Lupi reverencia memória de Vargas em ato no Centro de Curitiba

Os 130 anos de nascimento de Getúlio Vargas foram celebrados com um grande ato público no Centro de Curitiba, na Praça Tiradentes, ao pé da estátua de corpo inteiro do ex-presidente, em evento que contou com a presença do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, do ex-deputado e dirigente do PDT de Curitiba Leo de Almeida Neves, além dos prefeitos de Londrina, Barbosa Neto (PDT); de Paranaguá, José Baka Filho (PDT); do vice-prefeito de São José dos Pinhais, Jairo Melo (PDT) – e mais de 500 militantes que se revezaram ao longo da tarde desta quinta-feira (19 de abril) na celebração que começou por volta do meio dia e se encerrou no início da noite.

Vários oradores falaram sobre a vida e a obra de Getúlio Vargas, frisando as conquistas sociais alcançadas por todos os brasileiros por conta da visão de estadista do presidente mais popular da história republicana do Brasil, fato constatado até hoje embora Vargas tenha se suicidado há 58 anos e tenha escrito a Carta Testamento, como forma de impedir um golpe de estado da direita militar que só conseguiu ser desfechado 10 anos depois, em 1964, depois de também ter sido abortado por Brizola, então governador do Rio Grande do Sul, em 1961.

Um ato ecumênico, no início das celebrações, também contou com grande participação dos presentes e de transeuntes. O ato foi conduzido pelo padre Chiquim e pelo pastor Guilherme Falcão, e também pelo vereador Tito Zieglin, de Curitiba. Além das mensagens religiosas, vários fatos dos governos de Vargas ao longo dos anos foram enumerados.

Ao longo da tarde falaram dezenas de oradores, entre eles o ex-deputado federal Wilson Picler, também dirigente do PDT de Curitiba, e os prefeitos Barbosa Neto e Baka Filho, que emocionaram os presentes, e também o fundador do PTB e do PDT, Leo de Almeida Neves, que relatou a luta para que aquela estátua de Getúlio, juntamente com o texto da Carta Testamento, fossem colocadas ali, no Centro  de Curitiba, no governo Ney Braga. Leo de Almeida Neves, também escritor e jornalista, falou aos presentes do artigo que publicou na Gazeta do Povo, um dos jornais mais importantes do Paraná, exatamente para lembrar o aniversário de Getúlio e as conquistas sociais e trabalhistas, além das econômicas, que trouxe para os brasileiros em geral.

Entre os presentes que participaram do ato estavam Adalberto Grein, secretário geral do PDT do Paraná; Cristiano Bassa, da JS-PDT do Paraná, além de jornalista; Isacir Mognon, do movimento Alfabetização pela Biblia e veterano militante pedetista; Maria Helena, da Ação da Mulher Trabalhista, que exaltou a conquista do voto feminino, decreto de Getúlio de 1932, que discursou cercada de militantes do movimento de mulheres, e várias outros.

Lupi enumerou as conquistas sociais e econômicas da Era Vargas, e a luta de Brizola não só pela preservação dessas conquistas, como também a sua dedicação para que elas avançassem, em benefício de todos os brasileiros. Um dos pontos altos das celebrações foi o discurso emocionado do prefeito Barbosa Neto, enfático, que levou alguns dos presentes às lágrimas. Barbosa destacou que na sua cidade ele precisou intervir, como prefeito, porque a Praça Getúlio Vargas, que existe há muitos anos, foi praticamente abandonada pelas administrações que o antecederam, a ponto do próprio busto de Getúlio ter desparecido em um dos depositos da municipalidade a e a praça ter se tornado um local totalmente inadequado, cheio de quiosques e camelôs:

“Restauramos totalmente a Praça, plantando flores e jardins, gramando, e também trouxemos de volta a ela não só o busto de Getúlio, como também a Carta Testamento, inaugurando nova iluminação e valorizando o local”, explicou.

O coordenador do ato por delegação do diretório municipal do PDT de Curitiba, Valmor Stedile, também discursou no ato, lembrando a importância de se preservar não só a memória de Vargas, como também todos os avanços que trouxe para os brasileiros.

A palavra fluiu ao longo da tarde e, por volta das 17 horas, ao pé da estátua, Lupi concedeu coletiva à imprensa.

No ato realizado na Praça Tiradentes ao pé da estátua de Getúlio Vargas, Lupi também falou sobre as eleições municipais da capital paranaense e a sua saída do Ministério do Trabalho, no final de 2011. O ex-senador e candidato pedetista de Curitiba, Gustavo Fruet, não foi ao encontro, mas justificou sua ausência através do presidente da JS-PR, que explicou que ele estava fazendo uma agravação em compromisso assumido  em Brasília.

Lupi não economizou elogios à candidatura Fruet. “Ele é um homem experiente, vivido. Ele foi o parlamentar mais votado para o Senado da capital e tem projetos interessantes para a cidade. É o que está mais preparado”, disse.  Ele também comentou o apoio do PT ao candidato pedetista  PT)nas eleições de outubro próximo, definido no último final de semana: “A aliança (com o PT) dá mais força. Nós já somos aliados nacionais, apoiamos a presidente Dilma Rousseff desde o primeiro momento, como tínhamos apoiado Lula”, declarou.

Durante a coletiva, às 17 horas e dentro das celebrações dos 130 anos de nascimento de Getúlio Vargas, o presidente nacional do PDT comentou também sua saída do Ministério do Trabalho. “Tenho 30 anos de vida pública e minha vida é limpa e transparente. Aquele momento já passou e ninguém sabe hoje do que me acusaram. No fundo, foi ação política que estava afetando minha família”, argumentou.

Em Londrina, no dia anterior, Lupi participou à noite de um encontro regional de pedetistas que reuniu mais de 100 militantes  e, também, dirigentes de outras legendas que apoiam Barobsa Neto, prefeito da cidade.  Ele também participou, pela manhã, ao chegar à cidade, da reinauguração do Centro Cultural dos Indios Kaingáng, onde fez elogios a administração Barbosa Neto:

“Ele está fazendo em três anos o que muitos não fizeram em 30, seja em educação, pavimentação, resgate histórico ou na área da saúde”.

Em entrevista à imprensa, Lupi foi além, ao lançar o nome de Barbosa Neto como pré-candidato à reeleição, embora o próprio prefeito não tenha confirmado a intenção.

”Ele está fazendo uma excelente administração, é o candidato do PDT e vai ganhar a eleição”, disse Lupi na entrevista. Questionado sobre denúncias envolvendo Barbosa, Lupi afirmou:  “Barbosa é um homem sério e íntegro”. O prefeito, por sua vez, comentou:

”A tendência natural é que o PDT tenha candidato na próxima eleição e  não surgiu até agora outro nome, pelo menos dentro do partido. Mas não é o momento da gente pensar nisso”, despistou. Durante a entrevista, Barbosa Neto anunciou que após se reunir com o presidente nacional do PDT, gostaria de comunicar que a primeira convenção municipal do PDT no Paraná vai se realizar exatamente em Londrina, no próximo dia 1º de maio, para escolha do novo diretório municipal. E sobre sua possível candidatura à reeleição, acrescentou:

”A nossa decisão vai ser tomada a partir da escolha do próprio diretório”, concluiu.

Sobre o fato de Lupi ter discursado na entrega do centro cultural Kaingang, o secretário municipal de Comunicação, José Otávio Ereno (PCdoB), questionado, disse não haver conflito na presença de Lupi: ”Como ex-ministro e presidente nacional do PDT, Lupi é uma autoridade e o cerimonial decidiu que ele deveria ser chamado para falar, assim como integrantes da comunidade tem espaço para usar a palavra nos eventos em que o prefeito está”.

Ainda em Londrina, na quinta-feira pela manhã, antes de se deslocar para Curitiba onde participou das celebrações dos 130 anos do nascimento de Getúlio Vargas, Lupi falou a diretores e professores de Londrina em um encontro com diretores e professores da rede municipal.

O objetivo do encontro, que reuniu dezenas de pessoas ligadas à área de Educação do município,  foi discutir assuntos relacionados ao Plano de Cargos Carreira e Salários (PCCS) da Educação, recém-sancionado pelo Executivo, que elevou o piso dos professores locais a cerca de três mil reais, o maior do país.

O evento foi realizado no Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação de Londrina Professor Darcy Ribeiro. Barbosa Neto destacou a importância da implantação do novo PCCS, para a valorização do profissional da educação.

“Acho que, neste momento, mais do que salário é a oportunidade de discutir os pontos que podem ser modificados e melhorados. Há uma comissão permanente para isso. O PCCS significa um estímulo à permanência do professor na escola”.

Lupi, por sua vez, destacou a importância do PCCS da categoria. “A educação é fundamental para dar cidadania, precisa ser tratada de forma diferenciada, por isso, é bom ter um PCCS diferenciado. O professor precisa de qualificação constante, aperfeiçoamento, não pode estagnar. O Plano muitas vezes é melhor que a questão do salário por que dá garantias que o professor será recompensado pelo seu esforço. Todo profissional, em algum momento da vida, deve a sua condição àquele que o ensinou. A educação é o diferencial que qualquer administração precisa tratar como deve”, ressaltou.

O ato foi transmitido para todo o Brasil pela Internet, através da Radio Legalidade.

por Osvaldo Maneschy