Lupi no Maranhão: “Oposição verdadeira está com Edivaldo”

“A verdadeira oposição está reunida neste palanque para eleger  o deputado federal Edivaldo Holanda Júnior (PTC) prefeito de São Luís agora em outubro de 2012 e, em 2014, levar Flávio Dino ao governo do Estado do Maranhão e vencer a oligarquia Sarney”, afirmou o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, ao participar nesta sexta-feira (03/8) da inauguração do Comitê da Juventude da Coligação “Muda São Luís” – que reúne o PDT, PTC, PC do B e PSB – no bairro da Forquilha, na periferia da Capital maranhense. Antes, os três lideraram uma caminhada no bairro Aurora.

O ex-deputado Flávio Dino (PC do B),  também presente ao evento, fez questão de ressaltar o papel de Lupi na articulação da candidatura de Edivaldo, ex-vereador e deputado federal mais votado de São Luís, unindo as esquerdas maranhenses. “É mais do que justo este reconhecimento público do papel do Lupi nesta articulação que levou quase dois anos sendo negociada e que defende, sobretudo, os interesses maiores da nossa população”.

Destacou que o Maranhão, com a aliança em torno de Edivaldo,  vive “um momento de mudança que vai culminar com a retirada das oligarquias dos palácios para que eles voltem a quem tem direito a eles, o povo – porque o poder é do povo”.

Ex-juiz federal e presidente da Embratur Flavio Dino ressaltou também a importância histórica do PDT nas lutas democráticas do Maranhão. 

“Este momento é de saudação e agradecimento às lutas dos militantes pedetistas que fizeram de suas vidas ferramentas de luta pelo povo. Salve Leonel Brizola!  Salve Neiva Moreira! Salve Jackon Lago!”,  homenageou.

A inauguração do comitê da Forquilha foi antecedida por caminhada de mais de cinco quilômetros pelo bairro da Aurora que juntou dezenas de militantes dos quatro partidos, puxados por carro de som, em uma grande panfletagem e caminhada com a presença de Edivaldo, Lupi e Flávio Dino; além de vários candidatos a vereador da coligação, dirigentes partidários das quatro siglas e mais os presidentes municipais do PDT, deputado federal Weverton Rocha, e o estadual, ex-deputado Julião Amin.

No ato, no comitê lotado de militantes, o presidente nacional da Juventude Socialista do PDT, o catarinense Luiz Marcelo Camargo, e o tesoureiro-geral da JS-PDT, o maranhense Raimundo Penha, saudaram a união das esquerdas que “já começa a mostrar nas ruas os primeiros sinais da grande vitória de outubro próximo”, frisou Luiz Marcelo.

Já Raimundo Penha, numa das falas mais aplaudidas, disse que os jovens ali presentes, entre os quais ele próprio não eram apenas carregadores de bandeira. “Somos levantadores de bandeiras de luta e a candidatura de Edivaldo é, neste momento, a que reúne todas as lutas libertárias do povo maranhense”.

Penha destacou que o comitê da juventude será “uma trincheira de luta da juventude de São Luis” e disparou, ao finalizar: “O atual prefeito de São Luís, João Castelo, é tão sarneísta quando a governadora Roseana Sarney!”

O presidente da União da Juventude do PC do B (UJS), Leonardo Cordeiro, frisou que Edivaldo e Flávio Dino “estão juntos na vontade de mudar São Luís e o Maranhão e a juventude quer fazer parte deste processo”. Outros oradores ligados aos jovens se alternaram. O deputado Rubens Ferreira Júnior lembrou que um projeto aprovado na Assembléia Legislativa batizando de Jackson Lago a principal avenida do bairro Aurora foi vetado por Roseana por perseguição.

Já o líder da Oposição na Assembléia Legislativa, Marcelo Tavares, do PSB, destacou que a eleição de Edivaldo “é o caminho certo, a partir de São Luís, para fazer as mudanças que o Maranhão precisa. E o presidente do PDT-MA, ex-deputado federal Julião Amin, lembrou que todos ali viviam “momento especial e importante para o Maranhão e a capital”.

O deputado federal Weverton Rocha, ex-presidente da JS-MA, atual presidente do PDT de São Luís, disse na sua fala que a eleição de Flavio Dino em 2014 será “a realização do sonho de todos os partidos de oposição do Maranhão”. Destacou ainda que o momento é de somar e fortalecer a campanha de Edivaldo, “a campanha do 12 três vezes – Edivaldo 36”.

Lupi, no seu discurso, disse que a aliança do PDT, PC do B, PSB e PTC não se esgota na vitória de Edivaldo para a prefeitura: “Ela também levará Flavio Dino ao governo do Maranhão porque a libertária cidade de São Luis sabe que esta aliança é para eleger Edivaldo e Flávio Dino”, concluiu.

Encerrando o ato, Edivaldo apresentou seu plano de governo e assumiu compromisso de lutar pela educação em horário integral, grande bandeira de luta do PDT e, também, a criar na prefeitura uma secretaria de juventude.

“Vivemos dias de trevas na educação pública de São Luis e quero deixar bem claro que meu compromisso principal é com os excluídos, com a juventude, com os movimentos sociais e com a Educação”, afirmou.

por Osvaldo Maneschy