Lupi vai hoje a Londrina para ato de desagravo a Barbosa Neto

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, à frente de um grupo de dirigentes  do partido, chega a Londrina (PR) nesta segunda-feira (21/5) para participar de ato público às 18 horas na Praça Rocha Pombo em desagravo à gestão do prefeito Barbosa Neto (PDT)  e repúdio às ações que objetivam criminalizar as ações do governo pedetista de Londrina, a segunda maior cidade do Paraná.

Alertada para a inconstitucionalidade dos atos hostis a Barbosa Neto desfechados pelo chamado Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), força policial sob as ordens do governador Beto Richa (PSDB), a direção nacional do PDT estuda  acionar medidas legais cabíveis.

Uma delas, segundo o advogado Valmor Stédile, do PDT paranaense, seria o encaminhamento ao Supremo Tribunal Federal (STF) de Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), contra o ato de criação do GAECO – força policial foi criada por decreto do Governador Beto Richa (PSDB) que, na opinião de Stédile,  “se tornou instrumento de perseguição implacável do governo estadual contra a administração pedetista de Londrina”.

Citando o fato de que o GAECO deveria ter sido criado por lei aprovada no Legislativo – e não por decreto, como foi – segundo  as Constituições federal e estadual,  Walmor Stedile argumentou que o grupo de policiais civis e militares comandados por um promotor de Justiça  “vem agindo à margem da lei”.

Explicou também que não é só ele que pensa assim: a OAB de Londrina também.

“Uma nota recentemente divulgada pela OAB de Londrina diz, em determinado trecho, que ela – a instituição – se sentiu  obrigada a vir a público para dizer que é a primeira a respeitar a lei e a querer que tudo seja muito bem investigado com transparência, responsabilidade e sem espalhafato”, e por isso decidiu não ficar calada diante das ações do GAECO em Londrina, frisou Stédile.

Ainda citando a nota da OAB, Valmor lembrou o trecho em que a instituição diz que  as operações do GAECO comandadas pelo promotor, de forma contumaz, ”desatendem aos ditames constitucionais”  .

Para  Valmor Stedile  há uma verdadeira conspiração em andamento contra a administração pedetista de Londrina pelo fato do Prefeito Barbosa Neto ser um fortíssimo candidato a reeleição graças  “ao bom governo que vem fazendo “.

Os adversários do prefeito, acrescentou,  recorrem a tudo.

“Eles, não hesitam  em citar como oposicionistas a  Barbosa Neto, sem qualquer  fundamento –  instituições  sérias como a Associação Comercial e Industrial e a Sociedade Rural de Londrina que também foram obrigadas a vir a público para desmentir  falsas informações difundidas à população com o objetivo de desmoralizar o prefeito Barbosa Neto”, concluiu.

Leia mais sobre o ato em Londrina

Ascom/OM