Lupi visita hoje Londrina (PR) e Ponta Grossa e, amanhã, Paranaguá

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, estará em Ponta Grossa (PR) nesta quinta-feira (20) para conversar com os integrantes do PDT local sobre a presença do partido no cenário atual da política brasileira e a sua representatividade em todo o país. Durante o evento também será traçado um plano de ação para a região, juntamente com o presidente estadual do PDT no Paraná, Haroldo Ferreira. (Na foto, Lupi em Foz do Iguaçu ao lado de Haroldo Ferreira (E) e Mac Donald)

O coordenador local do PDT, Marcio Pauliki, apresentará o planejamento estratégico do partido para 2014 aos diretórios  do PDT de 24 cidades dos Campos Gerais. A reunião acontecerá às 19h30 na Central de Distribuição e Administração Mercadomóveis (CDAM). A convenção estadual do PDT irá acontecer no mês de maio. Antes, ao meio dia, Lupi se reunirá com pedetistas de Londrina.

Amanhã, dia 21/2, dia do encerramento do giro de Lupi pelo Paraná, Lupi e a direção estadual do partido se reúnem em Paranaguá na sede do Sindicato dos Despachantes, que fica na Avenida Coronel José Lobo, 736 – com as principais lideranças do PDT da região sob a liderança do ex-prefeito da cidade portuária por dois mandatos, José Baka Filho.   O objetivo do encontro é tratar de políticas públicas e as eleições de outubro, que promete “fortes emoções”, na avaliação de Baka. Espera-se também a presença do prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet e do ex-senador e atual vice-presidente do Banco do Brasil, Osmar Dias.

O giro de Lupi pelo Paraná, entre 18 e 21 de fevereiro, cumpriu a seguinte agenda: 1) Dia 18 – terça-feira – as 19hs, em Foz do Iguaçu, encontro regional organizado pelo ex-prefeito Paulo Mac Donald Ghisi; 2) Dia 19 – quarta-feira ao meio dia, em Cascavel encontro regional organizado pelo deputado André Bueno e prefeito Edgar Bueno; e  3) Dia 19 – quarta-feira, 19hs, em Umuarama, encontro regional organizado pelo deputado Fernando Scanavaca e prefeito Moacir Silva II.  A programação prossegue hoje, dia 20/2, ao meio dia, em Londrina, com uma reunião organizada pelo ex-prefeito Homero Barbosa Neto II; às 19 hs, com a reunião de Ponta Grossa organizada pelo empresário Marcio Pauliki; e amanhã, dia Dia 21, ao meio dia, em Paranaguá – com o encontro regional organizado pelo ex-prefeito Jose Baka Filho.

A programação faz parte das discussões internas protagonizadas por Lupi em todo o país, visando a definição dos rumos partidários e a participação dos pedetistas nas eleições de outubro próximo.

Na sua passagem por Umuarama, Lupi convocou os pedetistas do Paraná para trabalharem com o propósito de eleger representantes do Paraná para a Câmara Federal nas eleições deste ano. Para ele, o PDT do Paraná não ter um deputado federal é uma questão inadmissível, pois acredita que o PDT tem algumas das principais prefeituras do Estado.

Lupi argumentou que atualmente o PDT possui 18 deputados federais e a meta  é ter uma bancada com 35 a 40 deputados federais para a próxima legislatura.

“Nas duas últimas eleições aqui no Paraná tivemos fortes candidatos a governador e não conseguimos eleger nenhum deputado federal pelo Paraná. Por isso, estou percorrendo o Estado para convocar nossas forças a nos prepararmos para defender o futuro do partido no Paraná”, reforçou.

Ainda em Umuarama, Lupi contou sua trajetória no partido e falou de sua proximidade com Brizola, único político do país a ser eleito governador por dois estados diferentes, Lupi não apontou um nome e nem as alianças que serão realizadas para a campanha de governador do Paraná, mas acenou com a possibilidade de fechar com o PT de Gleisi Hoffmann. Ele também explicou que Osmar Dias, atual diretor do Banco do Brasil, deverá ser candidato ao Senado.

Enquanto isso, os nomes para uma possível chapa com os petistas poderia ser encabeçada por Gustavo Fruet, prefeito de Curitiba, Paulo Mac Donald, ex-prefeito de Foz do Iguaçu e até o deputado estadual André Bueno, filho do atual prefeito de Cascavel Edgar Bueno. Estes mesmos nomes, além do presidente do diretório Estadual Haroldo Ferreira, e do ex-prefeito de Londrina, Barbosa Neto, são as atuais referências para o Legislativo Federal.

“É no Congresso que conseguiremos mais tempo de mídia, fundo partidário e recursos para os municípios, pois lá estão 85% dos recursos arrecadados pela federação. Com uma bancada coesa em Brasília podemos obter condições de lutar pelo nosso projeto de Nação”, afirmou.

Presidente do diretório municipal, o prefeito Moacir Silva acolheu os visitantes – havia pedetista de toda a região -, e disse que o encontro era importante para traçar as ações das próximas eleições. “A visita de Lupi nos dará condições de sabermos como vamos nos comportar nas próximas eleições”, sintetizou. Já o deputado estadual Fernando Scanavaca lembrou que esta foi a primeira vez que um presidente nacional de partido esteve em Umuarama e conclamou união de forças para o fortalecimento do PDT.

“Atualmente temos quatro deputados estaduais. Vamos trabalhar para elegermos seis estaduais e ao menos três federais”.

O presidente do PDT no Paraná, Aroldo Ferreira disse que o PDT é atacado de forma injusta por ser herdeiro do trabalhismo de Brizola e lutar pelos interesses dos menos favorecidos da sociedade. Ele lembrou que nesta quinta Lupi estará em Londrina, depois segue para Ponta Grossa e na sexta chega a Paranaguá.

Também estiveram no encontro os prefeitos de Cafezal do Sul, Ascânio de Paula, de Perobal, Jefferson Pradela, o presidente da Câmara de Terra Roxa, Milton da Silva, o Miltinho, o vice-prefeito de Umuarama, Sérgio Frederico, entre outras autoridades.  Em 14 de junho do ano passado, o PDT paranaense lançou Osmar Dias como pré-candidato ao Senado, preferencialmente, em uma articulação que deve ganhar corpo a partir do próximo mês de abril quando é prevista a sua desincompatibilização da vice-presidência do Banco do Brasil. O presidente em exercício do partido no Paraná, Haroldo Ferreira, admite que há conversas em andamento com outras siglas visando a composição de aliança para as eleições majoritárias – de Governador, Vice-Governador e Senador – mas como anunciou Osmar há poucos dias, ele reforça que a questão está sendo avaliada também considerando as listas de pré-candidatos para a Assembléia Legislativa e a Câmara Federal.

“Na disputa a presidência devemos caminhar com Dilma Roussef, no estado a tendência é acompanhar Gleisi Hoffman na disputa pelo governo e Osmar Dias para o senado. Essas reuniões e esses encontros são exatamente para aferimos os desejos do partido”, afirmou Haroldo.

O presidente do PDT em Foz, o ex-prefeito Paulo Mac Donald, também  comentou sobre ser o possível candidato do partido ao governo do Estado.

“O grande articulador é o nosso presidente nacional, Carlos Lupi. Eu até estranhei, mas a minha reação foi positiva quando falaram que talvez Foz do Iguaçu pudesse ter um candidato a governador. Muita gente diz que não vou me eleger, mas quem é que sabe? Vamos aguardar.”, argumentou Mac Donald.

OM – Ascom PDT/midia