasceu em Criciúma (SC), é advogado e secretário-geral nacional do PDT. Foi vereador em Içara (SC), na primeira legislatura da cidade; vice-presidente nacional da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES); e deputado estadual por SC, na década de 1960, quando teve seu mandato cassado pela ditadura militar. Entre 2014 e 2016, o pedetista foi Ministro do Trabalho e Emprego.

Ao lado de Leonel Brizola e Doutel de Andrade, desde o antigo PTB, Manoel sempre lutou pelas causas trabalhistas e pelo povo brasileiro. Hoje será ressarcido, ainda que simbolicamente, do prejuízo infligido pelo Estado brasileiro.