Manato é um dos parlamentares mais assíduos do Congresso

Os parlamentares mais assíduos nas sessões deliberativas da Câmara e do Senado este ano também serão homenageados durante a entrega do Prêmio Congresso em Foco 2007, no próximo dia 26, a partir das 20h na churrascaria Porcão. Além dos parlamentares escolhidos pelos internautas em votação virtual, o Congresso em Foco realizou um levantamento para premiar os deputados e senadores que mais compareceram ao Parlamento em 2007. A intenção do prêmio é estimular os cidadãos a analisar o desempenho dos seus representantes no Congresso, exercitando-se na arte de separar o joio do trigo na política brasileira. 

Serão homenageados 50 Congressistas, desses, 41 são os que melhor exerceram seus mandato em 2007 na avaliação de 188 jornalistas que cobrem o Legislativo Federal e dos internautas. Os senadores Cristovam Buarque e Jefferson Péres foram dois dos eleitos na votação na internet que  durou dois meses.

Na Câmara,  oito deputados conseguiram manter 100% de presença entre eles os deputado Manato(PDT-ES). O capixaba levanta a assiduidade como uma de suas bandeiras. “Se você fizer uma análise juntando o biênio de 2006 e 2007, o único parlamentar que tem 100% de presença nesses dois anos fui eu”, declara, orgulhoso. Ele ainda destaca que grande parte da população já acha que os parlamentares trabalham pouco, de terça a quinta, e que é preciso manter a assiduidade nesses dias para provar o contrário.

Para ele, cada parlamentar tem quatro dias para ficar perto da base e para cumprir outros compromissos. “De terça a quinta, o compromisso é com Brasília”. O deputado garante recusar qualquer tipo de atividade que venha a coincidir com a sessão plenária. “Se o presidente quiser marcar um compromisso comigo em dia de sessão, eu agradeço, mas não aceito, pois meu trabalho é no plenário”. Manato acrescenta que a assiduidade é uma questão de escolha de cada parlamentar. “Isso é prioridade de cada um. Existem uns parlamentares que têm como prioridade viajar, têm seus compromissos. A minha prioridade é participar da atividade legislativa e para participar tem que estar presente.” 

 
Para premiar os deputados, o Congresso em Foco levantou as informações na Secretaria Geral da Mesa da Câmara e na página da internet da Casa. O critério foi escolher os que tiveram 100% de presença, ou seja, os com menor número de faltas. O período pesquisado vai de fevereiro até a segunda semana de novembro deste ano.

No Senado, como a Secretaria Geral da Mesa não possuía esses dados, foram pesquisados os Diários Oficiais das 101 sessões legislativas realizadas entre 6 de fevereiro e 25 de outubro. Assim como na Câmara, foram escolhidos os que tiverem o menor número de faltas entre as sessões válidas – excluídas as ausências por licenças, exercício da suplência ou saída da Casa, por morte ou renúncia. 

O Prêmio Congresso em Foco 2007 é patrocinado pela Petrobras e pela Brasil Telecom, e apoiado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), pelo restaurante Porcão, pela Associação dos Delegados da Polícia Federal (ADPF), pelo Clube do Choro, pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal, pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e pelo Caderno Brasília do jornal Hoje em Dia. Para mais informações ou para conhecer as opiniões de outros leitores sobre o Prêmio Congresso em Foco 2007 
            

Ascom PDT e Congresso em Foco