Lupi recebe homenagem pelo fórum de reitores do RJ

Na manhã dessa sexta-feira (6), o Ministro do Trabalho e Emprego Carlos Lupi recebeu homenagem do fórum de reitores do Rio de Janeiro. A cerimônia foi realizada na sede da Universidade Cândido Mendes, e contou com a presença dos reitores das principais universidades do estado do Rio.

Na ocasião, os reitores elogiaram o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (PRONATEC), lançado na última semana pela presidenta Dilma Rousseff.

“É uma grande iniciativa do governo federal com a parceira do MTE. Sabendo o que o projeto representa, com todo seu esforço, gostaríamos de consagrar essa gratidão com um troféu”, disse o professor Cândido Mendes. “É raro ter um ministro tão preocupado com a educação e a qualificação do trabalhador”, completou o presidente do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado do RJ (SEMERJ), Antonio Alvarenga.

Em seu discurso, Lupi agradeceu a homenagem e alertou para o fato de que desde o início da sua gestão, em 2007, seu principal objetivo é a qualificação profissional, focada no mercado de trabalho.

“O Brasil está crescendo e vamos bater um novo recorde na geração de empregos. Me sinto honrado por estar aqui, principalmente alguém como eu, que veio de origem muito humilde e conquistou tudo com muito esforço. Agradeço a generosidade. Guardarei esse troféu como homenagem não somente no Ministério, mas no coração”, retribuiu Lupi.

O ministro disse ainda defender uma parceria com as universidades como forma de colocar em prática o objetivo de qualificar os trabalhadores. “Precisamos nos unir e me coloco à inteira disposição. Vamos desenhar esse projeto em conjunto. Preciso da colaboração dos senhores”, pediu.

Pronatec – O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego tem como meta a capacitação técnica e profissional de jovens e adultos, como resposta à procura por mão de obra qualificada no país. A meta é oferecer 8 milhões de atendimentos até 2014, com foco nos alunos do ensino médio, reincidentes do seguro-desemprego e beneficiários do Bolsa Família.

O governo também concederá incentivos às empresas privadas para qualificação de seus profissionais. As ações se concentrarão nos setores mais necessitados de profissionais especializados, como construção civil, tecnologia da informação e serviços.

Os cursos de formação serão oferecidos pelos institutos federais de ensino técnico, por escolas estaduais e pelas instituições que compõem o Sistema S.

MTE