Mais autonomia aos municípios

Wellington Penalva
07/11/2020

Pacto Federativo e reeleição de Edvaldo Nogueira em Aracaju foram os assuntos do “Café com Lupi”

O prefeito Edvaldo Nogueira, candidato a reeleição em Aracaju (SE) pelo PDT, foi o convidado do “Café com Lupi” deste sábado (7). O pedetista é bastante conhecido pelo povo do município, está no terceiro mandato à frente da prefeitura aracajuana e ocupa o primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto. Na conversa com Lupi, Edvaldo levantou uma questão não muito debatida nessas eleições: a participação das cidades na construção da política econômica.

Edvaldo Nogueira é um militante convicto. Foi estudante de medicina por quatro anos, até abandonar o curso para se dedicar exclusivamente à política, no início dos anos 1980. Após 39 anos no PCdoB, se desligou da legenda para ocupar os quadros do PDT. A mudança de partido foi uma decisão tomada em virtude de afinidades ideológicas.

“O PDT é o partido que, em minha opinião, tem o projeto mais viável, mais exeqüível, porque nós temos que apresentar aquilo que é possível realizar, o sonho realizável […] Então optei pelo PDT porque considero que é um partido que tem uma visão muito importante do Brasil, do desenvolvimento, que privilegia o sentido da igualdade entre os trabalhadores, de ascensão social, de diminuição de desigualdades”, afirmou Edvaldo.

Ainda nos primeiros minutos de programa, quando questionado pelo presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, sobre os principais desafios em uma reeleição, Edvaldo falou da necessidade de tornar as cidades protagonistas do desenvolvimento econômico. Atualmente, o debate acerca das diretrizes econômicas acontece entre estados e a União, ficando os municípios à margem, “correndo atrás do prejuízo”, como definiu o prefeito.

“Eu quero, nesse mandato agora, que a cidade de Aracaju – uma locomotiva do estado – discuta seu futuro econômico, sua vocação e, principalmente, que a gente possa captar, para as cidades, a economia 4.0, porque ela é o futuro, é ela quem vai gerar emprego de qualidade e impulsionar o desenvolvimento das cidades. Temos que avançar nisso”, disse Edvaldo.

Lupi defendeu que o Pacto Federativo, pela forma como distribui recursos, dá muito poder a União e engessa a capacidade dos municípios. “O nome cidadania começa assim porque se exerce na cidade. […] O governo federal fica como se fosse um senhor feudal: dá [recurso] pros amigos, distribui como quer, muitas vezes sem critério. Por isso, quero reunir os prefeitos do PDT e buscar uma saída para o Pacto Federativo”, afirmou o presidente pedetista.

Confira abaixo a íntegra do “Café com Lupi”.