Lupi visita CGTB que propõe estande do MTE no congresso da central

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, visitou a sede da CGTB Nacional na sexta-feira (25), em São Paulo, e foi recebido pelo presidente da central, Antonio Neto, diretores da entidade e dirigentes de sindicatos filiados. Lupi agradeceu o convite e afirmou que “era uma grande honra” estar presente com os sindicalistas da CGTB.

Neto afirmou que a CGTB também se sentia honrado “com a presença do Ministro do Trabalho que colocou o MTE como protagonista das discussões sobre o rumo do país, não se furtando de debater salário mínimo, correção da tabela do Imposto de Renda e todas as questões que envolvam os trabalhadores”.

A CGTB ressaltou ao ministro Lupi que torce por um bom governo da presidente Dilma Rousseff. “Para isso ocorrer é necessário um aprofundamento das mudanças iniciadas pelo ex-presidente Lula para melhorar a distribuição de renda com geração de emprego. A unidade das Centrais Sindicais dará sustentação da mesma forma que fez com o governo Lula”, disse Carlos Alberto Pereira, secretário-geral da CGTB.

Neto convidou Lupi para o VI Congresso Nacional da CGTB que será realizado nos dias 7, 8 e 9 de julho no Moinho Santo Antonio, em São Paulo. “Queremos que o MTE coloque um estande dentro do nosso Congresso e realize palestras sobre uma série de questões envolvendo os direitos dos trabalhadores”, falou Neto. O ministro Lupi gostou da ideia e sugeriu que fosse montando um estande com todos os serviços disponíveis pelo MTE durante o Congresso.

Lupi defendeu a utilização do Sistema de Registro Eletrônico de Ponto (SREP), que vai acabar com a farra dos maus patrões que roubam horas extras dos funcionários. “Agora os trabalhadores vão saber exatamente quantas horas extras fizeram e terão como provar”, pontuou.

“Estamos informatizando todo o sistema do seguro-desemprego. Até o final do ano isso estará pronto. Dessa forma poderemos utilizar mais recursos do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) para aplicar na qualificação. E quero uma parceria com a CGTB para massificar esse processo de qualificação”, sublinhou Carlos Lupi.

CGTB